[Resolvido] Não dá boot após atualização

Iniciado por louisnerys, 30 de Outubro de 2009, 22:19

tópico anterior - próximo tópico

louisnerys

Estava atualizando meu ubuntu studio, tava na fase de instalação de pacotes quando faltou luz aqui em casa. Desde então não dá mais para entrar no sistema, cai numa tela q fala q tentou montar as partições e ñ conseguiu, e a única opção que eu tenho é apertar RESET. E agora?

louisnerys

Não foi possível montar os seguintes itens presentes em /et/fstab: (lista todas as minhas partições). Esperando filesystem responder...

aí eu aperto esc, ele abre o console. digitei "# apt-get update", ele disse q ñ foi possível resolver host. Os repositórios já são do Karmic, mas o grup e a tela de boot são do jaunty. Ajudem, por favor, não quero ter que formatar meu ubuntu! ele já tava do jeitinho que eu gosto!!! (e demorei 3 anos para isso)

yeticannotski

Que azar!

Ao ligar o computador, antes que apareça a tela de seleção do usuário, aperte ESC. Opte por fazer o boot a partir de uma imagem de kernel precedente ao upgrade. Se tudo correr bem, tente abrir uma janela de terminal (eventualmente use CTRL+ALT+F1 para ir para um console) e digite o seguinte comando:

sudo dpkg --configure -a

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=189520

Avise se não der certo, podemos tentar outras coisas.

louisnerys

apontou erro pq ñ tá conseguindo montar o filesystem. já passei um fsck e nenhum erro foi apontado. copiei o fdisk e o fstab:

1.
      fdisk:
   2.

3.
      Disco /dev/sda: 250.0 GB, 250059350016 bytes
   4.
      255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders
   5.
      Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
   6.
      Disk identifier: 0xa0ad3b7c
   7.

8.
      Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
   9.
      /dev/sda1   *           2        6376    51207187+   7  HPFS ou NTFS
  10.
      /dev/sda2            6377       30401   192980812+   f  Win95 (LBA) Partição Extendida
  11.
      /dev/sda5            6377       12751    51207156    7  HPFS ou NTFS
  12.
      /dev/sda6           12752       19126    51207156    7  HPFS ou NTFS
  13.
      /dev/sda7           19127       25501    51207156    7  HPFS ou NTFS
  14.
      /dev/sda8           25502       27823    18651433+  83  Linux
  15.
      /dev/sda9           27824       30146    18659466   83  Linux
  16.
      /dev/sda10          30147       30401     2048256   82  Linux swap / Solaris
  17.

18.

19.
      fstab:
  20.

21.
      # /etc/fstab: static file system information.
  22.
      #
  23.
      #  -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
  24.
      #
  25.
      # <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
  26.

27.
      proc /proc proc defaults 0 0
  28.
      # Entry for /dev/sda9 :
  29.
      UUID=0b323ac6-0fcb-4f43-925d-5696b1ca43bf / ext3 relatime,errors=remount-ro 0 1
  30.
      # Entry for /dev/sda8 :
  31.
      UUID=43aff136-8e35-4c9d-99be-d0ac2b59e6e3 none swap sw 0 0
  32.
      /dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
  33.
      /dev/sda7 /media/disk ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0
  34.
      /dev/sda6 /media/Andre ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0
  35.
      /dev/sda5 /media/Thiago ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0
  36.
      /dev/sda1 /media/Windows ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0
  37.

38.
      /dev/sda9 /media/disk-1 ext3 rw,nosuid,nodev,errors=continue,data=ordered 0 1

alarcon

vc já tentou pelo livecd verificar suas partições?

Como usava o reiserfs, eu não sei quais são os comandos para isso no caso do ext3 ou ext4, mas acho que primeiro vc deveria tentar por aí, já que faltou luz por aí e talvez sua partição esteja corrompida. Só então vc deve tentar algo pelo recovery mode para recuperar pacotes quebrados, por exemplo.

comece aqui:

http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap6-12

neste link fala no ext3 se sua formatação for ext4, procure ver se é o mesmo comando, pelo google, por exemplo.

louisnerys

pois é... eu tenho o big linux em outra partição (para apoiar iniciativas tupiniquins). passei o fsck e não acusou nada. já tentei pelo recovery mode, e trava exatamente no mesmo ponto que o boot normal.

alarcon

Citação de: louisnerys online 31 de Outubro de 2009, 17:41
pois é... eu tenho o big linux em outra partição (para apoiar iniciativas tupiniquins). passei o fsck e não acusou nada. já tentei pelo recovery mode, e trava exatamente no mesmo ponto que o boot normal.

e pelo recovery mode já tentou os comandos:

sudo dpkg --configure -a

sudo apt-get install -f

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

Nossile

Citação de: louisnerys online 31 de Outubro de 2009, 17:31
ninguém sabe me ajudar mesmo neh... segundo problema que reporto aqui e não tenho solução :(

Lembre-se que isto aqui é um fórum e não um suporte pago, todos aqui tentam ajudar de forma voluntária fazendo uso de sua experiência. Se ninguem respondeu a essa e a outra dúvida é porque ninguem passou por isso ainda e não tem uma resposta concreta para lhe dar.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

louisnerys

pois é, isso é a primeira coisa que todo o mundo fala. foi a primeira coisa que tentei também. e foi aí que comecei a ficar desesperado. Retorna um erro informando que o sistema de arquivos está em read-only. O primeiro erro que reporta é dizendo que não foi possível montar as partições. Acho que o programa que faz a montagem deve ter bugado.

alarcon

Lembrei de uma coisa usa pelo livecd do ubuntu o comando:

sudo blkid

e veja no seu fstab do Ubuntu instalado e com problemas, se as entradas UUID de cada partição batem os valores, verifique o mesmo no menu.lst ou no seu equivalente no novo ubuntu.

louisnerys

Citação de: Nossile online 31 de Outubro de 2009, 17:46
Citação de: louisnerys online 31 de Outubro de 2009, 17:31
ninguém sabe me ajudar mesmo neh... segundo problema que reporto aqui e não tenho solução :(

Lembre-se que isto aqui é um fórum e não um suporte pago, todos aqui tentam ajudar de forma voluntária fazendo uso de sua experiência. Se ninguem respondeu a essa e a outra dúvida é porque ninguem passou por isso ainda e não tem uma resposta concreta para lhe dar.

desculpe... eu queria upar o tópico, então escrevi aquilo, não foi exigindo ajuda.

louisnerys

Citação de: alarcon online 31 de Outubro de 2009, 17:50

sudo blkid

e veja no seu fstab do Ubuntu instalado e com problemas, se as entradas UUID de cada partição batem os valores, verifique o mesmo no menu.lst ou no seu equivalente no novo ubuntu.

Rodei no big linux, a saída é a mesma pro ubuntu?
---Caso afirmativo, é só mudar manualmente?
---Caso negativo, meu livecd mais atual é do 8.04, a saída seria a mesma pro jaunty/karmic?

alarcon

Citação de: louisnerys online 31 de Outubro de 2009, 17:56
Citação de: alarcon online 31 de Outubro de 2009, 17:50

sudo blkid

Rodei no big linux, a saída é a mesma pro ubuntu?
---Caso afirmativo, é só mudar manualmente?
---Caso negativo, meu livecd mais atual é do 8.04, a saída seria a mesma pro jaunty/karmic?

o comando sudo blkid vai mostrar todas as partições presentes no seu HD e suas respectivas UUID, isso independe se usa um liveCD de qualquer versão ou outro linux no HD, o importante é que exista esse comando ok.

Se elas estiverem diferentes, ou seja, pelo sudo blkid for um valor e no fstab e grub do Ubuntu for outro, isso causa problema. O do fstab e do grub devem obrigatoriamente serem iguais ao do comando sudo blkid para as mesmas partições.

Se forem diferentes vc edita o fstab do ubuntu e o seu menu.lst para os valores apresentados pelo sudo blkid e isso como root ok. Reinicia o PC e veja se agora entra no sistema.

alarcon

Peraí seu fstab, se for esse que vc mostrou aqui, tem algo estranho, nele há duas entradas diferentes para a mesma partição, veja:

Citar# Entry for /dev/sda9 :

e logo mais abaixo:

Citar/dev/sda9 /media/disk-1 ext3 rw,nosuid,nodev,errors=continue,data=ordered 0 1

se fosse vc retiraria a ultima referente a partição /dev/sda9 e deixaria só a primeira referente a partição /dev/sda9:

Citar# Entry for /dev/sda9 :

O resto do seu arquivo fstab deixaria como está.

antes faça um backup do seu fstab original da partição do Ubuntu.

Nossile

Só um toque, o 9.10 usa o Grub2 e nessa versão não há o "menu.lst", o arquivo que contem essa informação é o "/boot/grub/grub.cfg"

Se tu consegue acesso ao console tenta esse comando

Citarsudo update-grub

Assim o script vai gerar novamente as informações e atualizar o grub, se for esse realmente o problema deve corrigir.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y