Adicionando PPAs no Karmic (com as GPG keys)

Iniciado por Nossile, 30 de Outubro de 2009, 03:21

tópico anterior - próximo tópico

Nossile

Todos já devem ter percebido que as versões mais novas de muitos programas saem antes nos PPAs (Personal Package Archives), então muita gente adiciona estes repositórios. Além de adicionar o endereço do repositório ainda era necessário baixar uma chave criptográfica para cada repositório. Com o Karmic o processo foi facilitado, agora com apenas 1 comando tudo se resolve de forma bem simples:

Citarsudo add-apt-repository ppa:nome/do/repositório

Ex:
AWN Testing
Citarsudo add-apt-repository ppa:awn-testing/ppa

Banshee Testing
Citarsudo add-apt-repository ppa:banshee-team/ppa

GIMP Testing
Citarsudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn

Empathy Development
Citarsudo add-apt-repository ppa:telepathy/ppa

Chromium Daily
Citarsudo add-apt-repository ppa:chromium-daily/ppa

Um exemplo de uso:
nossile@nossile-desktop:~$ sudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn
[sudo] password for nossile:
Executing: gpg --ignore-time-conflict --no-options --no-default-keyring --secret-keyring /etc/apt/secring.gpg --trustdb-name /etc/apt/trustdb.gpg --keyring /etc/apt/trusted.gpg --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv E84E77B023CADAAB7966690943BB102C405A15CB
gpg: requisitando chave 405A15CB de servidor hkp - keyserver.ubuntu.com
gpg: chave 405A15CB: chave pública "Launchpad PPA named mrw-gimp-svn for matthaeus123" importada
gpg: Número total processado: 1
gpg:               importados: 1  (RSA: 1)
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Alyscom

Eu sempre me enredo com essas PPAs, eles podiam fazer de um modo mais fácil, digo digitar no synaptic e automaticamente ele baixar os repositorios e suas chaves, ficar digitando esses comandos não é comigo! :P

[],s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

Nossile

Citação de: Alyscom online 11 de Dezembro de 2009, 05:14
Eu sempre me enredo com essas PPAs, eles podiam fazer de um modo mais fácil, digo digitar no synaptic e automaticamente ele baixar os repositorios e suas chaves, ficar digitando esses comandos não é comigo! :P

[],s

Alyscom

digitar esse linha "sudo add-apt-repository ppa:nome/do/repositório" em um terminal é complicado?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Alyscom

Não "muito ::)", mas poderia ser mais facil, não acha?

[],s

Alyscom

Nossile

Mais fácil que isso só se fosse possível adicionar o repositório e a chave clicando em um link, mas a maneira atual é fácil demais não entendo a necessidade de ser de outra forma.

Agora se tu está dizendo "fácil" se referindo à uma forma "gráfica" aí já é outra história, alias já existe, chama-se "canais de software".

Alyscom

O modo em que digo é o mesmo em que esta sendo debatido no fórum ubuntu europeu!! que não importa o programa, era só você dar o nome que ele baixava os repositórios automaticamente! "esse é o modo fácil em que digo". :)

[],s

Alyscom

Nossile

Qual a diferença de "dar o nome" a um programa gráfico e entrar com o comando indicado no terminal?

Poste o link dessa discussão no outro fórum, fiquei curioso  ;D

Alyscom

Esta aqui o link do site http://ubuntuforums.org/, estrei sem querer, fui entrar em um lá que dizia malicios script .deb
e acabei nesse dos lances PPAs :P vou procurar o link do tópico aqui e já já posto os resultados!

[]'s

Alyscom

Nossile

Ah, esse é o fórum principal (por quê achou que era europeu?)... quando encontrar o tópico exato posta aqui.

bred81

Como eu faço para deletar um repositório adicionado por esse comando?
No caso, procurei pelo "http://ppa.launchpad.net karmic/main" no meu sources.list e não achei.
Eu estava querendo instalar o thunderbird 3, mas, com esse repo, só consegui o 3.0.2pre..
E o pior, ainda dei um update e instalou o FF 3.5.8pre
=/
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Nossile

Não tem entrada no sources.lst? Estranho, da uma olhada no canais de software só para conferir.

bred81

Citação de: Nossile online 20 de Janeiro de 2010, 12:21
Não tem entrada no sources.lst? Estranho, da uma olhada no canais de software só para conferir.
Infelizmente, nesse caso, só sei olhar pelo sources.list, como faria isso?

Jone Metal

Citação de: bred81 online 20 de Janeiro de 2010, 14:26
Citação de: Nossile online 20 de Janeiro de 2010, 12:21
Infelizmente, nesse caso, só sei olhar pelo sources.list, como faria isso?

CitarSistema - Administração - Canais de Software
Digite senha se pedir, na janela que abrir vá em --> Outro Software e lá tem as PPAs adicionadas.
VLW !!!

Alyscom

De uma olhada nesta pasta, de repente você acha oque está procurando! :)
/etc/apt/sources.list.d

[]'s

Alyscom

bred81

Citação de: Alyscom online 20 de Janeiro de 2010, 19:08
De uma olhada nesta pasta, de repente você acha oque está procurando! :)
/etc/apt/sources.list.d

[]'s

Alyscom
Esse já foi olhado...
Vou olhar os canais de software agora.
O que eu to achando que aconteceu é que trocou o nome. Porque procurei por mozilla.algo e hoje, quando atualizou novamente, eu vi que tava: http://ppa.ubuntu.karmic (ou algo parecido) e achei que é esse, pois é o único ppa que lembro de ter adicionado...