Controlar franquia de dados 3g

Iniciado por victorwpbastos, 29 de Outubro de 2009, 14:55

tópico anterior - próximo tópico

victorwpbastos

Olá pessoal,

Vou contratar um plano de internet 3g da OI. O plano que vou contratar tem franquia de 10gb por mês. Gostaria de saber se existe algum software que faça esse controle para mim para que eu não corra o risco de usar mais do que o permitido.

Agradeço desde já qualquer ajuda,

Victor Bastos
Apenas mais um aprendiz...

Renato Krause

Se não existir é uma boa funcionalidade para se escrever.
;D

victorwpbastos

Citação de: Renato Krause online 29 de Outubro de 2009, 15:43
;D

Eu programo em php, será que é possível desenvolver algo assim nessa linguagem? Alguém tem uma idéia de como começar?

att,

Victor Bastos
Apenas mais um aprendiz...

fatecano

Nunca ouvi falar disso aqui em Línux.
Eu sei que para Windows tem esse que o vídeo explica:

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8019&/SABE+QUANTOS+MBYTES+VOCE+TRANSFERE+VIA+INTERNET

CitarEu programo em php, será que é possível desenvolver algo assim nessa linguagem? Alguém tem uma idéia de como começar?

Tomara que seja possível mesmo!
Quem sabe o soft acima possa servir de exemplo...
Se conseguir alguma coisa, não se esqueça de colocar aqui.  ;D

Kamei Hyoga

Parece que é possivel sim, pois usando o conky, eu tenho essas informações (embora ultimamente não esteja sendo atualizada). Dá uma busca no fórum pelo tópico "poste sua configuração do conky aqui" (ou algo do tipo), que você vai encontrar o que quer.

mstr

o ifconfig te da o consumo da  ligação atual, é só você ir somando

RX -> recebidos
TX -> transmitidos
RX + TX -> total

ifconfig ppp0

fatecano

CitarParece que é possivel sim, pois usando o conky, eu tenho essas informações (embora ultimamente não esteja sendo atualizada). Dá uma busca no fórum pelo tópico "poste sua configuração do conky aqui" (ou algo do tipo), que você vai encontrar o que quer.

Citaro ifconfig te da o consumo da  ligação atual, é só você ir somando

Nunca usei o Conky, mas parece que ele é bem legal mesmo.
Até li o site pessoal do Velox256 que explica como usar esse recurso, mas me pareceu que ele não controla a franquia (impondo limites, igual ao soft que indiquei para Windows e que poderia servir de "exemplo").

Seria ótimo achar um soft desses para colocar no Ubuntu!  ;D

Renato Krause

Citação de: victorwpbastos online 29 de Outubro de 2009, 16:03
Citação de: Renato Krause online 29 de Outubro de 2009, 15:43
;D

Eu programo em php, será que é possível desenvolver algo assim nessa linguagem? Alguém tem uma idéia de como começar?

att,

Victor Bastos

É possível escrever isso com php sim. Acho a idéia do ifconfig um bom começo.  ;D
O ideal é dar uma olhada no código de fonte do ifconfig pois ele vai mostrar como que se faz a consulta ao Kernel para obter a utilização. Possivelmente deve existir essa informação dentro do /proc.

Abraços,

velox256

Se vc quer um totalizador, use o programa vnstat, ele é um "somador" que mostra o que foi 'upado/baixado' na sua máquina, com opções de ontem, hj, semana e mensal. Dá uma olhada aqui:

Citarhttp://sidserra.phpnet.us/conky.htm

Nesse caso ele pode ser usado junto do Conky, que mostra o tempo todo o que vc anda up/down na máquina, mas não controla a sua franquia.

Citação de: victorwpbastos online 29 de Outubro de 2009, 14:55
Olá pessoal,

Vou contratar um plano de internet 3g da OI. O plano que vou contratar tem franquia de 10gb por mês. Gostaria de saber se existe algum software que faça esse controle para mim para que eu não corra o risco de usar mais do que o permitido.

Agradeço desde já qualquer ajuda,

Victor Bastos
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Kamei Hyoga

Acho que a solução é essa do Velox256! Testei aqui e é muito útil mesmo. Dá até vontade de escrever um shell usando ele ^^