Erro com o Grub

Iniciado por Carlos Marlon, 16 de Outubro de 2009, 19:54

tópico anterior - próximo tópico

Carlos Marlon

Saudações a todos os usuários!!!

Estou necessitando da ajuda para solucionar alguns problemas que venho tendo há um bom tempo com o grub. Tenho dois discos rígidos, um com capacidade de 40 Gb e o outro com 80 Gb. No de 40 Gb eu tenho instalado o Microsoft Windows (infelizmente necessito dele para rodar meus jogos) E no de 80 Gb tenho duas partições uma para o Ubuntu 9.04 e outra para os meus arquivos. Acontece que o grub não está funcionando, ou seja, sempre que tiver que migrar do Windows para o Linux, tenho que pressionar F11 e escolher manualmente o HD para fazer o boot com o Linux. Caso contrário ele já vai iniciando diretamente com o Windows. Após escolher o HD onde o Linux está instalado, aparece uma mensagem de erro do grub, daí que aguardo uns 15 segundos e o sistema é inicializado.

Se alguém souber como resolver, peço que explique passo a passo.
Grato!

velox256

Vc vai ter que editar dois arquivos, o menu.lst e o fstab. Dê boot por um live cd do Ubuntu e abra o programa GParted para ver quais são as designações de /dev (hda, sda, etc) dos seus discos. Depois abra o Terminal (abra as pastas (ou monte as partições) da instalação do Ubuntu que está no disco (não a do cd) e abra o arquivo /boot/brub/menu.lst, deve aparecer algo assim (eu uso Debian):

Citartitle      Debian GNU/Linux, kernel 2.6.31.3
root      (hd0,1)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.31.3 root=/dev/sda2 ro quiet
initrd      /boot/initrd.img-2.6.31.3

title      Debian GNU/Linux, kernel 2.6.31.3 (single-user mode)
root      (hd0,1)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.31.3 root=/dev/sda2 ro single
initrd      /boot/initrd.img-2.6.31.3

O que está em VERMELHO é o caminho do sistema de arquivos; nesse caso, é hd0,1 e significa que está na segunda partição (1) do primeiro disco rígido (0); se fosse hd0,0 (seria a primeira partição (0) do primeiro disco rígido (0); se fosse hd1,0 seria a primeira partição (0) do segundo disco rígido (1) e assim por diante.

O item em AZUL é o chamado block não sei o que (hehehehe) e que é onde está a instalação do sistema em si, que no caso é um hd sata (sda) na segunda partição (sda2); se for um disco IDE, então seria hda2;

Vc tem que editar esses itens de acordo com as informações dadas pelo GParted. Outra coisa que vc tem que ver se está tudo ok é editar o arquivo /etc/fstab, que mostra algo assim:

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/sda2       /               ext3    errors=remount-ro 0       1
/dev/sda5       none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdd        /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0
/dev/sda1       /media/seven  ntfs-3g defaults,auto,locale=pt_BR.utf8 0 0

O que está em rosinha gay (hehehehe) tem que ser observado também, que deve apontar para o /dev em que o disco é reconhecido. Mande mais detalhes sobre os seus discos ou cole aqui os arquivos mostrados pra gente dar uma olhada, ok?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.