Partilha de internet Ubuntu -> Windows Vista

Iniciado por gbl08ma, 11 de Outubro de 2009, 12:44

tópico anterior - próximo tópico

gbl08ma

Olá a todos. Estou com uma pequena dúvida: é possível partilhar a internet de um pc com Ubuntu para um pc com Windows? Passo a explicar a situação:

• Tenho um computador com o Ubuntu instalalado. Nesse computador apanho uma rede wireless (sem palavra passe, publica, com internet - vamos chamar-lhe X) que não consigo apanhar no pc com windows vista (o pc com linux está no 1º andar e o com windows está no rés do chão).
  • Tenho uma rede pública (chamar-lhe Y), que não está ligada à internet (está só a servir de ligação aos pcs todos da casa)
  • O Pc com Windows liga-se à rede de minha casa (Y) mas, como já expliquei acima, não se consegue ligar à rede pública (X), que não me pertence.

A minha ideia é esta: ligo o PC com ubuntu à rede wireless pública com internet (X) (o que já está feito, estou a escrever este tópico com internet à borla). Depois, ligo esse mesmo PC à rede wireless de minha casa (Y), através de um cabo ethernet ligado no meu router (o router da rede Y, e que também serve de antena wifi). Então, a minha rede (Y) passaria a difundir a internet da rede pública (X) que não me pertence.
Por outras palavras, quero construir um «repetidor» wifi com o auxílio de um computador (com ubuntu). O meu router não tem função de repetidor. De qualquer forma, um repetidor feito com um computador (linux) teria sempre mais vantagens pois poderia instalar-lhe uma firewall (no linux).
Então todos os dispositivos que habitualmente se ligam à minha rede (Y) passariam a aceder à internet fornecida pela outra rede (X), mas sem se ligarem na rede X.

Espero que me tenham percebido. Já procurei na internet e neste forum sobre o assunto e não encontrei nada que resolvesse o problema. Notem que se trata de uma rede wireless e outra por cabo (se queiserem esqueçam a parte de a minha rede ser wireless LAN misturada com LAN normal.
Anecipadamente grato por todas as respostas pelas quais espero ansiosamente,
Gabriel

PS: não, isto não é para roubar a net do vizinho: a rede X com internet a que me refiro é realmente pública, para o uso de todos. Só que eu moro um bocado longe do hotspot, e só consigo apanhar a rede em certas zonas da casa.

dudu_ubuntun

Bom dia,

Sim, é perfeitamente possível fazer o que vc quer.
Aqui no fórum existem uns 10 topicos sobre como partilhar a conexão.

Abs