Dificuldade em manter rede wireless no Ubuntu 8.04

Iniciado por teodosio, 06 de Outubro de 2009, 14:30

tópico anterior - próximo tópico

teodosio

Olá a todos.
Recentemente mudei de fornecedor de acesso à Internet e deixei de ligar o meu PC à internet através de cabo e cá em casa o acesso à internet passou a ser wireless, a partir de um router, em todos os computadores.
Tenho um PC na sala de trabalho com o Ubuntu 8.04 e aconteceu o seguinte: o Ubuntu reconheceu logo a pen wireless (Smc) e acedeu à Internet depois de colocar todas as indicações. Mas acontecia que a ligação caía passado meia hora. Depois disso resolvi fazer a "configuração manual" e esse problema deixou de ocorrer e a ligação está estável. Acontece é o seguinte: de cada vez que desligo o computador, quando volto a ligar tenho de configurar tudo de novo o que significa, seleccionar a rede, colocar a palavra pass em modo WPA, definir o DHCP em modo automático. Enfim... uma trabalheira! Alguém me poderia ajudar de forma a que uma vez configurada a rede não tivesse de o fazer sempre que ligo o PC de novo? Fico agradecido desde já!

VB5

Normalmente quando você seleciona uma rede wireless e faz as configurações necessárias, estas são salvas em seu computador, e não são pedidas novamente. O router é seu, ou pertence a um esquema de distribuição entre vizinhos, tipo "internet predial"? Se é este o caso, entre em contato com o administrador dessa rede.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

teodosio

Não, o router é meu.
Continuo sem conseguir resolver isto.

Citação de: VB5 online 06 de Outubro de 2009, 23:03
Normalmente quando você seleciona uma rede wireless e faz as configurações necessárias, estas são salvas em seu computador, e não são pedidas novamente. O router é seu, ou pertence a um esquema de distribuição entre vizinhos, tipo "internet predial"? Se é este o caso, entre em contato com o administrador dessa rede.

VB5

VB5

Se outras estações acessam esse router sem problemas, o caso é na sua máquina. Conecte o pen wireless, depois dê o comando 'lsusb' e poste o resultado. Se não for com ele, vamos ver as configurações de rede.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

teodosio

Sim, todas os outros computadores (windows) funcionam com o wireless.

Com a pen wireless a funcionar ou, depois de reiniciar o computador e depois colocar manualmente a pen a funcionar obtenho sempre isto:

teodosio@teodosio-desktop:~$ lsusb
Bus 004 Device 002: ID 083a:4505 Accton Technology Corp.
Bus 004 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

Tomara resolver log isto!

VB5

Sua pen wireless realmente parece estar sendo reconhecida:

Bus 004 Device 002: ID 083a:4505 Accton Technology Corp.

O problema deve ser na configuração; compare com as estações Windows e verifique o tipo de segurança ( wpa, wpa2, etc) e a senha de acesso ( lembre que o Ubuntu é 'case-sensitive'.

VB5

teodosio

Acabei de confirmar e vi que o problema é que o network-manager parece "esquecer-se" da senha. Quando reinicio o computador e tento fazer a ligação manualmente verifico que basta apagar os pontos pretos que estão na senha da última configuração e digitar a senha. Aí volto a ter net! Como é que raio se faz para isto deixar de acontecer?

VB5

No momento não posso ajudar, pois não uso wireless. Somente na próxima semana posso tentar verificar lá no trabalho. No meio-temp, vou tentar pesqueisra algo a respeito.

VB5

teodosio