Problemas na Instalação do Ubuntu 9.04 e o Xp-sp2

Iniciado por johnalencar, 04 de Outubro de 2009, 21:24

tópico anterior - próximo tópico

johnalencar

oi, sou novato, e não conheço linux, estou perdido...

vamos ao problema:

- tenho um HD de 160gb e outro de 40Gb, desejo instalar o XP e o Ubuntu no HD de 160gb e deixar o de 40 gb como escravo... formato pra ntsf, somente pra o xp...
- no HD de 160gb, iniciei a instalação via cd do XP-SP2, até aí tudo bem, eu o dividi ele em duas partes, na maior instalei o xp, e deixei uma "não particionada" com 20 gb pra o linux.
- peguei o cd com o ubuntu, reinicie o pc e comecei a instalação, seguindo os passos, ao terminar, deu um erro.. erro 18.. estou tentando fazer a partição manual, porém não sei como fazer.. alguem poderia me ajudar?

Raptor Tricolor

Boa noite amigo, seja bem vindo ...

em uma busca rapida encontrei este tutorial Particionando HD

espero que ajude. ;)

johnalencar

Raptor Tricolor... Muito obrigado cara, tava aki fuçando na net e consegui particionar manualmente, só q o problema com o Erro 18 persistiu... em outro site ouvi dizer q se vc colocar um \boot, antes resolvi, estou tentando fazer isso.. se alguem tiver uma ideia de como resolver esse problema, favor avisar??

:D

Raptor Tricolor

De uma olhada neste tutorial Instalando ubuntu 9.04 e xp , se não esta fazendo alguma coisa diferente.

EDIT:

Por favor amigo johnalencar apague um dos seus tópicos criados em diferentes seçoes, ou alguem da moderação exclua um deles.

johnalencar

é.. raptor..eu ja dei uma olhada nesse tutorial.. ajudou bastante...

Resolvi o problema com o "erro 18" depois de muita pesquisar e quebrar a cabeça, tambem consegui particionar manualmente :D

mas agora surgiu um novo problema...

vejam:

Ao inciar aparecem as opções:
-Ubuntu 9.04, Kernel 2.6.28.11 generic
-Ubuntu 9.04, Kernel 2.6.28.11 (recovery mode)
-Ubuntu 9.04, memtest 86+
- Other...
- Windows xp professional

tudo beleza, quando escolho a 1ª opção ele dá inicio ao ubuntu.. mas... depois.. surge um erro:
[1.1916 251] Kernel panic-not syncing: UFS: Unable to mount root fs on unknown-block (0,0)

Alguem pode me explicar como resolver esse problema?

VB5

johnalencar,

O meio mais simples que posso indicar para resolver tudo isso em pouco tempo é este:

- dê boot como LiveCD, escolha a primeira opção (testar sem instalar)
- Abra Acessórios>Terminal, digite :
sudo gparted
- no gparted, apague totalmente as partições Ubuntu já criadas ( swap inclusive); estenda sua partição ntfs para ocupar todo o espaço liberado ( isto é, todo o disco.

Agora você voltou à situação original, tem apenas o XP instalado. Dê boot com o CD outra vez, escolha instalar. No particionador, escolha "lado a lado" e arraste o cursor para a esquerda (na barra que mostra o uso do HD) até liberar o espaço desejado para o Ubuntu (20 GB). Mande prosseguir, e pronto...  tudo instalado, Grub inclusive. O CD irá formatar o espaço que reservou para o Ubuntu em EXT3, deixando seu XP intocado.

Sempre instalo assim, espero que ajude!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

johnalencar

cara, vou tentar fazer isso, na verdade estou tentando colocar um "\boot" antes da partição do "xp", em outro site o cara disseq o erro 18 surgia devido ao bios não ta encontrando esse tal kernel, (desculpa qualquer falta de conhecimento, não o conheço), mas vou tentar fazer o q vc esta dizendo, só me diz uma coisa, tu sempre instala primeiro o xp?

VB5

Sim, é obrigatório... caso contrário o XP, ao ser instalado, sobreescreve o MBR do disco e você fica sem o Grub, que lhe permite escolher se quer iniciar o XP ou o Ubuntu. Se tiver algumadúvida do procedimento, poste; ainda vou ficar mais um pouco no ar. Mas garanto que fazendo assim é batata...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

johnalencar

beleza, estou instalando o ubuntu, como disse... se não der certo, faço igual vc disse...
ja ja lhe digo o q aconteceu :D

e desde ja, muito obrigado!

VB5

Está instalando pelo procedimento que passei ou por outro?

VB5

johnalencar

por outro.. ja ta terminando
me diz uma coisa, quando tu esta fazendo esse processo, e tu colocas o cd do xp, tu divides o hd com o xp em quantas partes? ou tu deixa pra fazer depois com o particionador do linux?

VB5

Cara, só instalo normalmente o XP - o particionador do Ubuntu cuida de todo o resto, por isso te disse que esse é o modo mais simples...

(Estou vendo que também és do RS, não?... )  :D

VB5

johnalencar

só explicando o q eu fiz, formatei pelo cddo winxp, e fiz tres partições, umasistema fat com apenas 10 mb, a outra com os 140 gb (pra o xp), sobrando aproximadamente 20 gb pra o linux, aí quando temrinou tudo e comecei a instalação do linux, fiz assim
1º partição mudei de fat pra \boot (ext4)
2º partição (ntsf)
3º partição (swap)
4º partição \ ext4

será q dá certo?

johnalencar

VB5

Citação de: johnalencar online 04 de Outubro de 2009, 22:58
não não.. sou do PE  ;D

Mas bah... falando "tu", é raro fora daqui!...  :D :D

Cara, não sei não... o Ubuntu usa etx3, e não era necessário todo esse negócio... bom, se não funcionar, vai pelo que te disse: primeiro só o XP ( disco inteiro em ntfs), depois o ubuntu direto. Daqui a pouco tô caindo, mas  se não der tempo hoje retorno amanhã com certeza. Boa sorte, cara!... 

VB5