Permissões para o uso do wine

Iniciado por emdceara, 02 de Outubro de 2009, 10:05

tópico anterior - próximo tópico

emdceara

Bom Dia Gente!

Eu procurei aqui um topico sobre minha duvida e não encontrei.. Deixem eu explicar a minha duvida aqui:

Eu sou estagiaria na area de informatica na faculdade que estudo e lá tem 10 computadores instalados o ubuntu 8.04 para os alunos em geral fazerem suas pesquisas e usar o Open Office para os seus trabalhos.

Na 1ª vez em que instalei esta versão do ubuntu 8.04 os alunos fizeram a festa, excluindo icones, mudando a area de trabalho, instalando e desistalando programas... Um horror! Fiquei mais de uma semana pesquisando de como não excluir os icones, travar o painel, ou seja, a dar permissões. O ubuntu não ficou assim do jeito que eu queria mas ok, os alunos não conseguem excluir os icones.. Quase chorei de emoção!  ;D

Hoje, a faculdade solicitou que eu instalasse o wine, para que os alunos "leigos" usassem o Microsoft Office, porque muitos estavam reclamando que não sabiam mexer no Open Office nas formatações e na hora de salvar o formato. Por mais que eu ensine como usa o Open Office a algumas pessoas, atrapalha o meu trabalho na faculdade que não é somente suporte ao aluno, tenho outras coisas a fazer...

Encarei o desafio de instalar o wine e não foi dificil... O problema que encontrei e a minha duvida é que com o wine instalado no ubuntu, qualquer pessoa pode instalar um executável do windows como jogos e quem sabe vírus...  :-\ O que não é o intuito da faculdade de usar as maquinas para jogos ou de ficar propagando vírus...

Eu queria saber se tem como dar permissões para que não instalem nenhum executavel no WINE e que os alunos so usem os executaveis que eu instalei do Microsoft Office como o winword.exe, excel.exe entre outros ..  

Agradeço antecipadamente quem puder me ajudar  ;D