dual boot no notebook: xp hd interno - ubuntu pelo hd externo - [resolvido]

Iniciado por dangovisky, 01 de Outubro de 2009, 12:22

tópico anterior - próximo tópico

dangovisky

Pessoal, boa tarde!!!
Sou novo membro e estou postando aqui minha primeira dúvida. Espero estar fazendo do jeito certo. Sou técnico em informática, porém leigo total em ambiente linux. Resolvi abraçar a causa. Vamos à minha dúvida.

Instalei o ubuntu em um hd externo e ele está gerenciando o boot entre ele e o xp, no entanto quando o desconecto o xp não inicializa. O que estou querendo é fazer com que o windows inicialize independente do hd externo com o ubuntu. Um detalhe. Já atualizei todo o sistema do ubuntu e instalei vários programinhas legais, e por isso não gostaria de ter de re-instalar novamente. gostaria de uma solução apenas pra modificar o sistema de boot entre hd externo (ubuntu) e hd interno (windows). Obrigado.

PS.: já pesquisei por todos os foruns, mas não há clareza nas explicações ou os argumentos são falhos.

Leonardo C

Acho que o problema é que o grub está instalado no hd externo.
Da uma olhada aqui pra ver como acertar isso.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

dangovisky

blz, leonardo C.

No entanto, o que estou querendo fazer é o que não consta:

Quando desconecto o hd externo e inicializo o notebook ele não dá boot. - Esta é a raiz do meu problema. Não quero ficar dependo de um hd externo para inicializar o windows.

Qualquer outra sugestão estou na escuta. Obrigado!

rjbgbo

Veja que o Grub é um gerenciador de boot, e esse tipo de programa fica na mbr.
Esse tópico indicado pelo Leonardo é um referencial aqui, mas vc deve precisar recuperar a mbr, e talvez ai perca a inicialização do Ubuntu.

Te aconselho o dual-boot de preferência no HD padrão - como vc é iniciante te sugiro ver apostilas sobre o Ubuntu - http://informeaberto.blogspot.com/2009/08/curso-oficial-do-ubuntu-804-traduzida.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

dangovisky

Obrigado pela dica, rjbgbo.

Vou ler o conteudo da apostila. Mas não sou tão leigo quanto pareço. manjo um pouco de programação em C e Pascal e sou usuário avançado do windows. Por isso se vc souber de alguma dica mais consitente, estou disposto a tentar. O que eu acho é que eu preciso informar ao grub que ele deve buscar as informações de boot de dentro dele (hd externo), penso que ele tenha sobrescrito na mbr. Sei como resolver a questão da mbr sem dificuldade alguma, mas e o boot do ubuntu no hd externo como fica?

Desde já obrigado!

rjbgbo

Citação de: dangovisky online 01 de Outubro de 2009, 14:19
Obrigado pela dica, rjbgbo.

Vou ler o conteudo da apostila. Mas não sou tão leigo quanto pareço. manjo um pouco de programação em C e Pascal e sou usuário avançado do windows. Por isso se vc souber de alguma dica mais consitente, estou disposto a tentar. O que eu acho é que eu preciso informar ao grub que ele deve buscar as informações de boot de dentro dele (hd externo), penso que ele tenha sobrescrito na mbr. Sei como resolver a questão da mbr sem dificuldade alguma, mas e o boot do ubuntu no hd externo como fica?

Desde já obrigado!

Sim o Grub sobrescreve a mbr.
Uma tentativa é se manter a inicialização pelo grub, instalado na mbr, somente passando o Windows XP, p/ ser o 1º SO, fazendo uma troca, conforme sugerido nesse tópico - http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,45329.msg268221.html#msg268221

dangovisky

Mas então eu precisaria estar sempre dependendo do hd externo atrelado ao notebook para poder dar o boot, o que não é uma boa!!! quero que o hd externo (onde está instalado o ubuntu) seja bootavel. Quando eu o conectar no notebook e ligar ele comande o boot entre ele e o windows. Quando estiver desconectado o windows inicialize normalmente sem nenhum problema. Tá difícil, né? Mas tenho quase certeza de que deve haver alguma solução por linha de comandos. Fico no aguardo!
Obrigado!

dangovisky

Alguma luz? Ou não tem jeito? Será que toda vez que eu quiser usar o ubuntu através do drive externo eu vou ter recuperar o boot dele? E toda vez que eu não quiser usar o hd externo eu vou ter que restaurar a mbr do windows no meu notebook?  :o ???

Neurônios, entrem em ação! Será que ninguém saberia resolver esta guerra?

Enquanto isso, na sala de justiça, vou fazendo conforme citei acima.

rjbgbo

dangovisky, eu penso que p/ se ter um boot via um hd externo seja preciso configurar o setup p/ tal, se colocando como 1º e depois o hd interno  (no seu caso) ou outro drive.
Mas também tem um fato de como vc instalou ai o Ubuntu nesse hd, pode ser que numa operação na instalação o grub esteja no Hd interno.

CitarMas tenho quase certeza de que deve haver alguma solução por linha de comandos.
Baseado nessa tua afirmação, acho bom vc ler os links que foram nesse tópico p/ vc, entender um pouco também o mecanismo do Linux.

CitarSerá que toda vez que eu quiser usar o ubuntu através do drive externo eu vou ter recuperar o boot dele? E toda vez que eu não quiser usar o hd externo eu vou ter que restaurar a mbr do windows no meu notebook?
Desde que vc tenha cuidado em verificar em que hd vai ser instalado o grub. E si já te respondi acima.

Ainda acho que vc deveria optar pelo dual-boot.
Mas tem as opções de um ambiente virtual dentro do Windows, ou do Wubi - http://wubi-installer.org/

E vc já fez testes c/ o liveCd do Ubuntu no seu equipamento?

dangovisky

Citação de: rjbgbo online 01 de Outubro de 2009, 20:11
dangovisky, eu penso que p/ se ter um boot via um hd externo seja preciso configurar o setup p/ tal, se colocando como 1º e depois o hd interno  (no seu caso) ou outro drive.
Mas também tem um fato de como vc instalou ai o Ubuntu nesse hd, pode ser que numa operação na instalação o grub esteja no Hd interno.

CitarMas tenho quase certeza de que deve haver alguma solução por linha de comandos.
Baseado nessa tua afirmação, acho bom vc ler os links que foram nesse tópico p/ vc, entender um pouco também o mecanismo do Linux.

CitarSerá que toda vez que eu quiser usar o ubuntu através do drive externo eu vou ter recuperar o boot dele? E toda vez que eu não quiser usar o hd externo eu vou ter que restaurar a mbr do windows no meu notebook?
Desde que vc tenha cuidado em verificar em que hd vai ser instalado o grub. E si já te respondi acima.

Ainda acho que vc deveria optar pelo dual-boot.
Mas tem as opções de um ambiente virtual dentro do Windows, ou do Wubi - http://wubi-installer.org/

E vc já fez testes c/ o liveCd do Ubuntu no seu equipamento?

Obrigado! Achei muito interessante aquelea dica do wubi. Fantástica! Já convenci dois amigos da faculdade para instalar dessa forma nos pcs deles.
Quanto ao dual-boot eu já o estou usando desde o inicio, inclusive este post está sendo feito direto do meu notebook com o  ubuntu instalado em meu hs externo. Este hd externo na verdade é um ide com adaptador usb. Eu não vou ficar levando um tijolão por aí para ficar dando o boot para o windows, entende! Instalei nele para aprender a usar melhor o linux. Já que faço faculdade de sistemas da informação e tudo lá é programação pura.
Vou continuar insistindo em achar uma solução. Nem que pra isso eu tenha de ler uma toda uma enciclopédia do linux-ubuntu. Valeu!

dangovisky

Citação de: dangovisky online 01 de Outubro de 2009, 12:22
Pessoal, boa tarde!!!
Sou novo membro e estou postando aqui minha primeira dúvida. Espero estar fazendo do jeito certo. Sou técnico em informática, porém leigo total em ambiente linux. Resolvi abraçar a causa. Vamos à minha dúvida.

Instalei o ubuntu em um hd externo e ele está gerenciando o boot entre ele e o xp, no entanto quando o desconecto o xp não inicializa. O que estou querendo é fazer com que o windows inicialize independente do hd externo com o ubuntu. Um detalhe. Já atualizei todo o sistema do ubuntu e instalei vários programinhas legais, e por isso não gostaria de ter de re-instalar novamente. gostaria de uma solução apenas pra modificar o sistema de boot entre hd externo (ubuntu) e hd interno (windows). Obrigado.

PS.: já pesquisei por todos os foruns, mas não há clareza nas explicações ou os argumentos são falhos.

:D Eu disse que conseguiria. Se vcs olharem pela hora deste post vão perceber o quanto sou insistente. Bem, vamos lá!

Resolvi assim: alterei o list do grub da inicialização da seguinte forma
fui ao terminal -> digitei "sudo grub" (sem as aspas, claro)-> digitei "find /boot/grub/stage1"
Apareceu a seguinte mensagem: "(hd1,0)" [Me indicando onde localizava-se o boot com o grub]
Digitei o comando: "root (hd1,0)" [para confirmar a mensagem]
E o grande e simples segredo está simplesmente aqui-> digitei: "setup (hd1)", ao invés de hd0 [que é como estava antes e comprometia a mbr do hd interno com o xp]
Mas ainda não acabou:-> fui no setup do notebook e modifiquei a ordem de boot da seguinte forma:
1- usb
2- hd
3- dvd
4- network
Sendo assim, quando eu não quiser usar o ubuntu simplesmente ao desligar desconecto o hd externo da usb e automaticamente ao ligar novamente o boot segue a sequencia para o hd e o XP inicializa normalmente como se nada tivesse acontecido. -> Detalhe: Descobri isso usando algoritmo de programação simulando minhas tentativas e possibilidades (kkkkk).
É isso aí! Sem medo de tentar e com coragem de aprender.  ;)
Até a próxima pessoal...
Dessa forma a mbr não seria modificada

rjbgbo

dangovisky, parabéns
inclusive add essa sua dica nos favoritos p/ ajudar outros c/ a mesma dúvida.