ubuntu 9.04 voltou do zero

Iniciado por enockubuntu, 30 de Setembro de 2009, 17:37

tópico anterior - próximo tópico

enockubuntu

Ola amigos do ubuntu! Aconteceu algo comigo que achei estranho. Instalei o ubuntu 9.04, configurei tudo bunitinho, tinha colocado screelets, awn, mudei os paineis, etc, ou seja fiz um monte de firula. A poucos dias atras quando entrei no sistema, nao tinha nada do que eu tinha feito! o plano de fundo voltou com o leao (porque eu instalei o customizado), o awn sumiu, os screenlts sumiram, os paineis voltaram como antes, ou seja, ficou parecendo que eu tinha acabado de instalar o programa. No entanto, todos os meus arquivos continuam no computador do mesmo jeito, todas as pastas tambem.
Da primeira vez que desliguei apareceu uma mensagem que tinha alguma coisa com "remove.... uid". Bem o que eu gostaria de saber eh por que aconteceu isso e  se tem alguma forma de eu recuperar minhas antigas configurações. Estou com receio de refazer tudo e ficarem coisas duplicadas aqui no meu sistema. Antecipadamente agradeço a todos! Abraços aos ubunteiros!

velox256

Como é a sua instalação? Vc tem dois discos na máquina? Ou um disco só? Tem Windows junto? Qual sistema de arquivos que vc utiliza, etx3, etx4? Pelo que eu tenho visto, qdo tudo "volta do zero" é pq houve alguma coisa com a sua pasta de usuário, pois é lá que ficam as configurações de programas e costumizações que vc tenha feito. Se de alguma forma o Linux perder a sua /home e a reconstituir a partir do zero, os programas que vc tem continuam instalados MAS perde-se qq configuração dos mesmos. Por exemplo, se vc tiver o Nero Linux instalado e funcionando sem problemas, no caso dessa pane "do zero", ao abrir o Nero ele vai abrir a janela de serial como se vc estivesse usando-o pela primeira vez. Abra a sua /home, aperte ctrl+h para ver as pastas e arquivos ocultos (começam por " . ", ou seja, ponto) e veja se os programas que vc já utilizou pelo menos uma vez tem a sua pasta respectiva começando por ponto. Por exemplo, se vc usa o FF, MPlayer, Screenlets e tal as pastas respectivas aos programas estarão lá começando por ponto. Um caso clássico é o amsn, se vc apagar a pasta .amsn, ao abrir o programa vc terá que digitar o seu login no amsn, além de aparecer uma janela de "boas vindas" ao programa.

Dê-nos (putz!) mais detalhes com base no que foi aqui explicado, ok?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

fetter

Citação de: enockubuntu online 30 de Setembro de 2009, 17:37
Ola amigos do ubuntu! Aconteceu algo comigo que achei estranho. Instalei o ubuntu 9.04, configurei tudo bunitinho, tinha colocado screelets, awn, mudei os paineis, etc, ou seja fiz um monte de firula. A poucos dias atras quando entrei no sistema, nao tinha nada do que eu tinha feito! o plano de fundo voltou com o leao (porque eu instalei o customizado), o awn sumiu, os screenlts sumiram, os paineis voltaram como antes, ou seja, ficou parecendo que eu tinha acabado de instalar o programa. No entanto, todos os meus arquivos continuam no computador do mesmo jeito, todas as pastas tambem.
Da primeira vez que desliguei apareceu uma mensagem que tinha alguma coisa com "remove.... uid". Bem o que eu gostaria de saber eh por que aconteceu isso e  se tem alguma forma de eu recuperar minhas antigas configurações. Estou com receio de refazer tudo e ficarem coisas duplicadas aqui no meu sistema. Antecipadamente agradeço a todos! Abraços aos ubunteiros!

Pelo que percebi, tu estás com um problema da identificação do usuário, o número do usuário possivelmente tenha sido alterado, o padrão é que o primeiro usuário tenha o id 500, verifique se este é o teu id nas configurações de contas de usuário.
Se você olhar para o céu e não ver as estrelas... se liga! Já amanheceu!

clcampos

Citação de: fetter online 01 de Outubro de 2009, 10:40
Pelo que percebi, tu estás com um problema da identificação do usuário, o número do usuário possivelmente tenha sido alterado, o padrão é que o primeiro usuário tenha o id 500, verifique se este é o teu id nas configurações de contas de usuário.

No ubuntu o primeiro usuário tem id 1000.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

fetter

Citação de: clcampos online 01 de Outubro de 2009, 12:02
Citação de: fetter online 01 de Outubro de 2009, 10:40

No ubuntu o primeiro usuário tem id 1000.

o meu é 500, o segundo usuário é 1000

clcampos

Citação de: fetter online 01 de Outubro de 2009, 13:09

Qual a versão do seu?

Tenho nos PC's aqui a versão 8.04, e uso constante desde a 5.10, e sempre o primeiro usuário foi o de id 1000.

Inclusive nem existe um usuário com id 500 no /etc/passwd.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

enockubuntu

Ola gente, esse forum eh dez! mesmo. Bem eh o seguinte: respondendo ao velox256, eu so tenho um disco rigido 160 na maquina, eu uso dual boot com windows (infelizmente meu irmao usa windows). To usando o ubuntu 9.04 customizado e quando eu instalei foi com ext3 (nao entendo muito bem disso, preferi usar como era no 8.10). Minhas pastas ocultas estao todas la, de tudo que eu tinha instalado antes, acontece justamente o que o velox falou, por exemplo quando abro o evolution ele entra como se fosse a primeira vez (tanto que nao quis reinicialo ainda porque nao sabia o que fazer). Quanto ao lance do id, conforme foi dito por clcampos, eu olhei o meu id o valor realmente eh 1000. Bem gente eh isso, sei que isso nao chega a ser um problema, mas ha alguma forma de eu recuperar tudo sem muito trabalho? e se nao como posso fazer pra evitar de ficar acontecendo isso de reiniciar minha configuraçao? Antecipadamente muito obrigado pelas respostas e confesso que ainda so nao larguei o ubuntu por causa desse forum que eh show de bola (ja perdi muita coisa, mas sou brasileiro e nao desisto nunca ,rsrsrsrsr). Valeu mesmo! Aguardo resposta! ???

fetter

Citação de: clcampos online 01 de Outubro de 2009, 13:57
Citação de: fetter online 01 de Outubro de 2009, 13:09

Qual a versão do seu?

Tenho nos PC's aqui a versão 8.04, e uso constante desde a 5.10, e sempre o primeiro usuário foi o de id 1000.

Inclusive nem existe um usuário com id 500 no /etc/passwd.

Eu uso o 9.04 atualizado pro 9.10, e aqui na instalação o meu usuário foi o 500!
Posso até estar cometendo algum engano, pois a minha home já é bem antiga, mas que aqui o id é 500 isso é!

enockubuntu

ola amigos, percebo que entraram em uma discussao que talvez nao faça sentido. Se o id eh 500 ou 1000, ainda nao consegui resolver o meu problema, alias como ja havia citado, o meu id eh 1000, se eu quiser mudar pra 500 pra testar o que posso fazer? e pode ter alguma consequencia mais grave. Mais uma vez volto a perguntar, como faço pra isso nao acontecer de novo? pois nao quero ir dormir com meu desktop de um jeito e no outro dia quando ligar o pc acha-lo de outra. Antecipadamente obrigado e continuo no aguardo de ajudas! ???

fetter

Citação de: enockubuntu online 03 de Outubro de 2009, 19:57
ola amigos, percebo que entraram em uma discussao que talvez nao faça sentido. Se o id eh 500 ou 1000, ainda nao consegui resolver o meu problema, alias como ja havia citado, o meu id eh 1000, se eu quiser mudar pra 500 pra testar o que posso fazer? e pode ter alguma consequencia mais grave. Mais uma vez volto a perguntar, como faço pra isso nao acontecer de novo? pois nao quero ir dormir com meu desktop de um jeito e no outro dia quando ligar o pc acha-lo de outra. Antecipadamente obrigado e continuo no aguardo de ajudas! ???

Bom, o que pode estar acontecendo contigo e que já aconteceu comigo (quando inventei de usar o remastersys) foi a falta de permissão do usuário em acessar determinados arquivos, já tive usuário com id 1000 e tive que usar o id 500 porque a home estava com o mesmo usuário da instalaçao anterior, onde o usuário tinha o id 500!

Eu uso o kde e costumo usar o kuser para resolver esse tipo de problema, mas alterar o id para 500 poderia no máximo gerar algums erros de falta de permissão ao iniciar o modo gráfico, o que pode ser revertido facilmente usando a conta root.
Tu deves primeiro verificar nas propriedades do arquivo qual o nome do proprietário.

Caso não seja este o teu problema, verifique se os arquivos ocultos com as configurações estão dentro da pasta do teu usuário!

enockubuntu

e como faço pra ver isso? ou para reverter isso? ah!, Sim, meus arquivos ocultos estao na pasta de usuario, mas e ai o que eu faço?  se puderem ajudar continuo na espera. Obrigado a todos