Bibliotecas openGL - Desenvolvimento

Iniciado por Brunooviisk, 30 de Setembro de 2009, 13:11

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Brunooviisk

Olá amigos,
estou pesquisando sobre como instalar as bibliotecas de desenvolvimento openGL, porém sem muito sucesso...
estou usando ubuntu 9.04. Se houver alguem que já conseguiu instalar essas bibliotecas e pudesse me ajudar..  ::)
desde já agradeço!

abraços  :)

Xterminator

Só posso te ajudar com o nome dos pacotes ;-)
http://www.mesa3d.org/
http://www.cs.umn.edu/help/software/mesa.php
procure por mesa,glu e glut e instale.
Espero ter ajudado em algo


fuiiiiiiiiiiiii!!!

Brunooviisk

Obrigado pela atençao...
tentei instalar o que foi disponibilizado no mesa3d...
porém nao consigo instalar. creio que seja ignorancia minha sobre o assunto.
se alguem souber de forma mais detalhada como instalar e testar essas bibliotecas ficaria muito grato!

valeu!

Xterminator

Abra o gerenciador de pacotes e procure por mesa, foi o que eu quis dizer, veja os pacotes necessários a partir do site e instale.

libgl1-mesa-dev - A free implementation of the OpenGL API -- GLX development files
libgl1-mesa-dri - A free implementation of the OpenGL API -- DRI modules
libgl1-mesa-dri-dbg - Debugging symbols for the Mesa DRI modules
libgl1-mesa-glx - A free implementation of the OpenGL API -- GLX runtime
libgl1-mesa-glx-dbg - Debugging symbols for the Mesa GLX runtime
libgl1-mesa-swx11 - A free implementation of the OpenGL API -- runtime
libgl1-mesa-swx11-dbg - A free implementation of the OpenGL API -- debugging symbols
libgl1-mesa-swx11-dev - A free implementation of the OpenGL API -- development files
libgl1-mesa-swx11-i686 - Mesa OpenGL runtime [i686 optimized]
libglu1-mesa - The OpenGL utility library (GLU)
libglu1-mesa-dev - The OpenGL utility library -- development files
libglw1-mesa - A free implementation of the OpenGL API -- runtime
libglw1-mesa-dev - A free implementation of the OpenGL API -- development files
libosmesa6 - Mesa Off-screen rendering extension
libosmesa6-dev - Mesa Off-screen rendering extension -- development files
mesa-common-dev - Developer documentation for Mesa
mesa-utils - Miscellaneous Mesa GL utilities



Brunooviisk

problema resovido!
consegui compilar um teste em cpp aqui
muito obrigado mesmo. ajuda simples mas de grande valia!

abraços

Sarapo

E ai pessoal, blz

Instalei o code::blocks e todos os pacotes citado nesse topico....

Tentei compilar o programa:


// PrimeiroPrograma.c - Isabel H. Manssour
// Um programa OpenGL simples que abre uma janela GLUT
// Este código está baseado no Simple.c, exemplo
// disponível no livro "OpenGL SuperBible",
// 2nd Edition, de Richard S. e Wright Jr.

#include <GL/glut.h>

// Função callback chamada para fazer o desenho
void Desenha(void)
{
    //Limpa a janela de visualização com a cor de fundo especificada
    glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
    //Executa os comandos OpenGL
    glFlush();
}

// Inicializa parâmetros de rendering
void Inicializa (void)
{
    // Define a cor de fundo da janela de visualização como preta
    glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f);
}

// Programa Principal
int main()
{
    glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
    glutCreateWindow("Primeiro Programa");
    glutDisplayFunc(Desenha);
    Inicializa();
    glutMainLoop();
}


So que ta dando erro no code::blocks :


ld cannot find -lglu
=== Build finished: 1 errors, 0 warnings ===


Se alguém puder me ajuda....
t++

ricardofantin

Nesse tópico ele não falou para instalar o glut (the OpenGL Utility Toolkit)
sudo apt-get install glutg3 glutg3-dev libglut libglut3 libglut3-dev libglut-dev

ali na compilação não deveria ser -lglut? está apenas -lglu.

Rodando no meu computador o comando
g++ glut.cpp -lglut
compilou sem problemas.

mas na hora de executar da o seguinte erro:
freeglut  ERROR:  Function <glutCreateWindow> called without first calling 'glutInit'.


para o código funcionar você precisa chamar a função glutInit bem no começo. O código corrigido fica assim:


// PrimeiroPrograma.c - Isabel H. Manssour
// Um programa OpenGL simples que abre uma janela GLUT
// Este código está baseado no Simple.c, exemplo
// disponível no livro "OpenGL SuperBible",
// 2nd Edition, de Richard S. e Wright Jr.

#include <GL/glut.h>

// Função callback chamada para fazer o desenho
void Desenha(void)
{
    //Limpa a janela de visualização com a cor de fundo especificada
    glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
    //Executa os comandos OpenGL
    glFlush();
}

// Inicializa parâmetros de rendering
void Inicializa (void)
{
    // Define a cor de fundo da janela de visualização como preta
    glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f);
}

// Programa Principal
int main(int argc, char*argv[])
{
    glutInit (&argc, argv);
    glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
    glutCreateWindow("Primeiro Programa");
    glutDisplayFunc(Desenha);
    Inicializa();
    glutMainLoop();
}


Só modifiquei o main() e adicionei o glutInit():
"
int main(int argc, char*argv[])
{
    glutInit (&argc, argv);
"

Se der erro de novo tente compilar no terminal, só depois tente fazer o code::blocks funcionar.

Sarapo

So agora que vi sua resposta.... rsrsrs
Vo testa e depois respondo falando se funcionou.
valew
t++

Sarapo

Consegui compilar pelo terminal e pelo Geany.
No Geany foi so ir no menu Construir > Definir Includes e Argumentos e colocar no campo Construir a opção -lglut, ficando assim:
g++ -Wall -o "%e" "%f" -lglut
No Code::Blocks não estou achando onde que troco a opção -lglu por -lglut.