Pane geral no sistema

Iniciado por louisnerys, 30 de Setembro de 2009, 09:54

tópico anterior - próximo tópico

louisnerys

Estava eu, tranquilamente assistindo Lost Season 2 no computador, e entrou o aviso de atualizações. Quando optei por instalar as atualizações, qual foi minha surpresa ao obter a informação "não foi possível travar o teclado. talvez algum menu ou um programa malicioso esteja solicitando acesso ao teclado". Então percebi que nenhum menu funcionava! nem o troca rapida de usuarios, nem o "menu iniciar", nem o pop-up do botão direito...

Apertei o botão de desligar do gabinete e reiniciei a máquina. Iniciei uma sessão KDE, mas não consigo nele digitar direito (algumas letras ficam maiúsculas apenas com o shift direito, outras apenas com o esquerdo) e nem assistir vídeos/ouvir músicas. Simplesmente não sai som! e o Totem está travando, o vídeo está lento demais.

Testei o gnome no perfil da minha esposa, apresentou o mesmíssimo problema.

louisnerys

esqueci de falar que também não consigo usar o teclado no gnome

vinicius_aleao

Move a pasta .gconf pra lixeira e vê se volta ao normal... Se não, mova a pasta de volta pro lugar original.

louisnerys

funcionou direitinho. Mas, como eu já esperava, deletou todas as minhas configurações. ssim, para refazer algumas delas, eu abri uma janela do terminal e lá coloquei "sudo nautilus" e  minha senha. Após esse procedimento, meu problema voltou. Não sei mais o q fazer!

louisnerys

como voltou apenas após eu usar o sudo, fiquei com medo de ser algum tipo de vírus. Sei que não existem muitos para linux, mas nunca se sabe...

Pedru

Tenta mover de novo o .gconf. Me disseram que Vírus pra Linux não funcionava. Tenta então instalar um antivírus, deve ter no database dele um "removedor de vírus" para Linux.

Tota

Citação de: Pedru online 30 de Setembro de 2009, 17:14
Tenta mover de novo o .gconf. Me disseram que Vírus pra Linux não funcionava. Tenta então instalar um antivírus, deve ter no database dele um "removedor de vírus" para Linux.

Antivirus que roda no Linux existe, mas para escanear arquivos do Windows.

Antivirus que rode no Linux, para escanear arquivos do Linux não existe.

Citar"não foi possível travar o teclado. talvez algum menu ou um programa malicioso esteja solicitando acesso ao teclado"

Quando o gerenciador de atualizações começa a atualizar o sistema, ele precisa "travar o teclado" para evitar que voce de um kill process e estrague tudo.

Pelo que li, ao atualizar, voce estava realizando mais alguma tarefa a mais do que somente deixar o gerenciador trabalhar.

Ou o filme, ou outro aplicativo estava usando as interrupções de teclado.

como eu sempre desconfio destas traduções, o tradutor deve ter feito a coisa literal, travar teclado como travar teclado mesmo, e não como trava apenas.

para saber exatamente o que houve nesta historia toda, entre em terminal, ou use <ctrl+alt+F2> para ir ao console 2 na tela de logon ou depois do logon usando aquele jeito que citou em que voce tem um pouco do teclado.

No console veja se o teclado funciona.

Se funciona, o problema pode estar na parte grafica apenas ou nas atualizações.

trabalhe as atualizaçôes

Logue em modo texto ( usuario +senha)

digite ( assumindo que sua rede esteja configurada e funcionando )
sudo apt-get update

Deu erro ?

Se deu erro, reporte o erro.

não deu erro?

Teste o sistema. O problema Persiste?

sudo apt-get upgrade

Deu erro ?

não deu erro?

Então pode ser a parte gráfica.

Como a parte grafica é composta por dois sistemas distintos, o Xfree86 e a interface Gnome,etc

reconfigure o X11 ( Xfree86 )

comsudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Pois é o X11 quem passa as interrupções de teclado, mouse e video do console para a interface gráfica ( lembrem que Linux é só console, GNU/Linux é console e X11, e Ubuntu é console,X11 e grafica { isto num resumo extremo, pois tem muito mais })

Deu erro ?

não deu erro?

Temos que instalar o Gnome novamente

sudo apt-get install gnome-desktop

Deu erro ?

não deu erro?

Daqui para frente temos que repensar o problema.

[],s

clcampos

Citação de: louisnerys online 30 de Setembro de 2009, 10:41
funcionou direitinho. Mas, como eu já esperava, deletou todas as minhas configurações. ssim, para refazer algumas delas, eu abri uma janela do terminal e lá coloquei "sudo nautilus" e  minha senha. Após esse procedimento, meu problema voltou. Não sei mais o q fazer!

Pergunta, quais configurações você precisou fazer com sudo?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

vinicius_aleao

Citação de: clcampos online 30 de Setembro de 2009, 17:53
Citação de: louisnerys online 30 de Setembro de 2009, 10:41

Pergunta, quais configurações você precisou fazer com sudo?

Era isso que eu estava pensando. Reconfigure tudo o que não precisa de sudo a seu gosto. Depois, veja qual processo com sudo está causando o problema.

louisnerys

estou no windows agora, vou dar uma olhada pra ver o q consigo resolver no meu gnome. Acho q o problema é o gnome mesmo, pq qdo eu ligo como KDE tudo funciona direitinho (exceto o som). E o erro q dá quando fala q vai travar o teclado é na hora de digitar a senha.

louisnerys

usei control + alt + F1 pra abrir o tty1

tentei logar
Usuário ou senha inválidos

tentei várias vezes e nada...

aí tentei com o da minha esposa

username: mon^@in^@ha (exatamente assim)

tentei tantas vezes que acabei conseguindo. apt-get update, apt-get upgrade. o apt-get install gnome-desktop retornou um erro (não foi possível localizar pacote).

Estou postando isso aqui a partir do Gnome. Não abri ainda nenhum programa com sudo... mais tarde posto meus resultados.

louisnerys

tudo funcionando como deve... obrigado pela ajuda de todos. Como estou tentando me aprofundar um pouco mais nos meus conhecimentos Linux, gostaria de saber: alguém faz idéia do q aconteceu?