Ubuntu +Servidor win2003

Iniciado por laragadaum, 27 de Agosto de 2007, 09:44

tópico anterior - próximo tópico

laragadaum

Bom dia galera...
sou usuario windows experiente e to começando agora com o linux..,
instalei o ubuntu 6.10, fiz as atualizaçoes necessarias vi apt-get, e agora vem as duvidas,

Primeira duvida : qdo logo no dominio windows atomaticamente, me conecto a  duas unidades de rede mapeadas do servidor , isso é feito via arquivo bat, ( essas unidades sao essencias ao trabalho), como eu faço isso no linux? pra q essas unidades conectem automaticamente qdo inciar a maquina

Segunda, preciso acessar algumas maquinas remotas pra colocar dentro de terminadas pastas arquivos *.TXT, q os usuarios vao utilizar durante o dia. No windows uso >Iniciar>Excutar>\\nomedamaquina\c$, e estou dentro da maquina...no linux qual o procedimento??

o resto eu vo me virando e aprende, so isto q preciso com certa urgencia,

grato a atenção de todos..

Leandro Khalil

Cara, quanto aos mapeamentos, vc vai precisar montar as unidades com o comando mount, em outros topicos vc podera encontrar esses comandos. por ex:

primeiro vc cria a pasta na pasta que vc quer montar, no caso media/pasta

sudo mount -t cifs //10.0.0.14/pasta /media/pasta/ -o usermame=leandro,password=123
nesse caso cifs eh um compartilhamento do win 2003.

esse script vc monta manual, agora que quiser que fica automatico tem que inluir o mapeamento no arquivo /etc/fstab

agora pra acessar vc pode apertar alt-f2 (executar) e digiat smb://10.0.0.9
no linux ele ja acha os compartilhamentos c$ automatico.

Flw.

asqueroso

Ressucitando tópico...

Estou com um problema semelhante, o server é o win2008 (mas os procedimentos para o 2003 tbm se aplicam)e estamos querendo migrar as estações para ubuntu 9, e que os compartilhamentos dos usuários carreguem automaticamente no login. Acontece que estamos configurando no perfil do usuário no servidor, (Active Directory) para que ao acessar, o usuário carregue o seu compartilhamento automaticamente, pois em um  departamento, existem usuários que acessam algumas áreas que outros usuários não podem acessar, então tenho que configurar no perfil do usuário no servidor para que ele pegue automaticamente (tipo comando net use)...

Alguém poderia me dar uma luz como configurar no perfil, pois nas estações não tem como, pois são muitos usuários e muitas máquinas para configurar...