Placa de video

Iniciado por bokoio, 29 de Setembro de 2009, 11:22

tópico anterior - próximo tópico

bokoio

Oi Pessoal,

Gostaria de uma ajuda, eu usava o Kubuntu 8.10 tudo rodava perfeitamente bem, ate que fiz a atualizaçao para o kubuntu 9.04, ai começou a minha dor de cabeça, porque so iniciava em modo vesa em 1024x768, ate nao teria problema em usa-lo com essa configuraçao se nao fosse por um pequeno detalhe, eu uso pro trabalho e tenho que usar 2 monitores o do notebook e um asus 24' (como estençao do monitor principal) pra monitoraçao da rede (graficos e alarmes, etc). 
O problema começou quando fui ver nos drivers proprietario e nao tinha drivers da placa de video, ai entao eu no gestor de pacotes e instalei o driver ati que tinha disponivel (como fiz quando instalei a versao 8.10) depois de reiniciar o servidor-x, e o mesmo nao iniciou, a imagem fica toda distorcida e nao ve nada.

Bom  a minha pergunta é:

Tem algum modo de pelo terminal desinstalar este driver, e retornar a versao vesa do driver?

Todas as sujestoes serao muito bem vindas, (eu to ficando maluco porque estou tendo que usar o Ruwindos)

Obrigado a tudos que de qualquer maneira puderem ajudar.

ednso

Olá,

Você consegue ver a tela do login? Se consegue, quando estiver nela, em vez de digitar o usuário e senha, pressione "Alt+Ctrl+F1". Aí você será redirecionado para uma sessão no modo texto. Faça o login e remova driver da ATI com o apt-get.

Só fiquei curioso pra saber uma coisa, a sua placa de vídeo é ATI mesmo? Até onde eu saiba, essas placas deveriam funcionar muito bem no Linux, não?

De repente seria bom você postar o resultado de "lspci" aqui para sabermos melhor a sua configuração.

Boa sorte.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

platao

So para complementar se necessario, vc poderia dar uma olhada aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56594.0.html
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

velox256

Eu já vi gente resolver esse problema instalando o driver nativo junto do baixado do site da ATI... Eu particularmente não gosto das ATI, nem no Windows...

Citação de: bokoio online 29 de Setembro de 2009, 11:22
Oi Pessoal,

Gostaria de uma ajuda, eu usava o Kubuntu 8.10 tudo rodava perfeitamente bem, ate que fiz a atualizaçao para o kubuntu 9.04, ai começou a minha dor de cabeça, porque so iniciava em modo vesa em 1024x768, ate nao teria problema em usa-lo com essa configuraçao se nao fosse por um pequeno detalhe, eu uso pro trabalho e tenho que usar 2 monitores o do notebook e um asus 24' (como estençao do monitor principal) pra monitoraçao da rede (graficos e alarmes, etc). 
O problema começou quando fui ver nos drivers proprietario e nao tinha drivers da placa de video, ai entao eu no gestor de pacotes e instalei o driver ati que tinha disponivel (como fiz quando instalei a versao 8.10) depois de reiniciar o servidor-x, e o mesmo nao iniciou, a imagem fica toda distorcida e nao ve nada.

Bom  a minha pergunta é:

Tem algum modo de pelo terminal desinstalar este driver, e retornar a versao vesa do driver?

Todas as sujestoes serao muito bem vindas, (eu to ficando maluco porque estou tendo que usar o Ruwindos)

Obrigado a tudos que de qualquer maneira puderem ajudar.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

bokoio

Eu so consigo chegar no terminal, quando no grub entro no safetboot. fico sem acesso a internet.

pelo apt-get qual seriam os comandos?

Obrigao

ednso

Citação de: bokoio online 30 de Setembro de 2009, 12:34
Eu so consigo chegar no terminal, quando no grub entro no safetboot. fico sem acesso a internet.

pelo apt-get qual seriam os comandos?

Obrigao

Olá,

Use "apt-get remove 'nome do pacote'". Isso se você lembrar o nome do pacote que instalou o driver que está dando problema.
Se você não lembra do nome do pacote o comando "dpkg -l | grep -i ati | grep -i driver" deve ajudar a lembrar.

Você pode ainda remover os pacotes "xserver-xorg-video-ati", "xserver-xorg-video-mach64", "xserver-xorg-video-r128" e "xserver-xorg-video-radeon". Mas atenção, só tente isso caso não consiga encontrar outra solução e verificando as dependências, ou caso contrário, você pode estragar de vez a sua instalação e ter que instalar o Ubuntu novamente.

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

rafaelterra

Preciso de ajuda tenho uma sis mirage 300 vga ond board e ele nao reconhece como  instalado como procedo? so iniciante nele..

rafaelterra

meu msn é rafaelterra_81@hotmail.com se puder me adicionar e me ajudar ficado grato vlw

clcampos

Caro usuário os fóruns foram concebidos para troca de informação de forma pública, acessível a todos os usuários, de forma a disseminar o conhecimento/informação. Assim torna-se uma comunidade mais forte, coesa e unida.

Pedir ajuda por MP, msn, gtalk e afins vai no sentido contrário, assim peço que tente resolver todos seus problemas por aqui, de forma que possa beneficiar outros usuário no futuro, além de permitir que outras pessoas participem da solução do problema.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

bokoio

Obrigado pela ajuda, ainda nao tive tempo de testar pra ver se funciona.

Mas creio que desinstalando o driver devo conseguir.

Posto aqui o resultado.