Discutindo o Futuro do Kubuntu - Mark Shuttleworth

Iniciado por galactus, 25 de Abril de 2006, 21:13

tópico anterior - próximo tópico

galactus

"Mark Shuttleworth convida comunidade para discutir o futuro do Kubuntu
25 de Abril de 2006

Em mensagem enviada às listas Ubuntu Developers e Kubuntu Developers, Mark Shuttleworth convidou a comunidade em torno do Kubuntu e do KDE a discutir o futuro da distribuição durante a próxima LinuxTag, a ser realizada entre os dias 3 e 6 de maio, em Wiesbaden, Alemanha.

A sessão tem alguns objetivos voltados para a consolidação do Kubuntu, incluindo a definição de equipes de coordenação, responsáveis por aspectos técnicos, arte, documentação, traduções, qualidade, marketing e distribuição.

Além disso, Mark Shuttleworth convida, ainda, os desenvolvedores do KDE presentes à LinuxTag para participarem da discussão, uma vez que, com o apoio da Canonical, o projeto Kubuntu poderá trabalhar com o KDE no mesmo nível que o Ubuntu trabalha com o Gnome, isso deve ser feito em estreita parceria com os desenvolvedores do KDE.

A mensagem original está traduzida a seguir:

Este é um convite para as comunidades [em torno] do Kubuntu e do KDE para juntarem-se à nós na LinuxTag, no dia 6 de maio, em Wiesbaden, próximo a Frankfurt para mapear o curso futuro do Kubuntu. Vamos realizar alguns encontros e apresentações sobre a estrutura do Kubuntu e do Ubuntu, as metas do projeto, e uma discussão aberta sobre como o Kubuntu pode vir a representar o melhor exemplo do KDE em ação.

Acredito que a comunidade KDE realiza um trabalho fenomenal, e ter uma distribuição baseada em comunidade para demonstrar este trabalho ajudará a atrair usuários e desenvolvedores para o projeto. Nossa meta principal com o projeto Ubuntu é fomentar a adoção do software livre no desktop e no servidor, e nós reconhecemos que o KDE é parte essencial da gama de ambientes desktop que permitem que as pessoas encontrem o ambiente mais adequados às suas necessidades.

Durante o curso destas discussões, eu gostaria que apontássemos um grupo de coordenação para o Kubuntu que possa assumir a responsabilidade técnica pelo desktop, bem como equipes para guiar [os trabalhos de] arte, documentação, garantia de qualidade, tradução, marketing e distribuição.

A Canonical patrocina o projeto Kubuntu, o que nos garante recursos suficientes para liberar releases regulares do Kubuntu. Mas se o KDE vai receber o mesmo tipo de atenção que o Ubuntu dá ao projeto Gnome então isto deve ser feito em estreita parceria com vocês, os reais criadores do KDE. Assim, eu espero que muitos de vocês venham e participem destas discussões de modo que possamos criar um verdadeiro trabalho de equipe e definir metas reais que garantam que o Kubuntu realmente mostrem o melhor do KDE.

A LinuxTag é a oportunidade perfeita que possamos nos encontrar diretamente com as comunidades de usuários e desenvolvedores do KDE. A Alemanha é, de muitas formas, o coração da comunidade KDE, assim, nós temos procurado por uma forma de realizar um encontro com líderes, usuários, desenvolvedores e tradutores daquele país e esperamos que isso aconteça agora. Estarei na LinuxTag durante o dia e conduzirei a conferência como um todo sobre o futuro do projeto Ubuntu. O Kubuntu e o KDE são parte importante deste futuro, e seria muito bom usar esta oportunidade para demonstrar que nós podemos criar uma saudável colaboração entre os ambientes de desktop ao mesmo tempo que damos às pessoas espaços para explorar o ambiente particular que funcione melhor para elas.

Se nós tivermos alcance suficiente desta idéia na comunidade KDE, nós seremos capazes de prover recursos adicionais de forma que neste curso, nós poderemos separar os ciclos de lançamentos do Kubuntu e do Ubuntu de forma que o Kubuntu possa ser lançado quando o KDE for lançado - isso, claro, se o KDE puder adotar um ciclo de lançamento regular então nossos esforços para usar o melhor trabalho em nível de servidor do projeto Ubuntu como um núcleo estável para o Kubuntu será enormemente ampliados.

O próximo release do Kubuntu, previsto para 1o. de Junho, será o primeiro release para o qual nós estaremos enviando CDs através do shipit.kubuntu.org para todo o mundo. Isto representa uma oportunidade para vocês ajudarem novos usuários a ter acesso a um desktop KDE que Simplesmente Funciona. Ajudem-nos a garantir que sua experiência com o KDE seja tão boa quanto possível, dado o trabalho realizado pela comunidade KDE. Isto é também, portanto, uma chamada para testar a versão beta disponível em:

http://releases.ubuntu.com/kubuntu/6.06/

Por favor, registre os bugs do Kubuntu naquilo que você acha que deve respeitar o alto padrão que você definiria se você fosse pessoalmente responsável por apresentar o KDE em sua melhor forma.

http://launchpad.net/distros/ubuntu/+filebug

Melhor ainda, publiquem patches!

Meus cumprimentos,
   Mark"

Fonte: [Linux Daily Log]

Carta original em Inglês: http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=165885
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

temp.

Nossa! Que notícia ótima! Agora que o kubuntu está recebendo o devido respeito vai crescer ainda mais e se tornar um projeto tão bom (se já não é) quanto o ubuntu no que diz em integração do sistema operacional com a interface gráfica.

O fato de começarem a enviar CDs do kubuntu pelo shipit.kubuntu.org representa também que agora a canonical vai realmente investir e acreditar no Kubuntu.

Espero que continuem assim e talvez até façam algo parecido com o Xubuntu, que na minha opinião ainda não está pronto para um usuário leigo.

Obrigado pela notícia Galactus. ;-)

galactus

Meu caro temp, você quis dizer Ubuntu e não Kubuntu duas vezes, não foi?

CitarAgora que o kubuntu está recebendo o devido respeito vai crescer ainda mais e se tornar um projeto tão bom (se já não é) quanto o kubuntu
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

mundano

Eu confesso que nunca gostei do Gnome.. Dai que tenha testado muitas distribuições KDE.. E se o Kubuntu já é a minha preferida, agora que vai começar a receber a atenção que merece vai decerto ficar de longe a melhor distribuição do mundo... hehe...

temp.

Citação de: "galactus"Meu caro temp, você quis dizer Ubuntu e não Kubuntu duas vezes, não foi?

CitarAgora que o kubuntu está recebendo o devido respeito vai crescer ainda mais e se tornar um projeto tão bom (se já não é) quanto o kubuntu

Opa, desculpa, já editei. ;-)

Perícope

Apesar de eu preferir o Gnome (o KDE me lembra demais o sistema ocasional daquela empre$a...), alegro-me com essa notícia, por ser um caminho para o Ubuntu ampliar seu número de usuários e sua presença como opção muito melhor àquele SO.

Só estranhei esse notícia à luz do que foi postado em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5241. Será que em pouco tempo houve uma grande mudança no tratamento dado ao Kubuntu?

Vida longa ao Ubuntu e todos os seus filhotes!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

mundano

Segundo percebi quem reclamava não era a team do Kubuntu, mas apenas a pessoa que administrava o site/forum Kubuntu.de...

Até porque o  Mark Shuttleworth tem vindo a falar cada vez mais no Kubuntu, faça-se até que ele pessoalmente usa o Kubuntu e não o Ubuntu.. Por isso este reforço da atenção dada ao Kubuntu faz todo o sentido.

sagramor

Bela notícia.
Semprei usei o Kubuntu, acho estável e bem-feito. Agora que vai passar a receber mais atenção da Canonical, ele vai arrebentar.
E é verdade: o Mark Shuttleworth usa ele, mesmo.
burrium gwent corinium lindinis dumnonia ynystrebes