Conectar ubuntu 904 a rede velox roteada via cabo

Iniciado por Da Lua, 20 de Setembro de 2009, 18:32

tópico anterior - próximo tópico

Da Lua

Uso computador e note com windows xp e ubuntu.  Minha rede é roteada wireless.  consigo conexão com o note, e com os dois SO's, mas não consigo configurar o computador para acessar a rede windows, usando o ubuntu, e conectando, no caso, através do cabo ehernet.

Como soluciono esse problema?

VB5

Citação de: Da Lua online 20 de Setembro de 2009, 18:32
Uso computador e note com windows xp e ubuntu.  Minha rede é roteada wireless.  consigo conexão com o note, e com os dois SO's, mas não consigo configurar o computador para acessar a rede windows, usando o ubuntu, e conectando, no caso, através do cabo ehernet.

Poderia dar mais detalhes? Por exemplo, o computador está ligado via cabo ao router wireless? Ele também acessa a Internet?  O Windows do note ( a ser acessado) possui pastas compartilhadas?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Ney França

Olá sou novo por aqui, não sei se é desta forma que tenho que postar uma dúvida, mas lá vai. Não estou conseguindo conectar com a internet via cabo, com ubuntu 9.04, com a rede sem fio tá tudo normal, mas quando tento ligar o cabo de rede rj45 não consigo conctar coma internet. como resolver?

Da Lua

Citação de: VB5 online 20 de Setembro de 2009, 22:59
Citação de: Da Lua online 20 de Setembro de 2009, 18:32

Poderia dar mais detalhes? Por exemplo, o computador está ligado via cabo ao router wireless? Ele também acessa a Internet?  O Windows do note ( a ser acessado) possui pastas compartilhadas?

VB5

Obrigado por se interessar.  O computador se conecta ao roteador apenas através de cabo conectado à placa de rede.  Ele acessa a internet com o xp, mas não com o ubuntu.  Não há pastas compartilhadas em nenhum dos equipamentos - note e computador.

VB5

Citação de: Da Lua online 21 de Setembro de 2009, 18:07
Obrigado por se interessar.  O computador se conecta ao roteador apenas através de cabo conectado à placa de rede.  Ele acessa a internet com o xp, mas não com o ubuntu.

Provavelmente a configuração do acesso está errada no Ubuntu. Compare-a com a do XP: gateway, máscara e servidores de DNS devem ser idênticos (estou supondo que o router está em DHCP, portanto o IP é desnecessário). Na dúvida, rode o 'ipconfig /all' no XP e o 'ifconfig' no Ubuntu e poste os resultados aqui para termos certeza.

Não há pastas compartilhadas em nenhum dos equipamentos - note e computador.

Sem compartilhamento não há rede interna. Ambas as máquinas devem ter pelo menos uma pasta compartilhada para que troquem arquivos em ambos os sentidos ( em cada SO).

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Da Lua

Citação de: VB5 online 21 de Setembro de 2009, 22:31
Citação de: Da Lua online 21 de Setembro de 2009, 18:07
Obrigado por se interessar.  O computador se conecta ao roteador apenas através de cabo conectado à placa de rede.  Ele acessa a internet com o xp, mas não com o ubuntu.

Provavelmente a configuração do acesso está errada no Ubuntu. Compare-a com a do XP: gateway, máscara e servidores de DNS devem ser idênticos (estou supondo que o router está em DHCP, portanto o IP é desnecessário). Na dúvida, rode o 'ipconfig /all' no XP e o 'ifconfig' no Ubuntu e poste os resultados aqui para termos certeza.

Não há pastas compartilhadas em nenhum dos equipamentos - note e computador.

Sem compartilhamento não há rede interna. Ambas as máquinas devem ter pelo menos uma pasta compartilhada para que troquem arquivos em ambos os sentidos ( em cada SO).

VB5

Consegui conexão, embora não saiba exatamente como.

O que posso dizer é q a configuração da rede deve ser " automático dhcp".

Se eu conseguir identificar o que fez a diferença, postarei aqui, pois pretendo ajudar os que enfrentam o mesmo tipo de problema.

Obrigado!

GSiqueira

eu estou com este problema fiz tudo igual no ubvuntu ip mascara mas n deu em nada daria pra explicar como eu ponho? usando um exemplo acho que posso estar pondo errado. precisa por o ip?

ajuda ae por favor abraços

VB5

precisa por o ip?

Depende de como se conecta. Se o computador está ligado diretamente a um modem de cabo (tipo Virtua), ou a um roteador com DHCP, não é preciso fazer absolutamente nada: ele receberá todos os parâmetros de rede, inclusive IP, automaticamente. Se o roteador não tem DHCP habilitado, você deve fornecer ao computador um IP dentro da faixa que o roteador aceita ( geralmente algo como 192.168.0.xxx). Se a conexão é por ADSL, não posso ajudar (não é meu caso), mas há dezenas de tópicos a respeito aqui, inclusive um bem aí em cima:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html

Boa sorte!...

VB5