Como saber se a portal serial está funcionando 100%

Iniciado por petter, 15 de Setembro de 2009, 10:11

tópico anterior - próximo tópico

petter

Tenho uma aplicação que lê a porta serial pelo endereço "/dev/ttyS0" e em um computador com Ubuntu 9.04 esse aplicação emite um alerta que não pode abrir a porta.
Tem alguma forma de verificar se a porta está instalada e funcionando corretamente?
------------------------------------
Sem assinatura

petter

Vlw, minha aplicação agora aciona corretamente a serial, porém existe um lock em /var/lock/tt..SO que bloqueia o acesso da serial.
Alguém sabe como resolver isso?
Sem assinatura

Xterminator

Não sei qual sua aplicação, mas o setserial tem muitas opções por isto indiquei a leitura do manual
você pode passar algumas opções, consulte o comando, creio que sua resposta virá mais rápido ;-)

petter

Obrigado pela ajuda, eu utilizei o setserial e informou que a porta serial /dev/ttyS0 está com o baudrate em 115200, porém minha aplicação e equipamento precisa do baudrate em 9600. Assim tentei configurar usando o comando:

setserial /dev/ttyS0 autoconfig

Mas acusou erro de acesso, vc sabe como configurar o baudrate e demais parâmetros da porta serial?
Sem assinatura

Xterminator

Como disse no próprio manual tem olha só.

CitarOptions
Setserial accepts the following options:

-a
    When reporting the configuration of a serial device, print all available information.
-b
    When reporting the configuration of a serial device, print a summary of the device's configuration, which might be suitable for printing during the bootup process, during the /etc/rc script.
-G
    Print out the configuration information of the serial port in a form which can be fed back to setserial as command-line arguments.
-q
    Be quiet. Setserial will print fewer lines of output.
-v
    Be verbose. Setserial will print additional status output.
-V
    Display version and exit.
-W
    Do wild interrupt initialization and exit. This option is no longer relevant in Linux kernels after version 2.1.
-z
    Zero out the serial flags before starting to set flags. This is related to the automatic saving of serial flags using the -G flag.

setserial -G (mostra as opções disponíveis na porta como tipo de UART e flags que podem ser usadas)

ham olhando mais um pouquinho temos alguns parametros como:
Citarbaud_base baud_base
    This option sets the base baud rate, which is the clock frequency divided by 16. Normally this value is 115200, which is also the fastest baud rate which the UART can support.
logo:

setserial /dev/ttyS0 baud_base 9600

A indicação da leitura do manual, não é má vontade se você disesse que estava configurando um modem, certamente alguém já teria te passado outras opções, mas você não especificou qual seu tipo de programa, então você realmente deve ler o manual e explorar as opções existentes no comando.

É isto
fuiiiiiiiiiiiiii

petter

É que eu tinha olhado em um site e o manual não estava completo. Agora dei um man setserial e consegui resolver isso.
O soda é que agora quando a aplicação vai ler a serial acusa lock no arquivo /var/lock/tty..S0, já adicionei o usuário nos grupos uucd e dialout conforme dicas que pesquisei e mesmo assim não resolveu.

Sem assinatura

Tota

ja tentou fazer todo o processo como root para ver?

esta trava pode ser apenas alguma permissão esquecida de ser dada ao usuario.

[],s

py8elo

Embora eu esteja atrasado,
eu concordo com o Tota...
Para acessar portas seriais no linux tem que ser su...
Então o comando teria  ser precedido de "sudo"...

Espero ter ajudado...

Citação de: Tota online 17 de Setembro de 2009, 22:58
ja tentou fazer todo o processo como root para ver?

esta trava pode ser apenas alguma permissão esquecida de ser dada ao usuario.

[],s
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164