Problemas com resolução (Resolvido)

Iniciado por rak, 14 de Setembro de 2009, 15:10

tópico anterior - próximo tópico

rak

Olá,

Estou com algumas problemas com os drivers da NVidia; geralmente utilizo um programa que sugere o driver mais adequado para a minha placa de vídeo (e realmente funcionava sem problemas até então), mas aparentemente ocorreu algum bug nele e tive de tentar procurar por um driver sozinho. O cenario da catastrofe estava montado =/

Primeiro utilizou um pacote noventa e alguma coisa (após travar uma guerra com o Synaptic devido a pacotes conflitantes), que fez com que a minha resolução mudasse para 800X600. Em seguida tentei utilizar o programa que definia o melhor pacote novamente, uma vez que ser funcionamento havia aparentemente normalizado, (por mágica). Reiniciei o computador, e a resolução de fato havia aumentado, porém para além do que meu monitor é capaz de suportar, eu acho. Após o login normal a tela fica negra apenas com a mensagem "Input no Supported". Já tentei entrar em modo de segurança sem sucesso (ocorreu a mesma coisa do gnome) e só o que me resta é o terminal (afetado pela resolução, consigo ver apenas 1/4 dele no canto da tela =/ )

Procurei em diversos fontes na internet e a maioria diziam para tentar mudar a resolução no arquivo "xorg.conf", no entanto não faço idéia de como se faz isso; alguém pode me dar uma mão?

Obrigado!

mauricio_luciano

Pode parecer bobo, mais... você ja tentou usar as configurações do monitor para puxar a imagem mais para o meio da tela? Feito isso...

No modo de texto como root faça assim:

nano /etc/X11/xorg.conf

talvez você encontre umas linhas:

Section "Monitor"
   Identifier   "alguma coisa"
   VendorName   "alguma coisa"
   ModelName   "alguma coisa"
   ModeLine   "1600x1200" 202.5 1600 1664 1856 2160 1200 1201 1204 1250
   ModeLine   "1280x1024" 157.5 1280 1344 1504 1728 1024 1025 1028 1072
   ModeLine   "1024x768" 94.5 1024 1072 1168 1376 768 769 772 808
EndSection

então você deve limitar para a sua resolução padrão, deixando assim:

Section "Monitor"
   Identifier   "alguma coisa"
   VendorName   "alguma coisa"
   ModelName   "alguma coisa"
   ModeLine   "1024x768" 202.5 1600 1664 1856 2160 1200 1201 1204 1250
   ModeLine   "1024x768" 157.5 1280 1344 1504 1728 1024 1025 1028 1072
   ModeLine   "1024x768" 94.5 1024 1072 1168 1376 768 769 772 808
EndSection

Abraços. Qualquer coisa posta ae.

rak

Não funcionou, mas consegui fazer uma solução parcial aqui mudando o driver no "xorg.conf" para "vesa"; agora consigo pelo menos manter a resolução em 800x600 =/

De fato, nem havia aquela descrição na seção que você mencionou, estava apenas:

Section "Monitor"
          Identifier   "alguma coisa"
EndSection

Notei outras diferenças também de outras mudanças que pesquisei.

Alguma sugestão?

platao

Ola rack, vc obviamente tem acesso pelo modo texto entao:

Modo 1

control+alt+f1         

sudo apt-get update

sudo su

/etc/init.d/gdm stop

apt-get install envyng-core

envyng -t

escolha as opções do instalador e escolha o driver que tem o sinal de mais "+" que e o mais recomendado

e so seguir os passos do instalador.

Modo 2

Va ao site da nvidia---> http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br

faça o download do driver da sua placa e salve no desktop

sudo apt-get update

control+alt+f1

sudo su

/etc/init.d/gdm stop

cd /home/seu usuario aqui/Desktop (com "D" maiusculo)

ls

chmod +x nome do driver aqui

./nome do driver aqui

responda as perguntas do instalador

no final ele vai erguntar se vc quer gravar a configuração do X vc clica yes

/etc/init.d/gdm start

A aceleração ja vai estar disponivel.

Apos instalarem o driver, tanto no Modo 1 como no Modo 2 proceda:

control+alt+f1

sudo su

cd | grep nvidia-settings

nvidia-settings

faça as modificações e nao esqueça de "save to X "(lembre-se de salvar senao do contrario a resolução que vc especificou nao e salva)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rak

Obrigado, consegui aqui!

Acho que haviam partes de outros Drivers instalados aqui que entravam em conflito, quando desinstalei um deles tudo voltou a funcionar "normalmente" e as alterações que fiz no xorg.conf foram aceitas. Ubuntu da trabalho =/

Valeu mesmo pela ajuda!

GSiqueira

Gente estou com problemas para instalar minha placa de video GForce 4400 NVIDIA e baixei o drive mas não roda e sei que preciso escrever uns codigo doido ai no terminal mas quando eu escrevo um ai a tela fica preta ai não consigo mais fazer o precesso e até mesmo por que estou fazendo sem ter noção doq vai acontecer ou se esta certo mesmo.
Gostaria de pedir a vocês que postassem o procedimento bem didatico para eu aprender estou com bastante dificuldade para aprender a utilizar o Ubuntu mas tenho bastante força de vontade e não vou desisitir! :D
espero contar com a ajuda de vocês FERAS DO LINUX rsrs

gostaria de saber se há tambem algum modo de assistencia para linux por telefone ou chat ? seria muito interessante.

abraços, no aguardo

Gilson S. Siqueira

platao

Companheiro siqueira, aqui no forum somos todos aprendizes faça a instalação do modo 1 que e praticamente automatico, se vc dispuzer de uma impressora imprima os comandos e depois va para o modo texto e e so seguir o passo a passo(no modo 2 coloque o driver de video na sua pasta home) e digite:

cd /home/seu usuario aqui

ls

Ha um meio de assistencia mas e paga por favor entre em contato com a canonnical para saber mais detalhes.

Tbm ha um chat on-line dos usuarios do Ubuntu que e otimo para tirar duvidas e so instalar ;

abra o terminal (aplicações->acessorios->terminal)

e digite:

sudo aptitude install xchat-common

Tbm e aconselhavel ler essa apostila facil;

http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997