Problema com compartilhamento

Iniciado por jleo, 08 de Setembro de 2009, 08:39

tópico anterior - próximo tópico

jleo

A situação é a seguinte, quando eu tinha o ubuntu 8.10 em meu notebook, fiquei surpreso em ver que conseguia vizualizar e utilizar uma pasta compartilhada windows de um PC da casa de minha mãe em uma rede utilizando um roteador, isso sem instalar samba e sem configurar nada, porém quando instalei o ubuntu 9.04, não consegui mais fazer isso, pesquisei em no forum mas só vejo dicas de instalar o samba, só quero o samba como ultima opção.

VB5

O Samba está instalado? Se não, porque não deseja instalá-lo? Creio que no seu 8.10 ele estava, e por isso funcionava.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

jleo

No Ubuntu 8.10 não instalei samba, instalei ontem o samba no 9.04 mas continua não achando as pastas compartilhadas.

VB5

Desde a versão 8.04, se lembro bem, o samba vem instalado por default - deve ser outra coisa, portanto vamos sair do zero: você consegue pingar a outra máquina?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

marcelo_venancio

Provavelmente seu roteador devia estar configurado com DHCP, e dessa forma distribuia o ip e configurava automaticamente a rede entre seu notebook e o pc, com o samba instalado (provavelmente), vc tinha então acesso aos arquivos, mas com o ubuntu 9.04 é um pouco diferente, também tive dificuldades em configurar a rede, se alguem tiver um tutorial sobre o assunto iria facilitar bastante.

jleo

Consigo pingar e quando coloco smb://<ip do computador windows> no nautilus consigo acessar as pastas.

VB5

Citação de: jleo online 10 de Setembro de 2009, 19:07
Consigo pingar e quando coloco smb://<ip do computador windows> no nautilus consigo acessar as pastas.

Então está feito... o Samba está funcionando. Quanto a acessar as pastas pela opção "Rede", nem sempre é possível. Entretanto, já pode acessá-las pelo smb://.

VB5

jleo

Poxa mas não tem um jeito de acessar sem ter que digitar o IP toda vez?  :-\

marcelo_venancio

você pode mapear o endereço e adicionar um link (atalho) no desktop.

jleo

Fiz o link, é uma pena que em relação a rede o ubuntu 9.04 esteja ruim desse jeito, tomara que a versão 9.10 venha muito melhor.

AurelioSoares

Acho que meu problema é pior, desde que instalei o 9.04 não consigo navegar nos arquivos de uma maquina windowsXP, vejo a maquina mas não os compartilhamentos dela. Eventualmente se eu fizer um marcador com smb://10.0.0.35, eu consigo ter acesso, mas por pouco tempo, ele começa reclamando que eu não tenho permissão (mesmo assim deixa eu entrar) e depois volta tudo a não funcionar. alguem sabe qual a configuração do dmb.conf ideal ou de algum tutorial atualizado sobre redes ubuntu 9.04 + XP?

Tecnohelp

Estou com um problema parecido, consigo compartilhar todas as pastas e unidades, mas quando reinicio o sistema perde todos os compartilhamentos. Alguem tem alguma solução?

fetter

Citação de: jleo online 11 de Setembro de 2009, 12:04
Fiz o link, é uma pena que em relação a rede o ubuntu 9.04 esteja ruim desse jeito, tomara que a versão 9.10 venha muito melhor.

tenho uma boa notícia pra ti, eu estou usando o 9.10 que ainda está em fase alfa e não tive nenhum problema desse tipo, a rede está funcionando 100%
Se você olhar para o céu e não ver as estrelas... se liga! Já amanheceu!