Não consigo instalar o FIREFOX. como faço isso ?

Iniciado por RIBEIRO_, 03 de Abril de 2009, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

RIBEIRO_

Galera, instalei recentemente o kubuntu, e não veio com o mozilla. No entano não consigo instalar o firefox... como faço isso ?
Já descompactei mas nada. make, make install... putz, ja to danado com isso... ao lista aparece isso.
root@ribeiro-laptop:/home/ribeiro/Desktop# cd firefox
root@ribeiro-laptop:/home/ribeiro/Desktop/firefox# ls
browserconfig.properties  libsoftokn3.so
chrome                    libssl3.so
components                libxpcom_compat.so
defaults                  libxpcom_core.so
extensions                libxpcom.so
firefox                   libxpistub.so
firefox-bin               mozilla-xremote-client
greprefs                  old-homepage-default.properties
icons                     plugins
libfreebl3.chk            readme.txt
libfreebl3.so             README.txt
libmozjs.so               removed-files
libnspr4.so               res
libnss3.so                run-mozilla.sh
libnssckbi.so             searchplugins
libplc4.so                updater
libplds4.so               updater.ini
libsmime3.so              xpicleanup
libsoftokn3.chk

Como faço apartir daqui instalar essa parada ?????????
valeu de mais.

vinicius_aleao

Não tem o Firefox nos repositórios do Kubuntu não?

RIBEIRO_

sylvester

Abre o terminal e cola:

sudo aptitude install firefox

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

RIBEIRO_

mesmo quando estou logado como root , olha o erro que dá
root@ribeiro-laptop:/home/ribeiro/Desktop# sudo aptitude install firefox
E: Abrindo arquivo de configuração /usr/share/aptitude/aptitude-defaults.pt_BR - ifstream::ifstream (2 Arquivo ou diretório inexistente)
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Inicializando estados de pacotes... Pronto
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

vinicius_aleao

Você provavelmente está rodando algum programa com permissões de superusuário e tentando instalar o programa ao mesmo tempo. Feche qualquer aplicação administrativa que esteja aberta e tente novamente.

vinicius_aleao

Bom, o problema é que eu uso o Ubuntu, não o Kubuntu, então não vou ter certeza de como te orientar. Repositórios são endereços de internet de onde o sistema busca os programas para instalar, sem que você tenha que baixar manualmente de sites, etc. Se você tem conexão com a internet, procure no KControl (acho) alguma entrada para instalar programas. No Ubuntu, você clica em Aplicações > Adicionar/Remover e depois escolhe o programa a ser instalado. Dá uma procurada aí que com certeza tem como você instalar o Firefox sem ter que compilar nada.

TellO

Aproveitando....   Eu baixei o Firefox direto do site da Mozilla. Veio com um formato assim .tar.bz2
Como faço pra instalar??????????

Vlws!

dudu_ubuntun

boa tarde,

Vc esta com um problema no apt, nada complicado de se resolver. O apt ou  o aptitute são os programas q usamos para instalar outros programas. Isso parece meio esquisito né? Ms se vc procurar estudar um pouco sobre o apt vai perceber que é uma ótima solução. Ms falemos isso outra hora.

Existem mais tres formas de instalar/usar programas no linux:

- Compilando o codigo fonte (compilar a grosso modo é instalar um programa a partir do codigo fonte, raramente vc vai fazer isso) ;

- Instalar pacotes pré-compilados. São os famosos .deb, que sao arquivos "pré-preparados" para serem instalados, ja sao compilados. Esses vc vai usar bastante ;

- Usar os binários. Alguns programas sao distribuidos de forma q vc nao precisa instalar, eles rodam diretamente. São raros.

Por incrivel que pareça vc baixou um pacote contendo os binarios do firefox. Ou seja, com esses arquivos que vc tem ja pode rodar o firefox. Vc ja conhece o terminal, portanto, entre na pasta que vc descompactou e execute:

./firefox

Deve abrir o firefox, vc pode trocar a pasta de lugar e rodar o comando /caminho/completo/firefox que o firefox vai rodar.

Particularmente nao acho essa uma boa opção, acho melhor instalar o firefox,

Para isso resolva o problema no teu apt-get.

Rode os seguintes comandos:

sudo su -
rm /var/lib/dpkg/lock
killall apt-get
killall aptitude
killall dpkg
dpkg --configure -a

Alguns sao do por garantia, agora vamos instalar o firefox:
(no mesmo terminal)
apt-get -y install firefox

Deve criar os atalhos, vc pode checar chamando o firefox pelo terminal:

firefox

sem o ./

Alias, vc tentou chamar o firefox direto no terminal?
Não me lembro onde é o atalho no menu do KDE, ms deve sem em Internet, Firefox.

abs

vinicius_aleao

Não existe nada parecido com um "Adicionar/Remover..." no Kubuntu?!

rsmb

Citação de: vinicius_aleao online 04 de Maio de 2009, 20:22
Não existe nada parecido com um "Adicionar/Remover..." no Kubuntu?!
Tem gerenciadores de pacotes sim. Tem o KPackageKit (tipo Synaptic) e outro gerenciador de programas que não recordo o nome. No Kubuntu eu consegui instalar o pacote firefox-3.0 e não firefox simplesmente. Não sei se tem esse último pacote direto, mas deveria ter. O Kubuntu está no meu note e estou usando o Xubuntu no pc. Assim, não tenho como ver isso agora. Bom, o que posso garantir é que o comando abaixo funcionou comigo:
sudo apt-get install firefox-3.0

vinicius_aleao

Então não seria melhor indicar ao rapaz o caminho gráfico para que se instale o firefox no Kubuntu? Nada contra o terminal, é até mais rápido do que soluções gráficas; só não venham me dizer que é mais intuitivo, especialmente para iniciantes. Além disso, instalar um programa graficamente dá a chance ao usuário de visualizar outros pacotes disponíveis, escolher outros programas, ler descrições, etc., enfim, ver o que está acontecendo, o que não é possível por linha do comando (pelo menos não de forma prática). Nada contra ninguém, mas às vezes eu penso que o pessoal daqui esquece que o (K)Ubuntu é direcionado para usuários não-experts, que tendem a preferir soluções gráficas e intuitivas, ainda que mais demoradas.

Abraços.

rsmb

Então, neste caso basta abrir o Gerenciador de pacotes do Kubuntu, que é o KPackageKit, e procurar lá o pacote firefox-3.0.
Isto deverá resolver.
;)

dtomadon

Citação de: RIBEIRO_ online 03 de Abril de 2009, 20:23
Galera, instalei recentemente o kubuntu, e não veio com o mozilla. No entano não consigo instalar o firefox... como faço isso ?
Já descompactei mas nada. make, make install... putz, ja to danado com isso... ao lista aparece isso.
root@ribeiro-laptop:/home/ribeiro/Desktop# cd firefox
root@ribeiro-laptop:/home/ribeiro/Desktop/firefox# ls
browserconfig.properties  libsoftokn3.so
chrome                    libssl3.so
components                libxpcom_compat.so
defaults                  libxpcom_core.so
extensions                libxpcom.so
firefox                   libxpistub.so
firefox-bin               mozilla-xremote-client
greprefs                  old-homepage-default.properties
icons                     plugins
libfreebl3.chk            readme.txt
libfreebl3.so             README.txt
libmozjs.so               removed-files
libnspr4.so               res
libnss3.so                run-mozilla.sh
libnssckbi.so             searchplugins
libplc4.so                updater
libplds4.so               updater.ini
libsmime3.so              xpicleanup
libsoftokn3.chk

Como faço apartir daqui instalar essa parada ?????????
valeu de mais.

Como sudo entre no diretório criado do firefox e de um

./firefox

se não funcionar posta denovo!!!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!