Problema de acesso em rede Windows (Não foi possível montar a localização)

Iniciado por emman0, 27 de Agosto de 2009, 17:56

tópico anterior - próximo tópico

emman0

Olá pessoal!! Estou precisando de uma ajuda de vocês. 

Na instituição que trabalho tem uma rede de 4 computadores Windows XP conectados entre sim por uma ligacão em um hub e sem possuir um servidor para gerenciar essa rede, eles funcionam normalmente. Quando coloco meu notebook (com ubuntu 9.04 e Samba e Smbclient instalados) ligado também na rede pelo hub, consigo ver a rede windows porém não consigo acessá-la. Sempre que clico pelo nautilus dá o aviso --> Não foi possível montar a localização  - Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor.

A rede windows funciona normalmente e sem IP fixo, gostaria de poder acessar os computadores da rede e uma impressora compartilhada conectada a um desses computadores.

Se possível que o nautilus pudesse acessar os computares.

Obrigado 

emman0

Esqueci de informar que instalei o Gufw e o firewall está desabilitado.

junniox

Olá...
Eu consigo acessar as estações windows através do Nautilus usando o protocolo SMB...

Abra o Nautilus e pressione Ctrl + L então digite: smb://<ip do computador windows>, quando faço isso me retorna as pastas compartilhadas da estação windows, agora, para cessar todo o conteúdo do HD da estação windows, no Nautilus, digite smb://<ip do computador widows>/c$
O c$ é um recurso de compartilhamento administratido do Windows XP, sempre disponível, a menos que o serviço Servidor esteja desligado.
Talvez seja necessário logar com algum nome de usuário e senha para ter acesso ao computador Windows.

[]'s

emman0

O problema que eles não tem IP fixo e não posso colocar ip fixo neles, eu teria que poder acessá-los pelo grupo mesmo.. 

Não consigo enxergá-los na rede e eles naum tem senha entre eles

Citação de: junniox online 27 de Agosto de 2009, 18:25
Olá...
Eu consigo acessar as estações windows através do Nautilus usando o protocolo SMB...

Abra o Nautilus e pressione Ctrl + L então digite: smb://<ip do computador windows>, quando faço isso me retorna as pastas compartilhadas da estação windows, agora, para cessar todo o conteúdo do HD da estação windows, no Nautilus, digite smb://<ip do computador widows>/c$
O c$ é um recurso de compartilhamento administratido do Windows XP, sempre disponível, a menos que o serviço Servidor esteja desligado.
Talvez seja necessário logar com algum nome de usuário e senha para ter acesso ao computador Windows.

[]'s

junniox

Ok...
Então vamos verificar algumas coisas...

1º - A sua rede Windows tem um grupo de trabalho configurado?
2º - Todos os PCs com Windows fazem parte desse grupo?
3º - Dá uma olhada no arquivo de configuração do samba /etc/samba/smb.conf, procure a diretiva workgroup, configurando o nome do Grupo, exemplo:

workgroup = GRUPO

Onde GRUPO é o nome do seu grupo de trabalho.

4º - Reinicie o Samba:
sudo /etc/init.d/samba restart

90% de chances positivas...

Ah... só uma coisa... A rede aqui tem como PDC um Windows 2003 Server, os computadores possuem IP fixo e Logam no Domínio, portanto, quando eu clico em Locais >>Rede>>Rede Windows também dá a mesma mensagem Não foi possível montar a localização e, na barra de endereço do nautilus aparece assim: network:///

Ainda não testei criar somente um grupo de trabalho no windows e incluir o ubuntu no grupo com o samba pra ver se funciona...

Vou tentar fazer esse teste com um PC windows ligado a um PC Ubuntu através de um cabo cross-over (Isolar essas máquinas da minha rede) e verificar o comportamento...

[]'s

emman0

Obrigado pela ajuda Junior, eu segui teus passos e consegui entrar dentro do grupo e enxergar as máquinas do grupo porém ainda não consigo montar as máquinas do grupo e ver os seus arquivos compartilhados, não há bloqueio para os arquivos compartilhados pelos computadores.

Será que o problema é referente ao modo de autenticação (ADS, domínio, servidor, compartilhar e usuário) do samba ? quando só se tem o grupo, sem servidor, sem autenticação em domíno, ou no computador windows deixa-se em qual ? 

Citação de: junniox online 28 de Agosto de 2009, 10:00
Ok...
Então vamos verificar algumas coisas...

1º - A sua rede Windows tem um grupo de trabalho configurado?
2º - Todos os PCs com Windows fazem parte desse grupo?
3º - Dá uma olhada no arquivo de configuração do samba /etc/samba/smb.conf, procure a diretiva workgroup, configurando o nome do Grupo, exemplo:

workgroup = GRUPO

Onde GRUPO é o nome do seu grupo de trabalho.

4º - Reinicie o Samba:
sudo /etc/init.d/samba restart

90% de chances positivas...

Ah... só uma coisa... A rede aqui tem como PDC um Windows 2003 Server, os computadores possuem IP fixo e Logam no Domínio, portanto, quando eu clico em Locais >>Rede>>Rede Windows também dá a mesma mensagem Não foi possível montar a localização e, na barra de endereço do nautilus aparece assim: network:///

Ainda não testei criar somente um grupo de trabalho no windows e incluir o ubuntu no grupo com o samba pra ver se funciona...

Vou tentar fazer esse teste com um PC windows ligado a um PC Ubuntu através de um cabo cross-over (Isolar essas máquinas da minha rede) e verificar o comportamento...

[]'s

junniox

Opa... já demos um grande passo
O problema é que os computadores windows da sua rede não tem IP, então o samba não sabe como resolver o nome dos PCs
No meu caso, como tenho IP nos computadores eu atribuo no /etc/hosts as seguintes linhas:
192.168.0.1     computador1
192.168.0.2     computador2

e assim por diante, com isso, quando no Nautilus eu digitar
smb://computador1
o samba vai saber exatamente qual máquina deve buscar (por causa do IP)
Agora... sem IP eu não tenho idéia

Contudo, você pode tentar incluir na tag [global] do arquivo /etc/samba/smb.conf o seguinte:
wins support = yes
porém não sei se isso vai funcionar...

Me fala uma coisa, de windows para windows vc consegue acessar os compartilhamentos?

[]'s

emman0

Junior eu coloquei a tag do do arquivo /etc/samba/smb.conf mudei conforme indicação notei que agora os computadores aparecem quando clico em rede e entre eles mostra também o grupo de trabalho que clicando ali aparece os computadores, ou seja, estão aparecendo isoladamente e dentro do grupo, duas vezes, porém quando clico não consigo acessar ainda os computadores.

De windows para windows consigo acessar os compartilhamentos, não existe qualquer bloqueio dentro da rede windows ou senha de acesso

Nada ainda mas acho que estamos perto..

Citação de: junniox online 28 de Agosto de 2009, 16:10
Opa... já demos um grande passo
O problema é que os computadores windows da sua rede não tem IP, então o samba não sabe como resolver o nome dos PCs
No meu caso, como tenho IP nos computadores eu atribuo no /etc/hosts as seguintes linhas:
192.168.0.1     computador1
192.168.0.2     computador2

e assim por diante, com isso, quando no Nautilus eu digitar
smb://computador1
o samba vai saber exatamente qual máquina deve buscar (por causa do IP)
Agora... sem IP eu não tenho idéia

Contudo, você pode tentar incluir na tag [global] do arquivo /etc/samba/smb.conf o seguinte:
wins support = yes
porém não sei se isso vai funcionar...

Me fala uma coisa, de windows para windows vc consegue acessar os compartilhamentos?

[]'s

junniox

Olá...
Entendi, então, no Nautilus aparece o nome dos computadores? Se aparecer o nome dos computadores, experimente abrir Locais>>Computador, dá um Ctrl + L e digita o seguinte:
smb://nome do computador
Pode ser que abra os compartilhamentos

No Windows, se você entrar em Iniciar>>Executar e digitar: \\nome do computador consegue abrir o compartilhamento ?

Ah, confirme também se o smbfs está instalado no Ubuntu:
sudo apt-get install smbfs

Outra coisa, acho que vc pode retirar a linha wins support = yes do seu /etc/samba/smb.conf

[]'s

Astromanvk

também estou com esse problema, só consigo entrar usando o ctrl+L... pelo smb4k nao aparece nada, pelo pyneighborhood também nao aparece nada, e pelo nautilus nao é possivel montar a localização... internet e impressora wireless funcionam normalmente...

pq é tão complicado assim acessar uma rede windows? sendo um usuario comum, como posso eliminar o windows se mal consigo acessar meus arquivos num servidor?

Edit: sou novo no ubuntu, ja consegui resolver algumas questoes, como java jre, ja consegui rodar o autocad2004 no wine,e agora só falta isso pra poder usar o ubuntu no trabalho em 90% das atividades.

zekkerj

Citarpq é tão complicado assim acessar uma rede windows?
Pq na ânsia de colocar as coisas pra funcionar, as pessoas pulam etapas necessárias, como verificar se o workgroup configurado no Linux é o mesmo do resto da rede, ou criar os mesmos usuários que existem no Windows no Linux e também no samba.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Astromanvk

teccoelho

lincença

mais aqui meu ubuntu qdo clico em Locais>Rede>Rede Windows>aparece o grupo do meu windows 7 qdo eu clico em cima pede id, dominio e senha ?? mais pq pedi isso se tudo no windows 7 ta sem senha como eu faço ?

leubuntu

Alo Galera ubuntu.. Seguinte eu fiz aqui e deu certo, tomara que eu saiba explicar:
menu arquivo--conectar ao servidor
Aparecerá uma cx de dialogo escolha em Tipo: Compartilhamento do Windows

Preencha os campos com as informações do seu PC
Servidor: ponha o ip do seu windows ou no me da maquina ( o meu coloquei o IP)
Compartilhamento: o nome da pasta compartilhada no windows
Pasta: / (deixe como está)
Nome do dominio: workgroup (no meu caso)
Nome do Usuario: leubuntu (o nome q vc usa no seu pc com windows)
Senha: ***** a que vc usa pra entrar no windows
Mais ou menos como na figura abaixo:

Olha desculpe se to chuvendo no molhado, mas eu peguei informações das varias resposta e consegui resolver o meu problema. Obrigado

thiagoduarteoliveira

Bom Dia a Todos.

Gente sei que o topico é muito antigo, mas vou deixar aqui registrado uma possivel solução para o que aconteceu comigo esses dias tambem, pois é a mesma mensagem que eu estava recebendo ao tentar acessar uma rede Windows nas estações Ubuntu.

No meu caso o problema estava nas maquinas ubuntu, onde estou usando a versão 12.04, e todas as maquinas eu loguei no Dominio AD, ao fazer essa integração no tutorial que eu segui o mesmo citava a alteração do arquivo /etc/Hosts, então nele eu tinha adicionado o IP do servidor como o dominio tambem, e estava tudo funcionando certinho, só que da semana passada para cá eu montei um Servidor BFW no escritorio e nele fui obrigado a mudar todos os IP's das maquinas para outra mascara, então ao fazer essa mudança as maquinas pararam de acessar o Servidor Ruindows Server 2003 que eu tenho aqui, e por isso eu quase enlouqueci rsss, então ai veio a luz eu me toquei no arquivo /etc/Hosts que tinha sido mudado, então o que eu fiz, coloquei nele o novo IP do Servidor e o Dominio e tudo voltou a funcionar normalmente ;D.
Gente estou postando isso apenas para registrar a solução do meu problema rsss, onde possa ser util para outras pessoas tambem, obrigado pela atenção.