Problema no Som, no jaunty 9.04 [ Resolvido ]

Iniciado por GTamtM, 27 de Agosto de 2009, 12:43

tópico anterior - próximo tópico

GTamtM

Boas pessoal, eu já pesquisei aqui no fórum  todos os tópicos relacionados com o problema no som.
É assim, o meu som parece estar danificado...
Pois antes não estava, só que, como troquei de motherboard e cpu. A placa de som onboard é recente e penso que esse seja o motivo.

já instalei e desisnstalei vários drives, mexi no alsa / oss
coloquei a funcionar em oss, mas o som está distorcido e os sons do sistema não funcionou [exemplo: som de inicio]

Eu já não sei o que fazer, já ando algum tempo a tentar encontrar uma solução...

lspci | grep -i audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)

aplay -l
aplay: device_list:217: nenhuma placa de som encontrada...

Se alguém me poder orientar, agradeço.

GTamtM

Consegui consertar o Som, aperfeiçoei-o seguindo este link: https://help.ubuntu.com/community/OpenSound
Onde me orientei no seguinte tópico por Gunfree: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,51414.0.html

Tenho como oss o sistema de áudio padrão, aparentemente parece que resolvi o problema do som...
Mas ainda há algo que não está bater certo, e não estou entender porquê... Os sons de sistema não "funcionam".

E não sei como resolver ... ???

P.s. O controlo de volume deixou de funcionar...

lsmribeiro

lsmribeiro

a única diferença é próprio som....

leandro@pegasus:~$ lspci | grep -i audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)

GTamtM

Uma solução, é esperar pela a nova versão linux ubuntu 9.10 ... Que já poderá conter controladores paras a novas placas de som.

Eu resolvi o problema no controlo de volume, mas de resto os sons do sistema não funcionam...

E o som torna-se um pouco mais baixo entre aplicações... Mas ainda não encontrei uma solução definitiva.

p.s. Há quem conseguiu resolver o problmea ao descarregar a versão mais recente do sistema de áudio Alsa do site oficial: http://www.alsa-project.org/main/index.php/Main_Page
No meu caso não resolveu.

Cumprimentos,
Tiago Maia.

GTamtM

Boas, para encerrar este tópico como resolvido...

Eu fiquei farto do problema do som e os ruídos que em alguns programas produziam...

Acabei por formatar e ir por passos, em livecd reparei rapidamente que o som de inicio se reproduziu... E então formatei a máquina... E diferenciando as definições que coloquei no sistema anterior foi deixar o sistema padrão do som PULSE AUDIO MIXER.  E outra coisa, foi instalar o "Ubuntu restricted extras" em vez de "w32codecs".

Na curiosidade, não sei mesmo ao certo o problema que houve.
Mas agora sim, tenho os sons e qualidade perfeita como tinha antes...

Reparei no final que a placa de som foi reconhecida:
gt@AlienWare:~$ lspci | grep -i audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)
gt@AlienWare:~$ aplay -l
**** Lista de Dispositivos de Hardware PLAYBACK ****
placa 0: Intel [HDA Intel], dispositivo 0: VT1708B Analog [VT1708B Analog]
  Subdispositivos: 1/2
  Subdispositivo #0: subdevice #0
  Subdispositivo #1: subdevice #1
gt@AlienWare:~$

Cumprimentos,
Tiago Maia