Dúvida sobre root

Iniciado por ricardonds, 24 de Agosto de 2009, 20:09

tópico anterior - próximo tópico

ricardonds

Instalei o ubutun hoje, tive certas dificuldade como instalar no hd, deixar xp como boot padrao, xp ver o hd do linux,mas td resolvido.. só tenho uma duvida.

Li que os virus do linux só funcionam se o computador estiver como root. Como saber se eu to como root? td que eu faço pedem aquela senha inicial da instalaçação. eu ja sou root? ou tem que fazer algum comando pra virar?e pra desvirar root?

procurei nos foruns, achei algumas coisas mas nao essa dúvida especifica.Obrigado.

rjbgbo

Fala ai, xará.
Seguinte, depois é bom vc continuar suas devidas pesquisas no fórum sobre essa tua dúvida e outras também.
Mas é o seguinte, pelo que sei um pouco. No Linux um programa precisa ter a permissão do root p/ ser liberado a execução.
Se vc só instalar programas dos repositórios oficiais da versão que usa, pode ficar bem tranquilo qto a maior segurança e estabilidade de seu PC.
Ainda o Linux criptografa a senha do root c/ um timer. Tipo tente instalar um programa pelo Synaptic, demore digamos alguns segundos p/ voltar e terás nova/ que digitar tua senha.
também é bom considerar que a arquitetura do Linux difere do Windows, imagina um armário:
No Windows vc tem as gavetas e roupeiro, onde fica a bagunça do registro do Windows.
No Linux, só tem as gavetas.

Bem, isso só o tempo p/ vc ir se familiarizando c/ essa e outras tecnologias do Linux.
Bons estudos p/ vc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clcampos

Completando o rjbgbo.

No Ubuntu o root já vem desabilitado, tendo que usar o usuário criado na instalação para fazer tarefas que eram exclusivas do root.

Porém para realizar tais tarefas você precisa lançar mão do sudo (no terminal), ou gksudo (para ambiente gráfico) junto aos comandos, coisa que já aumenta a segurança.

Para ter mais informações recomendo ler o texto O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

dudu_fernandoo

Bom ricardonds

o So GNU/LINUX é um sistema que tem suporte 24horas.

se vc esta no ocidente dormindo a comunidade do oriente esta trabalhando pra vc

então os programas indesejaveis encontrados até hj duraram pouco tempo se nao me engano no max 3 horas

e se vc for infectado por um deles isso afetará apenas a sua pasta home/(seu nome de usuario)

diante disso é so deletar o usuario e criar outro

mas para evitar vulnerabilidades faça um coisinha simples que é sempre manter o Sistema atualizado

root é o chefe do sistema e fica em um diretorio diferente do seu diretorio > /home/(seu nome de usuario)

espero ter ajudado

flow
GNU/LINUX Ubuntu 9.04 - Intel Core 2 Duo 3.0/Mobo Gigabyte GA-G31M-S2L/
4GB RAM Kingston 800Mhz/GeForce 9400GT 1Gb/HD 250Gb Samsung/
Monitor 19" Samsung