Scanear pastas e sub-pastas no ClamAV

Iniciado por Breaker, 23 de Agosto de 2009, 16:44

tópico anterior - próximo tópico

Breaker

Instalei a alguns dias o ClamAV, usei o comando: sudo apt-get install clamav clamav-daemon
Depois li que ele não funcionava mais só em linha de comando, mas também tinha uma interface gráfica e deveria aparecer seu atalho nos acessórios. Mas aqui não aparecia.
Fui então no Synaptic e instalei alguns pacotes do clamav que ainda não tinha, ele então apareceu em Aplicativos>Sistema, com o nome Virus Scanner. Comemorei que tinha dado certo.
Mas ainda tenho 2 problemas.

Primeiro queria saber como vasculhar todo o sistema, ou como vasculhar todas as pastas de um diretório que eu escolher. Pois quando escolho um diretório ele verifica apenas os arquivos que estão "soltos" nele mas os arquivos das pastas dentro dele não.

Outra coisa, aparece um erro na versão da interface, em ajuda aparece também a opção atualização de interface, porém não acontece nada quando mando atualizar.

Valeu!

mpmoraes

Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Breaker

Sim, com o comando "sudo clamscan -r /home" ele verificou todas as pastas.
Mas e como faço para verificar a partição do Windows? E pendrives?

mpmoraes

Você pode usar o comando:
sudo clamscan -r /
que irám verificar todo o conteúdo do seu computador, incluindo os arquivos do linux, ou:
sudo clamscan -r /(nome da partição windows)
Roda aí e depois posta pra gente saber como ficou...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Breaker

Funcionou.. tentei primeiro "sudo clamscan -r /C:" mas assim não funcionou, tentei "sudo clamscan -r /OS" também não, então encontrei o caminho correto: "sudo clamscan -r /media/OS". Funcionou para o pendrive também: "sudo clamscan -r /media/(nome)". Valeu mpmoraes!

Mas não teria como fazer isso pelo Virus scanner (sem o terminal)?

mpmoraes

Citação de: Breaker online 25 de Agosto de 2009, 09:39
Funcionou.. tentei primeiro "sudo clamscan -r /C:" mas assim não funcionou, tentei "sudo clamscan -r /OS" também não, então encontrei o caminho correto: "sudo clamscan -r /media/OS". Funcionou para o pendrive também: "sudo clamscan -r /media/(nome)". Valeu mpmoraes!

Mas não teria como fazer isso pelo Virus scanner (sem o terminal)?

Meu amigo, não conheço nenhuma interface gráfica para o antivírus.

Breaker

Estou usando uma que baixei pelo Synaptic. Pelo adicionar/remover o nome está Virus Scanner.
Mas não gostei muito. Não funciona bem e tem poucas opções.

mpmoraes

Citação de: Breaker online 25 de Agosto de 2009, 22:56
Estou usando uma que baixei pelo Synaptic. Pelo adicionar/remover o nome está Virus Scanner.
Mas não gostei muito. Não funciona bem e tem poucas opções.

Pelo Synaptic tem o ClamTK vê se esse é melhor.

Breaker

O ClamTK é o mesmo Virus Scanner.  :P

Instalei o KlamAV. Escaneia corretamente as pastas/sub-pastas. Mas não aparece os pendrives nem a outra partição para escanear. Só aparece o Home e o System. E não estou também conseguindo atualizar, dá erro:
CitarERROR: getfile: Can't create new file /var/lib/clamav/clamav-407d8f8abbeb67350b0bc46ae617503f in /var/lib/clamav
:-\

vinicius_aleao

Se você acessar o menu Arquivo no Clamav, você verá "Full Home Scan" (para escanear a home por completo), e "Checar um diretório recursivo" (para escanear um diretório E suas subpastas), podendo inclusive se selecionar o pendrive.

Breaker

Saquei, no Clamtk tem que optar por escanear recursivamente para escanear as sub-pastas também. Valeu vinicius_aleao.

Ainda não consegui foi atualizar, nenhum dos dois.  :P

vinicius_aleao

Como assim, atualizar? Instalar a versão mais recente, ou atualizar banco de dados de vírus?

Breaker

O banco de dados, mas não pela linha de comando, que é com o freshclam certo?
No Klamav a opção aparece apagada, acredito que seja por já estar com as últimas definições de vírus.
Mas no Clamtk aparece que a versão da interface está desatualizada mas não consigo atualizar. E em atualizações de vírus aparece "None found". Deveria aparecer "up to date" não?

vinicius_aleao

Curioso que não aparece nada disso no meu.

Breaker