Dúvidas Variadas - Kernel, Som placa grafica, Screenlets, Montagem de Partição

Iniciado por Neo_Angelus, 18 de Agosto de 2009, 15:11

tópico anterior - próximo tópico

Neo_Angelus

Bem, são várias dúvias, pesquisei mas não encontrei respostas, talvez tenha pesquisado mal mas, adiante.

Estou a usar o Ubuntu 9.04

1ª Tenho o computador com dual boot, quando o inicío ele apresenta as varias opçoes que posso iniciar e apresenta-me 3 kernels, posso remover os mais antigos? se sim, como?

2ª tenho uma Nvidia 9600M GT, e tenho os drivers instalados retirados do site da nvidia, quando ligo o portatil à televisão através de um cabo HDMI ele liga correctamente mas o som continua a dar no computador e não na televisão. No windows vista ou seven, ele instala uns drivers para o som da placa... Alguma solução?

3ª Usando o "Now Playing" do screenlets, não consigo obter as informações de capa, nome de musica e afins.. já tentei com o rhythmbox, banshee, e songbird. Preferiria que havendo uma solução, me explicassem como funciona no Songbird.

4ª Tenho uma partição em NTFS que é partilhada pelo ubuntu que tem uma partiçao propria e pelo windows7 que tambem tem uma partição propria. É a partição onde coloco tudo, imagens, musica, videos... etc. Como quando inicio o ubuntu a unidade não está montada, e tenho la a pasta das imagens, o meu ambiente de trabalho inicia sempre sem wallpaper até eu montar a unidade. Algum modo de montar esta partição do disco rigido automaticamente?

Por enquanto penso que seja só.. Obrigado

Cumps

clcampos

Citação de: Neo_Angelus online 18 de Agosto de 2009, 15:11
Bem, são várias dúvias, pesquisei mas não encontrei respostas, talvez tenha pesquisado mal mas, adiante.

Estou a usar o Ubuntu 9.04

1ª Tenho o computador com dual boot, quando o inicío ele apresenta as varias opçoes que posso iniciar e apresenta-me 3 kernels, posso remover os mais antigos? se sim, como?

Tem sim, de uma lida no texto (do wiki do Ubuntu) GRUB

Citar....

4ª Tenho uma partição em NTFS que é partilhada pelo ubuntu que tem uma partiçao propria e pelo windows7 que tambem tem uma partição propria. É a partição onde coloco tudo, imagens, musica, videos... etc. Como quando inicio o ubuntu a unidade não está montada, e tenho la a pasta das imagens, o meu ambiente de trabalho inicia sempre sem wallpaper até eu montar a unidade. Algum modo de montar esta partição do disco rigido automaticamente?

Por enquanto penso que seja só.. Obrigado

Cumps

Bem, ainda não usei o 9.04 em um PC com partição windows, então não tenho certeza, mas de uma olhada no tópico Auto montar drivers no Hardy que deve ajudá-lo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Neo_Angelus

Bem, o montar as drives automaticamente funcionou e está uma beleza.Obrigado :) Em relação ao grub e ao kernel, nem por isso, está na mesma.

Cumprimentos

edit: Já estãos as duas coisas a funcionar =)

clcampos

Citação de: Neo_Angelus online 18 de Agosto de 2009, 16:32
Bem, o montar as drives automaticamente funcionou e está uma beleza.Obrigado :) Em relação ao grub e ao kernel, nem por isso, está na mesma.

Cumprimentos

edit: Já estãos as duas coisas a funcionar =)

Em tempo, a melhor forma de deixar o GRUB sempre acertado é desinstalar o kernel antigo (lógico que após um ou dois dias de teste do novo), e assim além dele sair automaticamente do GRUB você ainda consegue algum espaço extra no HD.

Para fazer isso busque pelo kernel no Synaptic e desinstale todos os pacotes relativos a ele.

Claro que esta forma é mais complexa (ao menos alguns acham) que só editar o menu.lst e tirar as entradas.

Assim se espaço no HD não é problema não se preocupe, caso contrário verifique a possibilidade, se já não foi assim que fez.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Neo_Angelus

Obrigado mais uma vez clcampos.

Só é mesmo pena não poder ajudar-me nas outras 2 duvidas visto que foi o unico que se disponibilizou a dar umas dicas =)

clcampos

Citação de: Neo_Angelus online 20 de Agosto de 2009, 12:29
Obrigado mais uma vez clcampos.

Só é mesmo pena não poder ajudar-me nas outras 2 duvidas visto que foi o unico que se disponibilizou a dar umas dicas =)

Rapaz eu não uso o screenlets, muito menos tenho saída HDMI para testar e tentar de ajudar.

Eu até poderia tentar pesquisar na internet (google) para ver se te ajudava, mas agora estou muito apertado aqui no trabalho, quase sem tempo.

Mas boa sorte ai!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

velox256

Citar2ª tenho uma Nvidia 9600M GT, e tenho os drivers instalados retirados do site da nvidia, quando ligo o portatil à televisão através de um cabo HDMI ele liga correctamente mas o som continua a dar no computador e não na televisão. No windows vista ou seven, ele instala uns drivers para o som da placa... Alguma solução?

Abra o Alsamixer no Terminal (ou use o Gnome-alsamixer) e habilite as demais saídas de som (que não devem estar aparecendo na relação mostrada) e aumente o som delas (das saídas) até ver qual é a que vai sair na tv; só são mostradas as "saídas normais" do sistema de som, então vc tem que habilitá-las para poder usá-las DESDE QUE o Ubuntu tenha reconhecido plenamente a saída hdmi;

Citar3ª Usando o "Now Playing" do screenlets, não consigo obter as informações de capa, nome de musica e afins.. já tentei com o rhythmbox, banshee, e songbird. Preferiria que havendo uma solução, me explicassem como funciona no Songbird.

Instale a versão mais nova o Screenlets indo no site www.getdeb.net que vc consegue, senão vai ter que editar algumas coisas e que dão um trabalhão. O melhor programa desse tipo seria o Banshee, tenta esse, é um player como o Rhythmbox, muito maneiro.

Outra coisa, é melhor um só responder concisamente uma pergunta e resolver o problema do que receber 300 respostas sem nenhuma utilidade, não?  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Neo_Angelus

Ainda não tive oportunidade de voltar a ligar o conmputador à televisão para colocar em pratica a sua ajuda.
Quanto ao 2º ponto, não encontrei o screenlets no getdeb...
Já tentei o banshee, mas identifiquei-me mais com o songbird porque é aquele mais parecido ao iTunes.. e pronto tornou-se a força do hábito.

E sim, tem razão quando fala nas 300 respostas mas sem utilidade  :P  ;)