Pergunta besta: pq é mais complicado instalar Linux (em geral) em notebooks?

Iniciado por velox256, 14 de Agosto de 2009, 17:55

tópico anterior - próximo tópico

velox256

Pergunta besta: pq é mais complicado instalar Linux (em geral) em notebooks? Não tem um notebook que eu tenha instalado o Ubuntu ou qq outra distro de Linux que não tenha sido "direto" como acontece com desktops...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

clcampos

Citação de: velox256 online 14 de Agosto de 2009, 17:55
Pergunta besta: pq é mais complicado instalar Linux (em geral) em notebooks? Não tem um notebook que eu tenha instalado o Ubuntu ou qq outra distro de Linux que não tenha sido "direto" como acontece com desktops...

No meu notebook (acer), da minha esposa (Dell) e no do trabalho (também acer) não encontrei problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rjbgbo

Citação de: clcampos online 14 de Agosto de 2009, 18:44
Citação de: velox256 online 14 de Agosto de 2009, 17:55

No meu notebook (acer), da minha esposa (Dell) e no do trabalho (também acer) não encontrei problemas.

Penso igual/.
O problema está no hardware, seja ele de desktop, notebook e netbook.
Quem tá acostumado a usar Linux, normal/ prefere os hardware menos problemáticos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

RamonB

Eu também já instalei o Ubuntu 9.04 e o eeeBuntu (o 2.0, baseado no 8.10, e o 3.0, baseado no 9.04) no meu note eeePC 1000H da Asus e em nenhuma das vezes tive qualquer problema. Instalei também (experimentalmente) em um notebook Dell (acho que é Inspiron) de meu enteado e também não tive problemas. E eu não sou um técnico. Foi realmente super-tranquilo.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

agente100gelo

Já tive mais problemas com notebooks mas não sempre (talvez em 40% dos casos). Meu Dell Vostro recém chegado deu um trabalho muito grande mas acredito que os maiores problemas estão relacionados ao gerenciamento de energia.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Lunik

Minha teoria é que desktops estão montados em hardwares mais conhecidos que o dos notebooks mais recentes. Daí a probabilidade do kernel não reconhecer os hw recentes.

Darcamo

CitarMinha teoria é que desktops estão montados em hardwares mais conhecidos que o dos notebooks mais recentes. Daí a probabilidade do kernel não reconhecer os hw recentes.

Desktops tem um hardware realmente mais comum e é natural que o reconhecimento de hardware seja melhor para eles. Notebooks podem ter particularidades colocados pelos fabricantes para melhorar alguns pontos que são de interesse em notetebooks, como consumir menos energia, gerar menos calor, etc..

Como o hardware é diferente e os fabricantes, em sua maioria, se preocupam apenas em fazer drivers para windows, então acho até impressionante o reconhecimento de hardware que o linux oferece para notebooks.

Tenho um asus de um modelo recente que no ubuntu 8.10 não funcionou direito. Em especial a placa de rede sem-fio. Mas no ubuntu 9.04 com kernel mais recente que o do 8.10 já reconheceu a placa e estou usando o jaunty 64bits sem problemas. Ou seja, o pessoal realmente trabalha bastante para que o linux simplesmente funcione. Na minha opinião isso deveria ser obrigação do fabricante do notebook. Queria ver se os fabricantes de hardware fossem proibidos de vender seus produtos se não tivesse suporte para pelo menos dois ou três dos SOs mais comuns.