Montar e desmontar disquetes de forma automática

Iniciado por aventura, 13 de Agosto de 2009, 16:34

tópico anterior - próximo tópico

aventura

Olá pessoal,

sou nova usuária do GNU?linux Ubuntu.Deve fazer cerca de um mês de uso.
Utilizo o computador em casa, para uso pessoal e meu pai para o trabalho com
contabilidade, e por isso gostaria que alguns aqui respeitassem o uso de disquetes,
pq aqui ele é essencial.
No entanto, ele não deseja utilizar linhas de comando toda vez que colocar um disquete
na unidade A. Eu também não tenho paciência para ficar abrindo assim o tempo todo e
ele simplesmente passa para o computador ao lado (cujo sistema operacional é Windows XP).

Sei também que pode ser que tenha um tópico sobre isto, mas não encontrei.

Peço ajuda de vocês, por favor!

aventura

ops...percebi que criei um tópico no lugar "errado".

Esta parte seria para postar dicas, e não problemas...

Desculpem-me.

pigdin

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

clcampos

Citação de: pigdin online 13 de Agosto de 2009, 16:51
Dê uma olhada aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=44454.0

abraço.

Poxa, como o Tio FeNix falou neste outro tópico eu nem lembro mais de disquete, ao pontos que os PC's aqui nem trazem mais este drive.

Porém se você abrir o nautilus e clicar em "Drive Disquete" (que fica do lado esquerdo) ele não monta?

Putz... que tremenda ignorância minha sobre o tema... mas como já usei muito (antigamente) lembro que fazia a montagem como disse, e desmontava usando o applet do painel "Montagem de volumes"...  acho que é isso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

aventura

Pois é, só lembrando que aqui ele é para trabalho e é essencial.

Ninguém vai entregar um pen drive para cada serviço feito para ser entregue à receita federal.

E por linha de comando ele monta sim, mas não monta por meio gráfico.

O computador que faz isto é porque houve uma configuração prévia pra isso (como o do meu namorado, que comprou com GNU/Linux na loja).

É essa configuração que eu quero mas ninguém é capaz de responder.

Não acho mais que minha dúvida seja tão "iniciante" assim.

Abraços

Lunik

Mesmo que não esteja montando automaticamente, acho que utilizando o applet de montagem de volumes no seu painel você vai conseguir montar e demontar eles com um clique no máximo.

aventura

Obrigada pela atenção...

mas não monta pelo applet de montagem.

Só monta por linha de comando.

Os demais como cd, dvd e pen drive não necessitam de linhas de comando por aqui. Mas o disquete
só monta e desmonta por linhas de comando.

Abraços

Kamei Hyoga

E se criar um shell script pra montar e outro pra desmontar? Ae bastaria colocar eles num cantinho da área de trabalho e dar dois cliques no que precisar.

Crie um arquivo chamado montar disquete (ou outro nome qualquer), com o conteúdo:

#!/bin/bash
comando para montar o disquete

Salve na área de trabalho e nas propriedades, marque ele como executável.

Agora crie um outro, da mesma forma, só que com o nome desmontar disquete e com o comando para desmontar o disquete.

Também salve na área de trabalho e modifique as propriedades.

Agora basta usar o Montar quando botar o disquete e o Desmontar antes de tirar.

Em teoria funciona hehehe Como não tenho disquete aqui, não tenho como testar.

VB5

aventura,

para mim (no 9.04) o drive de 1.44 aparece em Locais, como "Drive de Disquete". Basta introduzir um e clicar aí e o disquete é montado. Outra opção, ainda em Locais, é abrir "Computador" e ( após colocar o disquete) clicar no ícone correspondente ( geralmente "fd0").
Embora pareça ultrapassado, este drive é muito útil, especialmente para operações que devem ser conduzidas em DOS puro, como alteração de firmware de dispositivos, como HDs - não abro mão dele!...  Espero que ajude!

Caso tenha ainda problemas, poor favor poste o seu /etc/fstab.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB