Xubuntu não toca música direto do cdrom

Iniciado por Assemblador, 19 de Abril de 2006, 15:38

tópico anterior - próximo tópico

Assemblador

Olá pessoal,

Instalei o Xubuntu (gosto de Xfce),mas encontrei um problema que não consigo resolver:

1 - cdrom funciona normalmente para dados,mas não toca música.Apesar de escutar mp3 na boa quando o arquivo está no hd.Outro detalhe : assisto filme direto do dvd na boa também.Mas música direto do cd não.

Se alguém puder ajudar sou grato.
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

hanover

o ubuntu é baseado no debiam
e no debiam todo aplicativo é de licensa gpl
por isso o ubuntu nao vem com suporte a mp3 nativo
tem haver com essa historia de patentes
entao pelo live cd voce nao vai conseguir escutar mp3, a nao ser que tu instale no hd e baixe os codecs necessarios

GNU/Linux. Viva essa liberdade!

Assemblador

Acho que o amigo não entendeu.

Sei destes detalhes que vc explicou,até porque já tenho o Debian sarge instalado aqui,assim como o kubuntu,porém todos eles tocam mp3,inclusive o Xubuntu,objeto da questão.O detalhe não é o mp3,que toca perfeitamente,aliás qualquer coisa proprietária funciona por aqui (mp3,wma,wmv,mpeg,etc).A questão é :

Porque o Xubuntu não toca músicas que estão no cdrom?

De qualquer forma,obrigado pela tentativa,mas continuo pesquisando.
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

Assemblador

Citação de: AssembladorAcho que o amigo não entendeu.

Sei destes detalhes que vc explicou,até porque já tenho o Debian sarge instalado aqui,assim como o kubuntu,porém todos eles tocam mp3,inclusive o Xubuntu,objeto da questão.O detalhe não é o mp3,que toca perfeitamente,aliás qualquer coisa proprietária funciona por aqui (mp3,wma,wmv,mpeg,etc).A questão é :

Porque o Xubuntu não toca músicas que estão no cdrom?

De qualquer forma,obrigado pela tentativa,mas continuo pesquisando.
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

hanover

quando vc falou cd rom pensei logo no live cd

acredito que deve tocar sim.
conheço pouco o kde, mas com certeza ele deve ter um aplicativo semelhante ao gnome-cd!

Assemblador

Amigo não me leve a mal,mas vc precisa ler com atenção antes de fazer algum comentário.

Se vc prestar atenção verá que estou me referindo ao Xubuntu,portanto,ele usa o desktop XFCE,não tendo nada a ver com KDE ou GNOME.

Nada pessoal.

Sucesso em suas leituras. :wink:
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

hanover

eu to vuando mesmo!
deve ser o efeito das drogas...
uhahua =P

Assemblador

Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

pinduvoz

Vc. pode tentar usar o XMMS.

Instale o XMMS pelo apt-get ou synaptic.

Abra e clique com o direito na barra de cima, depois em opções e preferências.

Escolha, na primeira aba, o plugin de cd de aúdio (audio cd reader) e configure. Configure também na primeira aba o plugin cd audio player, especialmente quanto ao dispositivo (provavelmente /dev/hdc) e ponto de montagem (também provavelmente /media/cdrom), marcando também "extração de áudio digital".

Na última aba (audio cd) configure o diretório de montagem (/media/cdrom).

Insira o cd e teste, abrindo pelo "playlist" do XMMS ou pelo comando abaixo, que funciona no Gnome mas talvez não funcione no XFCE.

xmms -p /media/cdrom

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::