Estação Ubuntu em Rede Windows - Samba seria a solução?

Iniciado por musinet, 09 de Agosto de 2009, 14:21

tópico anterior - próximo tópico

musinet

Descrição do problema:

Logo de início já vou pedir desculpas pelo tópico longo, mas quero explicar bem direitinho o meu problema e o que eu quero resolver.

Instalei o Jaunty stand alone na minha máquina, ou seja, não tenho dual boot com nenhuma versão do Windows ou qualquer outro SO.

Eu uso a minha máquina para fins profissionais, e quando estou no escritório da empresa para a qual trabalho tenho que me conectar a uma rede Windows.

Tanto quando estou no escritório quanto quando estou fora, me conecto com a rede Windows através de um TS Client qualquer.

Também fazia a conexão via TS quando tinha o Vista. Mas naquela época eu tinha a facilidade de trocar arquivos entre a minha máquina e a rede usando a interface gráfica, e o próprio TS "enxergava" o meu drive C como uma unidade da rede.

Agora que eu uso o UBUNTU, perdi essa facilidade. Então a troca de arquivos virou um perrengue. O procedimento é o seguinte:
UBUNTU -> WINDOWS: envia o arquivo para a rede via FTP; entra na rede via TS Client; entra no diretório de upload do FTP; move o arquivo para a pasta que eu quero.
WINDOWS -> UBUNTU: entra na rede via TS Cliente; entra na pasta que em que está o arquivo; manda o arquivo para o diretório de download do FTP; desce o arquivo para minha máquina usando o FTP.

Pergunta:

Existe uma forma mais fácil de fazer a rede Windows "enxergar" o meu sistema de arquivos? O SAMBA resolveria o meu problema?

BTW, o pessoal de infra da minha empresa não presta suporte para linux, então teria que ser alguma solução que envolvesse apenas a minha máquina e a infra já existente na empresa, sem mexer o que tem lá...

Desde já muito obrigado!!!

VB5

Existe uma forma mais fácil de fazer a rede Windows "enxergar" o meu sistema de arquivos? O SAMBA resolveria o meu problema?

Como está usando o Jaunty, em princípio você já tem o SAMBA instalado ( verifique no Synaptic). Estando ambas as máquinas na mesma rede, deve ser imediato; teste digitando na barra de endereços do Nautilus:

smb://<IP da máquina a acessar>

Entre redes diferentes, prefiro usar o Gnome-RDP - ele dá acesso total às maquinas Windows, uso-o para gerenciar meus servidores desde casa. No sentido inverso também funciona, mas relembro que a senha deve ser forte já que o acesso é completo. Se é somente para transferir arquivos, prefiro o FTP.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

musinet

Obrigado, VB5. Eu havia tentado com o DNS, mas não consegui... Tem como eu descobrir o IP pelo DNS?

VB5

Citação de: musinet online 10 de Agosto de 2009, 19:14
Obrigado, VB5. Eu havia tentado com o DNS, mas não consegui... Tem como eu descobrir o IP pelo DNS?

DNS (Domain Name Server) é um serviço de tradução de endereços padrão ( "www... ") para IP, mas não serve para o que quer, ao que entendi. Se você precisa do IP da máquina a ser acessada, basta abrir nesta o 'Prompt de Comando' e digitar:

ipconfig /all

Ou verificar as Configurações de Rede. Não esquecer que esta máquina deve ter o acesso ao Remote Desktop liberado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

musinet

VB5,

Obrigado pela ótima vontade em ajudar, mas realmente fiquei perdido.... Dei um ping no servidor e o resultado foi 187.4.248.18 .

Entrei no servidor TS pelo TS Client e digitei o comando ipconfig /all e o resultado foi:

Configuração de IP do Windows

Nome do host . . . . . . . . . . . : seniorts03
   Sufixo DNS primário. . . . . . . . : interno.senior.com.br
   Tipo de nó . . . . . . . . . . . . : híbrido
   Roteamento de IP ativado . . . . . : não
   Proxy WINS ativado . . . . . . . . : não
   Lista de pesquisa de sufixo DNS. . : interno.senior.com.br
                                        senior.com.br
                                        com.br

Adaptador Ethernet Conexão local:

Sufixo DNS específico de conexão . : interno.senior.com.br
   Descrição. . . . . . . . . . . . . : Broadcom NetXtreme Gigabit Ethernet
   Endereço físico. . . . . . . . . . : 00-14-5E-3D-E5-67
   DHCP ativado . . . . . . . . . . . : sim
   Configuração automática ativada. . : sim
   Endereço IP. . . . . . . . . . . . : 10.0.0.38
   Máscara de sub-rede. . . . . . . . : 255.255.0.0
   Gateway padrão . . . . . . . . . . : 10.0.10.6
   Servidor DHCP. . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
   Servidores DNS . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
                                        10.0.0.75
   Servidor WINS primário . . . . . . : 10.0.0.57
   Servidor WINS secundário . . . . . : 10.0.0.75
   Concessão obtida . . . . . . . . . : segunda-feira, 10 de agosto de 2009 16:4
1:13
   Concessão expira . . . . . . . . . : terça-feira, 18 de agosto de 2009 16:41:
13

Aí, galera, não vão sacanear, einh? É um servidor de trabalho... ;)

Eu abri o FF e digitei na barra de espaço: smb//187.4.248.18 . Não vi nada de útil no ipconfig (pelo que entendo -- e é pouco, muito pouco :D -- são endereços internos).

Alguma luz?

VB5

musinet,
Não sei como obteve esse IP, pois em geral digita-se 'ping <IP da máquina alvo>

Se os dados abaixo foram obtidos diretamente no servidor, o IP do mesmo  é 10.0.0.38. Por ser uma rede de trabalho, seria necessário ter mais informações para dizer algo mais a respeito (se possível); pela mesma razão, não acho aconselhável postar em um fórum aberto tantas informações sensíveis - o fórum pode ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar. Você é o administrador da rede? se não, sugiro falar com ele para resolver esse problema:
Endereço IP. . . . . . . . . . . . : 10.0.0.38
   Máscara de sub-rede. . . . . . . . : 255.255.0.0
   Gateway padrão . . . . . . . . . . : 10.0.10.6
   Servidor DHCP. . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
   Servidores DNS . . . . . . . . . . : 10.0.0.57
                                        10.0.0.75

Não costumo responder por MP, mas dado o seu caso, se houverem outro dados desse tipo, por favor envie-me uma.

VB5

musinet

VB5,

Obrigado pelo empenho... Consegui aquele IP digitando no Konsole:

ping ts03.senior.com.br

Bueno... vou tentar conseguir o IP falando com o administrador. Você tem razão... não quero ficar abrindo muitos dados no forum por causa da sensibilidade do assunto. Dequalquer forma, fico extremamente agradecido pela ajuda dada até agora.

Abs.
Cassiano

VB5

A gente tá aqui pra isso - ajudar como puder...  :)

( ),

VB5