Linux nao le meu cd que era do Windows Vista.Da formato invalido ! (Resolvido)

Iniciado por Leigo Total, 26 de Julho de 2009, 10:20

tópico anterior - próximo tópico

Leigo Total

Ola pessoal, tudo bem ? Pois e, estou de volta. Finalmente consegui entrar no mundo do linux. Apos tentar o opensuse e o mandriva eu fiz outra tentativa e instalei o Ubuntu 8.10. Nossa , foi fantastico. Ele reconheceu tudo no meu notebook. A principal coisa era a placa wireless, que imediatamente apos a instalacao, foi logo me avisando que eu estava conectado . Foi otimo.
Ate mesmo minha placa Nvidia, deu tudo certo. Bem... mas minha questao e o seguinte: Antes de eu instalar o Ubuntu, eu fiz uma copia geral de todos meus arquivos , fotos, pdfs, tudo que eu tinha do Windows Vista e copiei em um Cd.
Pra fazer essa copia , eu usei o proprio windows explorer do Vista.

Bem.... ja estou usando o linux, normalmente, todavia preciso dos meus arquivos que eu tinha no windows vista. Gostaria de deixar bem claro que eu NAO TENHO MAIS O WINDOWS VISTA NO MEU NOTEBOOK. Na instalacao preferi arrancar o windows de vez. ok !!!

O que esta acontecendo entao ?  O problema e que o Linux nao esta conseguindo ler meu cd. Ele me da um aviso depois q eu coloco o cd que "NAO FOI POSSIVEL MONTAR A UNIDADE UDF ou UDH nao me lembro . Ja tentei de tudo, falei com o pessoal no canal do Konversation, eles me ajudaram a habilitar meu dvd pra rodar filmes, se eu coloco um cd virgem , o sistema aceita enfim, ta tudo normal. So o que nao esta aceitando e esse cd . Ja tentamos no terminal, e sempre da o mesmo erro. Impossivel ler o cd , formato invalido.

O pessoal me ajudou com varios comandos, enfim, tentamos muito, mas nao deu nao. O que devo fazer pra recuperar meus arquivos que estao nesse cd e colocar aqui no meu linux ???
Obrigado pela ajuda e Deus os abencoe

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Leigo Total

Obrigado pela tentativa, mas pelo que entendi no site, esse procedimento so serve pro tal Ubuntu Hardy ou estou enganado ?????
Meu ubuntu e o 9.04 . Outra coisa, e que ela disse pra colocar dentro de um subdiretorio que tem o windows , mas eu nao sei se tenho esse subdiretorio, pq meu notebook foi formatado pra ter o Linux apenas.
Se puderem continuar me apoiando eu agradeco, pois preciso ter acesso aos dados do meu antigo cd do windows vista.

mpmoraes

Citação de: Leigo Total online 27 de Julho de 2009, 09:45
Obrigado pela tentativa, mas pelo que entendi no site, esse procedimento so serve pro tal Ubuntu Hardy ou estou enganado ?????
Meu ubuntu e o 9.04 . Outra coisa, e que ela disse pra colocar dentro de um subdiretorio que tem o windows , mas eu nao sei se tenho esse subdiretorio, pq meu notebook foi formatado pra ter o Linux apenas.
Se puderem continuar me apoiando eu agradeco, pois preciso ter acesso aos dados do meu antigo cd do windows vista.

Meu amigo, pelo que você diz outros CDs são lidos sempreblemas correto?

Sei que está sem condições de acessar o CD pelo seu computador, mas para testar te dou a seguinte sugestão:

Tente acessar o CD através de outro micro, só para ver se a mídia não está corrompida.

Depois posta aqui o resultado.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Leigo Total

Ola !!
Mpmoraes, obrigado pela ajuda.. Bem, pra minha surpresa, hj tentei outros cds que eram do windows vista.
Eu ainda nao tinha tentado nenhum outro. Instalei o linux essa semana, ainda to aprendendo , por isso eu fiquei 3 dias tentando acessar esse cd e nem lembrei que eu tinha uma copia dele.
Bem, a copia dele funcionou, gracas a Deus e consegui pegar todos meus arquivos que eram do windows.
Andei testando também todos outros cds. Bem.... nem todos funcionam nao!! Sera que isso e normal ???
Tenho certeza que todos os que nao funcionaram, funcionam no windows, pois usei os mesmos na semana passada.
To passando pra vc dar uma olhada no meu terminal, e ve se tem algum problema ou se ta tudo normal.
Consigo assistir meus dvds normalmente, qdo coloco um cd virgem, ele abre logo uma tela pedindo se eu quero gravar, ou seja, ta funcionando tudo normal sim.
O problema eram esses cds do windows, quer dizer, alguns cds que nao rodam

Obrigado pelo apoio

abracos

noquinho@noquinho-laptop:~$ sudo mount -t udf /dev/sr0 /media/cdrom
[sudo] password for noquinho:
mount: dispositivo de blocos /dev/sr0 é protegido contra gravação; montando somente para leitura
mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sr0,
       missing codepage or helper program, or other error
       Em alguns casos informações úteis são encontradas no syslog - tente
       "dmesg | tail" ou algo do tipo

noquinho@noquinho-laptop:~$ dmesg | tail
[18323.814873] sr0: rw=0, want=1371008, limit=1323400
[18323.814879] udf: udf_read_inode(ino 342751) failed !bh
[18323.814887] UDF-fs: No partition found (1)
[18360.183520] attempt to access beyond end of device
[18360.183537] sr0: rw=0, want=1371008, limit=1323400
[18360.183545] udf: udf_read_inode(ino 342751) failed !bh
[18360.213807] attempt to access beyond end of device
[18360.213814] sr0: rw=0, want=1371008, limit=1323400
[18360.213821] udf: udf_read_inode(ino 342751) failed !bh
[18360.213828] UDF-fs: No partition found (1)
noquinho@noquinho-laptop:~$ cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=721021a3-6d97-4941-9e66-b6d698d4de95 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=f6d43ed1-bc07-49bd-aecb-08bcb46ca631 none            swap    sw              0       0
/dev/sr0       /media/cdrom0  auto user,noauto 0       0
noquinho@noquinho-laptop:~$

mpmoraes

Caso você esteja usando o Brasero, verifique se já tem os seguintes pacotes instalados (via Synaptic):

- ubuntu-restricted-extras;
- cdrdao;
- cdtool;
- dvd+rw-tools;
- libdvdread;
- libdvdcss.

Estou seguindo a seguinte linha de raciocínio: "talvez o software não esteja legal".

Outra dica que dou e instalar o Gnomebacker e tentar por ele.

Estes são os passos que segui quando tive problemas de reconhecimento de mídia.

Outro ponto interessante: mídias regraváveis às vezes apresentam problemas.

Caso os testes com os aplicativos acima (todos gnome) não funcionem, vamos cair para o KDE com os pacotes / aplicativos:

- k3b;
- juk;
- quodlibet-plugins;
- kde-i18n-ptbr.

E depois poste aqui o resultado.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

mpmoraes

Citação de: mpmoraes online 27 de Julho de 2009, 15:12
"...

- ubuntu-restricted-extras;
- cdrdao;
- cdtool;
- dvd+rw-tools;
- libdvdread;
- libdvdcss
....".

Acredito os itens em negrito sejam os mais importantes, pois vendo com calma seu post o CD está protegido...

Leigo Total

Obrigado a todos pela ajuda.
Bem, mudei a opcao do gedit , pois tava faltando o tal iso 9600.
Depois disso, a maioria dos cds que nao estavam lendo passaram a ler normal.
;D