Mockup

Iniciado por Thales Oliveira, 06 de Agosto de 2009, 09:17

tópico anterior - próximo tópico

Thales Oliveira

Criei um artigo sugerindo idéias para criação de um mockup para o Ubuntu.

http://atras-da-tela.blogspot.com/2009/08/aparencia-ubuntu.html

Gostaria de ter colocado mais coisas, mas a preguiça não deixou.

Abraço
-------------------
Atendendo o pedido^^

Aparência
s.f. O que se mostra à primeira vista; exterioridade, aspecto: casa de bela aparência; é bom desconfiar das aparências. / Probabilidade, verossimilhança: o fato contradiz todas as aparências. / Filosofia. Aquilo que percebemos, por oposição à realidade em si, que nos escapa. / Engano, ilusão, disfarce: aparência de altruísmo. // Salvar as aparências, encobrir, disfarçar ações que podem comprometer a reputação ou suscitar suspeitas. loc. adv. Em ou na aparência, aparentemente, segundo o que se vê.
Vou falar aqui da aparência do Ubuntu, sugestões para uma base de criamento de um Mockup para o Ubuntu, ou até mesmo um novo tema para o Gnome.
Depois do anuncio da Canonical declarando que deixaria o Ubuntu mais "bonito" que o Mac OS, surgiu um Mockup famoso por ai:
http://1.bp.blogspot.com/_AlEDEpHsgY4/SnXZYBFdcRI/AAAAAAAAACE/SZTVyEeRRyI/s1600-h/ubuntu_mockup_hardy_heron_by_willwill100.png


(Mais informações faça uma busca o)
Muito bonito por sinal, mas acho que não seria o ideal para a tentativa de superar o Mac OS no quesito "beleza". Entenderá minha opinião ao final do post.

Creio que para um visual bonito tanto quanto o Mac OS são necessárias algumas considerações ao designer, começando pela valorização do espaço de trabalho, vejo o espaço real de trabalho nos desktops está pode ser comparado como a Beleza vs Memória Ram, a procura de um equilíbrio entre os efeitos que deixar o Desktop mais bonito e o menor uso de Memória Ram, o espaço real do Desktop também deve ser analisado assim, procurar ganhar cada vez mais espaço sem comprometer a usabilidade.

Um ponto interessante na parte gráfica do Mac OS é a barra de rolagem, as duas "setinhas" posicionadas abaixo torna muito confortável a navegação, um item um tanto quanto simples mas que permite o menor arrasto do mouse para uma rolagem, e a ausência da repetição da seta(que rola para cima) no topo da barra proporciona um ganho de espaço, tirando um item que não tem serventia efetiva.

Um ponto fundamental na parte gráfica do MAC OS, são as cores claras(acho que o cinza das janelas no Mac é o cinza perfeito, se é que isso existe hehe), mas não estou falando que precisa ser cinza, branco, etc, precisa ser claro, esse Mockup acima possui cores lindas, certamente inspiradas na cor de co... terra da logo do Ubuntu, mas isso no uso constante de um S.O é muito cansativo, já tentei com todas as minhas forças usar temas escuros(por serem alguns tão lindos), mas não da, trabalho no computador o dia todo, e isso cansa muito meus olhos. Continuando no item cores, não entendo o porque da Canonical usar no S.O esse tom de "terra" ou sei la que cor tem esse marrom/laranja do Ubuntu, é feio de mais, muito mesmo, mas como provavelmente eles usem por tradição e pelo Logo do S.O, então vamos considerar ele, acho que um Mockup sem usar a "terrinha" não seria aceito pelos desenvolvedores, mas também não quer dizer que o sistema todo tem que ser marrom/laranja, podemos colocar esse tom em alguns detalhes(bem pequenos, hehe), e seguindo um padrão para o uso do mesmo.

No caso do Dock, acho que não será usado por padrão no Ubuntu tão cedo, e talvez não precise, é muito simples instalar e configurar um, então se criar um Mockup já pode pensar na "bendita" barra inferior com as aplicações em uso, faça um exemplo com um Dock se quiser(será bem vindo para aguçar a imaginação).

Os ícones são coisa simples, tem tanto ícone legal no gnome-look, não precisa copiar de outro S.O como esse camarada fez no mockup acima, pode tirar base em ícones de outros S.Os mas copiar é complicado(num é? =S).

No mais tentar ser simples o máximo possível, e usar como primeira base os temas já usados no Ubuntu(por padrão).

Acho que escrevi o mais importante em se considerar em uma nova aparência para o Ubuntu.
Muitos pensam não haver importância o visual do Ubuntu, já que ele é tão flexível para configurações, mas podem acreditar que muitas pessoas se apegam a aparências muito mais que funcionalidades(leigos? Sim, mas usuários do mesmo jeito, e os usuário que creio serem o foco da Canonical). A aparência pode tornar muito mais fácil a adaptação em migrações de S.O.

Abraço
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Tota

Ola Thales Oliveira

Gostei de seu texto, parabéns, porém tenho apenas uma critica a ele:

Por que colocou apenas o link?

Muitos usuários usam ainda linha discada, o que prejudica a visibilidade de seu texto.

Por que não edita-lo e colocar, dentro das regras do fórum, aqui mesmo ?
( Voce só precisaria editar o tamanho da imagem...)

Isto poderia gerar um debate mais produtivo, pois teríamos o seu texto mais "à mão"

Ainda como comodidade ao forum, estou movendo o texto para Café com Ubuntu.

Abraços e parabéns novamente

Thales Oliveira

A alteração já foi feita ;)
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

achteutis

CitarInserir Citação
Criei um artigo sugerindo idéias para criação de um mockup para o Ubuntu.

http://atras-da-tela.blogspot.com/2009/08/aparencia-ubuntu.html

Muito legal. Concordo com o que você diz em relação ao uso eficiente do espaço de tela. Talvez por isso ter optado, pelo menos por ora, por usar o menu global no painel superior: era espaço desperdiçado, como por exemplo vemos no mockup - e isso fica mais sensível em telas widescreen, como em laptops. Recentemente, também descobri como passar os painéis do nautilus pra um só painel. Tudo pra economizar espaço de informação, normalmente disposto horizontalmente, o que faz perder espaço em widescreen.

http://picasaweb.google.com/lh/photo/cv86qAWA5-g64oUpbZBn_Q?feat=directlink

http://picasaweb.google.com/lh/photo/KXmXOTY0330rIwZxUHDemQ?feat=directlink

A combinação de cores padrão talvez seja questão de gosto mesmo. Existem temas alaranjados muito bonitos, como o slim gelatin ou o elegant brit. O importante é que haja equilíbrio nas cores pra uso, e que elas auxiliem a visibilidade - concordo com o cinza da apple, é perfeito pra visualização do conteúdo, mais do que uma boa combinação de cores.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Thales Oliveira

Gostei das telas =]

E sim tem temas com as cores mais tradicionais do ubuntu que são bem bacanas, mas o que esse cara fez ai cansa a vista mesmo.
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

nq6

#5
Olá, Thales. por enquanto o Gnome não suporta temas complexos. Como podemos ver no artigo a seguir.

Pensamentos sobre o GNOME 3, Parte 1

Pouca coisa mudou nos últimos anos quando se fala em temas para o GNOME. Na verdade, a mesma base que se instalou a partir das versões 2.X é a igual desde o começo de 2002. Quanto a essa área, pelo menos, pode-se ver que o GTK+ tem pouca evolução.

Parte deste problema pode ter ocorrido por dois fatores:

O primeiro é a maneira como os temas funcionam no GTK+. Para criar um tema inovador, é preciso programar uma nova engine de tema. Isso demanda muito trabalho e cria um paradoxo. A menos, é claro, que o artista gráfico que deseja criar o tema saiba programar em linguagem de baixo nível. O processo não é tão simples quanto deveria ser. Não é como criar uma página de internet utilizando Folhas de Estilo em Cascata.

O segundo fator é a dificuldade de escalonamento do tema. O GTK+ foi inicialmente planejado para criar estruturas visuais totalmente uniformes. Por um lado, isso é ótimo: simplicidade, facilidade de uso e padronização.

Entretanto, a procura extrema por uma interface uniforme trouxe dois pontos, e não um só. O primeiro ponto é a padronização propriamente dita, a facilidade de uso. Uniformizar o sistema, deixando-o igual em todos os cantos torna-o visualmente organizado e faz com que o usuário não sinta estranhamento ao ver algo novo. Mesmo por que nada será diferente o suficiente para isso.

O segundo ponto é o oposto. Criar um sistema todo amarrado em uma roupagem única acaba deixando os desenvolvedores amarrados também. Nem sempre a formatação possível para a exibição de certo conteúdo vai ser a melhor formatação. E não estou querendo dizer que para se resolver isso basta usar skins, ou um tema para cada aplicativo e et cetera.

Não se trata de usar skins, como os programas proprietários adoram fazer. Trata-se de permitir ao software personalizar seus widgets. Sim, existe uma grande diferença entre esses dois casos. Por exemplo, veja neste screenshot uma comparação da barra lateral dos navegadores de arquivos do GNOME 2.25 e do Mac OS X:

Comparação entre a barra lateral do Finder, para Mac OS X e do Nautilus, para GNOME

http://vdepizzol.files.wordpress.com/2009/01/comparasion.png
Editado pela moderação. Usuário acessou o fórum após envio de MP e não corrigiu imagem

Embora os dois passem a mesma informação com a exibição dos atalhos, no GNOME a mesma árvore de exibição é apenas mais um elemento igual a tantos outros, como pode ser vista em outros aplicativos exatamente da mesma maneira. Não há destaque nenhum para algo que é importante para a navegação.

E embora não haja nenhum problema grave com isso, é possível perceber que, ao ser posta ao lado da barra do Mac OS X, ela não possui a melhor formatação. Ela simplesmente possui a formatação possível.

É claro que é possível hoje criar com GTK+ algo estilizado como a barra do Mac. Mas é difícil. Difícil porque o GTK+ foi desenvolvido para ser extremamente uniforme na sua roupagem. E a necessidade de utilizar uma exibição flexível que atenda a necessidade de criar interfaces cada vez mais polidas e interessantes parece mostrar qual caminho o GTK+ e o GNOME estão querendo seguir.

Ainda em outubro, quando estava pesquisando algumas informações para a palestra que dei no 5º Fórum GNOME, encontrei um projeto muito interessante que procura tapar parte deste buraco. O gtk-css-engine, desenvolvido pelo Robert Staudinger, é um projeto que tem como objetivo permitir que temas de GTK+ sejam criados utilizando CSS.

Ao invés de manter o conceito atual envolvendo várias engines com definições de estilos e um arquivo gtkrc para pequenos detalhes, o gtk-css-engine é uma alternativa em desenvolvimento que coloca na mão do designer todas definições de estilo e possibilidades. Ou seja, ele tira a necessidade de programar novas engines para cada tema e cria uma engine única para todos os temas.

Isso não resolve tudo, logicamente, mas deixa claro que em breve será muito mais fácil transformar mockups em temas de verdade no GNOME. Além disso, a integração entre CSS e GTK+ parece dar uma breve resposta sobre como tornar possível a personalização dos widgets no futuro.

Fonte: http://vdepizzol.wordpress.com/2009/01/21/pensamentos-sobre-o-gnome-3-parte-1/
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Thales Oliveira

Citação de: nq6 online 06 de Agosto de 2009, 14:44
Olá, Thales. por enquanto o Gnome não suporta temas complexos. Como podemos ver no artigo a seguir.

Humm, não sabia disso, apesar de já ter reparado essa padronização. Então podemos adicionar essa nova informação em se tratando de criar uma mockup.
Agora apertou ainda mais o limite para criatividade =/..

CSS com GTK, soa até como algo "impossível", bem legal, ficar na torcida para que dê certo.
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

nq6

#7
Citação de: Thales Oliveira online 06 de Agosto de 2009, 15:50
Citação de: nq6 online 06 de Agosto de 2009, 14:44
Olá, Thales. por enquanto o Gnome não suporta temas complexos. Como podemos ver no artigo a seguir.

Humm, não sabia disso, apesar de já ter reparado essa padronização. Então podemos adicionar essa nova informação em se tratando de criar uma mockup.
Agora apertou ainda mais o limite para criatividade =/..

CSS com GTK, soa até como algo "impossível", bem legal, ficar na torcida para que dê certo.

Mais informações sobre o gtk-css-engine.
http://www.gnome.org/~robsta/gtk-css-engine/info.html

Seria bom que esse projeto fosse para frente. Ou que pelo menos os desenvolvedores do Gnome acorde para esse fato.

Pelo menos no site do Gnome temos um cantinho que ele está disponível. Existe uma esperança.
http://www.gnome.org/~robsta/gtk-css-engine/
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

bred81

Realmente, temas com muitas cores escuras são lindos, mas são muito cansativos.
Eu não acho que precise mudar o tema do Ubuntu, até porque, todo mundo mexe da maneira que quer, então, fica meio sem-sentido.
E isso que deixa o Linux, em geral, tão gostoso...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Thales Oliveira

#9
Citação de: bred81 online 06 de Agosto de 2009, 16:35
Realmente, temas com muitas cores escuras são lindos, mas são muito cansativos.
Eu não acho que precise mudar o tema do Ubuntu, até porque, todo mundo mexe da maneira que quer, então, fica meio sem-sentido.
E isso que deixa o Linux, em geral, tão gostoso...

Sim, quantas pessoas você conhece que sairam do XP pro Vista porque viram que era mais "bonitinho"? (Conheço muitas)

O que falo é que o ser humano julga pela aparência, e nunca vi alguem usuário de outro S.O falar: nossa, como o Ubuntu é bonito(tema padrão).Pelo contrário, vejo falarem: Nossa, que feio, complicado, esquisito... isso tudo sem encostar a mão no PC.

O Ubuntu não fica melhor nem pior(consideravelmente) mudando a aparência, mas é o cartão de visita dele, principalmente para usuários mais leigos, que como disse acho ser o foco da Canonical para com o Ubuntu.
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Ioca100

#10
Aguardo um tema bem legal, enquanto isso uso do Mac4linux.
Usuário Linux- 449417

achteutis

Citar
Um ponto interessante na parte gráfica do Mac OS é a barra de rolagem, as duas "setinhas" posicionadas abaixo torna muito confortável a navegação, um item um tanto quanto simples mas que permite o menor arrasto do mouse para uma rolagem, e a ausência da repetição da seta(que rola para cima) no topo da barra proporciona um ganho de espaço, tirando um item que não tem serventia efetiva.

ainda sobre ganho de espaço, e sobre o mockup, deixei uma sugestão lá no ubuntu brainstorm de que o espaço do metacity - e por consequência o próprio metacity - fosse usado como barra do menu global, como é o caso do songbird. Ganharia espaço e diferiria do macOS, mas acho difícil que mesmo considerem a ideia. Provavelmente o metacity deveria ser reescrito do zero pra que isso acontecesse, o que não anima ninguém. Mesmo assim...
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

bred81

Citação de: Thales Oliveira online 06 de Agosto de 2009, 17:06
Citação de: bred81 online 06 de Agosto de 2009, 16:35
Realmente, temas com muitas cores escuras são lindos, mas são muito cansativos.
Eu não acho que precise mudar o tema do Ubuntu, até porque, todo mundo mexe da maneira que quer, então, fica meio sem-sentido.
E isso que deixa o Linux, em geral, tão gostoso...

Sim, quantas pessoas você conhece que sairam do XP pro Vista porque viram que era mais "bonitinho"? (Conheço muitas)

O que falo é que o ser humano julga pela aparência, e nunca vi alguem usuário de outro S.O falar: nossa, como o Ubuntu é bonito(tema padrão).Pelo contrário, vejo falarem: Nossa, que feio, complicado, esquisito... isso tudo sem encostar a mão no PC.

O Ubuntu não fica melhor nem pior(consideravelmente) mudando a aparência, mas é o cartão de visita dele, principalmente para usuários mais leigos, que como disse acho ser o foco da Canonical para com o Ubuntu.
Ehehehe
Eu sou um desses usuários que sairam do XP e foram pro Vista...
Mas, digo que o SP2 do Vista está muito melhor que o SP3 do XP (claro que, se o seu pc for poderoso o bastante para aguentar o SP2).

Não tinha pensado no cartão de visitas, até porque, sempre que alguém pede para colocar o linux (seja qual for) no computador, se a pessoa é leiga, deixo o máximo possível parecido com o XP para facilitar a transição...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Thales Oliveira

Citação de: Ioca100 online 06 de Agosto de 2009, 18:10
Aguardo um tema bem legal, enquanto isso uso do Mac4linux.

hehe, somos 2
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Thales Oliveira

Não sabia onde postar, achei aqui o mais conveniente.
Bom, o que é um desktop bonito para você?
Postem exemplos, se possível com imagens.

O objetivo do post é tentar achar um consenso, chegar a uma idéia que seja comum a maioria, enfim, descobrir o que nós "ubunteros" ou simpatizantes queremos quando se trata de uma aparência bonita para nosso amigo de todas as horas - Ubuntu.

Conto com a participaćão pessoal,

Um abraćo =]
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/