Placa de vídeo Intel Corporation 82946GZ/GL Integrated Graphics

Iniciado por Kira Wrath, 03 de Agosto de 2009, 01:21

tópico anterior - próximo tópico

Kira Wrath

No fórum procurei em vários tópicos algo que efetivamente resolva meu problema, no entanto eu não encontrei, obrigando-me a criar este novo tópico.
Eu possuo no meu Desktop uma placa de vídeo Intel Corporation 82946GZ/GL Integrated Graphics e infelizmente, ou ela não está ativa ou está apenas parcialmente ativa.
Efeitos 3D como o Desktop Cube funcionam normalmente, o problema é que jogos que eu jogava no windows não estão rodando no ubuntu, mesmo estes jogos estando disponivel uma versão para linux.
Quando abro o jogo a tela fica piscando, entrei no fórum do jogo para me informar e ninguém conseguiu dar uma resposta que funcione, mas a maioria do pessoal falou que o provavel problema seja o driver da minha placa de vídeo, então aqui estou.
Gostaria de saber então como eu posso proceder, onde procurar e como solucionar este problema, meu interesse nem é o no jogo em si, e sim em ter o conhecimento de como configurar minha placa de vídeo.
Eu uso o ubuntu jaunty.

Att,
Kira.

Lunik

Se o problema é apenas com alguns jogos como você diz, e se o desktop tá funcionando normalmente, inclusive o compiz, então eu diria que não há problema.

Placa de video integrada não é uma placa pensada pra jogos, principalmente os mais recentes. Não significa que você não consiga jogá-los, apenas não vai ter um desempenho legal, ou alguns não irão rodar.

No windows a maioria das versões usa o directx, no linux usa-se o opengl. Por isso a diferença de desempenho.

As configurações de video normalmente ficam no arquivo /etc/x11/xorg.conf

Andreson Goveia

Já lançaram driver melhores para as placas de video intel (també tenho uma no meu note), Da uma atualizada no ubuntu e verá a melhora.
Tambem tem varias dicas aqui no forum sobre esta placa as placas de video intel.
Os driver destas placas estam passando por uma "tranformação", e estã sendo bem melhorado o seu desempenho, só nos resta aguardar para ver.
No meu agora funciona perfeitamente o open arena que antes estava lento e piscando.
;)

Kira Wrath

Citação de: Lunik online 03 de Agosto de 2009, 01:45
Se o problema é apenas com alguns jogos como você diz, e se o desktop tá funcionando normalmente, inclusive o compiz, então eu diria que não há problema.

Placa de video integrada não é uma placa pensada pra jogos, principalmente os mais recentes. Não significa que você não consiga jogá-los, apenas não vai ter um desempenho legal, ou alguns não irão rodar.

No windows a maioria das versões usa o directx, no linux usa-se o opengl. Por isso a diferença de desempenho.

As configurações de video normalmente ficam no arquivo /etc/x11/xorg.conf

Compreendo o que você diz, mas o que está me intrigando é que é um jogo bastante simples até, com certeza hardware não seria o problema, e o jogo de fato usa directx no windows e opengl no linux.
Acontece que o jogo roda perfeitamente no directx do windows, e como ele tem uma versão linux no site oficial com opengl, acredito que ele tenha sido feito para funcionar tão bem quanto se fosse com directx não?
Então eu fiquei um tempo pensando se de repente o problema poderia ser o opengl, mas como eu já disse, o jogo deve estar bem adaptado ao opengl já que outras pessoas jogam e o hardware também não é o problema.
Por isso que eu cheguei a conclusão que deveria ser o driver da placa de vídeo, ou estou enganado no meu pensamento?
Mesmo assumindo que com opengl o jogo poderia ter uma diferença de desempenho, não poderia ser tão drastica ao ponto de rodar perfeitamente à simplesmente mal abrir.
Poderia meu hardware ser "incompatível" com o opengl ou estou devaniando agora?

Lunik

Sim, você tá correto... eu apenas deduzi erroneamente que pudesse ser algum jogo mais recente que tivesse requerimentos maiores.

A questão pode ser com a placa intel mesmo. No 9.04 essas placas deram um certo trabalho por causa do driver e do modo de video que o kernel usa (eu inclusive fui "vitima" disso). Inclusive na próxima versão uma das coisas mais aguardadas será a versão nova do kernel que corrige esses problemas.

Se o problema for importante pra você, pode então seguir alguns topicos aqui no forum que ensinam como instalar o kernel mais recente, ou mesmo instalar o driver de video mais antigo das placas intel.

E além disso, tem uns testes simples que pode rodar pra conferir o opengl.
Abra o terminal e digite:
glx<TAB><TAB>

(onde tem <TAB> é pra apertar a tecla tab mesmo, duas vezes)
Vão aparecer 4 comandos de diagnostico do opengl.

Kira Wrath

Ah muito obrigado pelas informações!
Vc falou kernel mais recente? O que vem junto com o ubuntu já não é o mais recente?
Eu espero mesmo que consertem isso então caso seja possível e forem mesmo os drivers o problema :)
No caso do opengl aqui estar ruim, como posso melhora-lo?
Abaixo fica os testes que vc falou:

kira@OVERMIND:~$ glx
glxdemo   glxgears  glxheads  glxinfo   
kira@OVERMIND:~$ glxdemo
Resize event
Resize event
Resize event
Redraw event
XIO:  fatal IO error 11 (Resource temporarily unavailable) on X server ":0.0"
      after 41 requests (38 known processed) with 0 events remaining.
kira@OVERMIND:~$ glxgears
5813 frames in 5.0 seconds = 1162.547 FPS
6120 frames in 5.0 seconds = 1223.837 FPS
6149 frames in 5.0 seconds = 1229.760 FPS
XIO:  fatal IO error 11 (Resource temporarily unavailable) on X server ":0.0"
      after 57385 requests (56767 known processed) with 0 events remaining.
kira@OVERMIND:~$ glxheads
glxheads: exercise multiple GLX connections (any key = exit)
Usage:
  glxheads xdisplayname ...
Example:
  glxheads :0 mars:0 venus:1
Name: :0
  Display:     0x1e63010
  Window:      0x3a00002
  Context:     0x1e78c00
  GL_VERSION:  2.0 Mesa 7.4
  GL_VENDOR:   Tungsten Graphics, Inc
  GL_RENDERER: Mesa DRI Intel(R) 946GZ GEM 20090326 2009Q1 RC2
XIO:  fatal IO error 104 (Connection reset by peer) on X server ":0.0"
      after 95120 requests (65066 known processed) with 0 events remaining.
kira@OVERMIND:~$ glx
glxdemo   glxgears  glxheads  glxinfo   
kira@OVERMIND:~$ glxinfo
name of display: :0.0
display: :0  screen: 0
direct rendering: Yes
server glx vendor string: SGI
server glx version string: 1.2
server glx extensions:
    GLX_ARB_multisample, GLX_EXT_import_context, GLX_EXT_texture_from_pixmap,
    GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating, GLX_MESA_copy_sub_buffer,
    GLX_OML_swap_method, GLX_SGI_make_current_read, GLX_SGI_swap_control,
    GLX_SGIS_multisample, GLX_SGIX_fbconfig, GLX_SGIX_visual_select_group
client glx vendor string: SGI
client glx version string: 1.4
client glx extensions:
    GLX_ARB_get_proc_address, GLX_ARB_multisample, GLX_EXT_import_context,
    GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating, GLX_MESA_allocate_memory,
    GLX_MESA_copy_sub_buffer, GLX_MESA_swap_control,
    GLX_MESA_swap_frame_usage, GLX_OML_swap_method, GLX_OML_sync_control,
    GLX_SGI_make_current_read, GLX_SGI_swap_control, GLX_SGI_video_sync,
    GLX_SGIS_multisample, GLX_SGIX_fbconfig, GLX_SGIX_pbuffer,
    GLX_SGIX_visual_select_group, GLX_EXT_texture_from_pixmap
GLX version: 1.2
GLX extensions:
    GLX_ARB_get_proc_address, GLX_ARB_multisample, GLX_EXT_import_context,
    GLX_EXT_visual_info, GLX_EXT_visual_rating, GLX_MESA_copy_sub_buffer,
    GLX_MESA_swap_control, GLX_MESA_swap_frame_usage, GLX_OML_swap_method,
    GLX_SGI_make_current_read, GLX_SGI_swap_control, GLX_SGI_video_sync,
    GLX_SGIS_multisample, GLX_SGIX_fbconfig, GLX_SGIX_visual_select_group
OpenGL vendor string: Tungsten Graphics, Inc
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) 946GZ GEM 20090326 2009Q1 RC2
OpenGL version string: 2.0 Mesa 7.4
OpenGL shading language version string: 1.10
OpenGL extensions:
    GL_ARB_depth_texture, GL_ARB_draw_buffers, GL_ARB_fragment_program,
    GL_ARB_fragment_program_shadow, GL_ARB_fragment_shader,
    GL_ARB_multisample, GL_ARB_multitexture, GL_ARB_occlusion_query,
    GL_ARB_pixel_buffer_object, GL_ARB_point_parameters, GL_ARB_point_sprite,
    GL_ARB_shader_objects, GL_ARB_shading_language_100, GL_ARB_shadow,
    GL_ARB_texture_border_clamp, GL_ARB_texture_compression,
    GL_ARB_texture_cube_map, GL_ARB_texture_env_add,
    GL_ARB_texture_env_combine, GL_ARB_texture_env_crossbar,
    GL_ARB_texture_env_dot3, GL_ARB_texture_mirrored_repeat,
    GL_ARB_texture_non_power_of_two, GL_ARB_texture_rectangle,
    GL_ARB_transpose_matrix, GL_ARB_vertex_buffer_object,
    GL_ARB_vertex_program, GL_ARB_vertex_shader, GL_ARB_window_pos,
    GL_EXT_abgr, GL_EXT_bgra, GL_EXT_blend_color,
    GL_EXT_blend_equation_separate, GL_EXT_blend_func_separate,
    GL_EXT_blend_logic_op, GL_EXT_blend_minmax, GL_EXT_blend_subtract,
    GL_EXT_clip_volume_hint, GL_EXT_cull_vertex, GL_EXT_compiled_vertex_array,
    GL_EXT_copy_texture, GL_EXT_draw_range_elements,
    GL_EXT_framebuffer_object, GL_EXT_fog_coord, GL_EXT_multi_draw_arrays,
    GL_EXT_packed_depth_stencil, GL_EXT_packed_pixels,
    GL_EXT_pixel_buffer_object, GL_EXT_point_parameters,
    GL_EXT_polygon_offset, GL_EXT_rescale_normal, GL_EXT_secondary_color,
    GL_EXT_separate_specular_color, GL_EXT_shadow_funcs, GL_EXT_stencil_wrap,
    GL_EXT_subtexture, GL_EXT_texture, GL_EXT_texture3D,
    GL_EXT_texture_edge_clamp, GL_EXT_texture_env_add,
    GL_EXT_texture_env_combine, GL_EXT_texture_env_dot3,
    GL_EXT_texture_filter_anisotropic, GL_EXT_texture_lod_bias,
    GL_EXT_texture_object, GL_EXT_texture_rectangle, GL_EXT_texture_sRGB,
    GL_EXT_vertex_array, GL_3DFX_texture_compression_FXT1,
    GL_APPLE_client_storage, GL_APPLE_packed_pixels,
    GL_ATI_blend_equation_separate, GL_ATI_texture_env_combine3,
    GL_ATI_separate_stencil, GL_IBM_rasterpos_clip,
    GL_IBM_texture_mirrored_repeat, GL_INGR_blend_func_separate,
    GL_MESA_pack_invert, GL_MESA_ycbcr_texture, GL_MESA_window_pos,
    GL_NV_blend_square, GL_NV_light_max_exponent, GL_NV_point_sprite,
    GL_NV_texture_rectangle, GL_NV_texgen_reflection, GL_NV_vertex_program,
    GL_NV_vertex_program1_1, GL_OES_read_format, GL_SGIS_generate_mipmap,
    GL_SGIS_texture_border_clamp, GL_SGIS_texture_edge_clamp,
    GL_SGIS_texture_lod, GL_SGIX_depth_texture, GL_SUN_multi_draw_arrays

36 GLX Visuals
   visual  x  bf lv rg d st colorbuffer ax dp st accumbuffer  ms  cav
id dep cl sp sz l  ci b ro  r  g  b  a bf th cl  r  g  b  a ns b eat
----------------------------------------------------------------------
0x21 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x22 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x7e 24 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x7f 24 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x80 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x81 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x82 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x83 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x84 24 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x85 24 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x86 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x87 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x88 24 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x89 24 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x8a 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x8b 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x8c 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x8d 24 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x8e 24 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x8f 24 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x90 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x91 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x92 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x93 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x94 24 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x95 24 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x96 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x97 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x98 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x99 24 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x9a 24 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x9b 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x9c 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x9d 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x9e 24 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x59 32 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None

36 GLXFBConfigs:
   visual  x  bf lv rg d st colorbuffer ax dp st accumbuffer  ms  cav
id dep cl sp sz l  ci b ro  r  g  b  a bf th cl  r  g  b  a ns b eat
----------------------------------------------------------------------
0x5a  0 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x5b  0 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x5c  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x5d  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x5e  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x5f  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x60  0 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x61  0 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x62  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x63  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x64  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x65  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x66  0 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x67  0 tc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x68  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x69  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x6a  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x6b  0 tc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x6c  0 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x6d  0 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x6e  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x6f  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x70  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x71  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0  0  0 16 16 16 16  0 0 Slow
0x72  0 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x73  0 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x74  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x75  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x76  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x77  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x78  0 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x79  0 dc  0 32  0 r  .  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x7a  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x7b  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow
0x7c  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8  0  0  0  0  0 0 None
0x7d  0 dc  0 32  0 r  y  .  8  8  8  8  0 24  8 16 16 16 16  0 0 Slow


Att,
Kira

Lunik

O kernel que o 9.04 está usando atualmente é o 2.6.28, o kernel que o koala vai usar, e que dizem corrigir esses erros é o 2.6.30.

Aqui no forum, procurando por "atualizar kernel" você encontra topicos ensinando como atualizar.
Quanto ao opengl, não sou expert mas pela saída que mostrou pareceu estar normal (bem, tá igual o meu)...