descarregar o ubuntu potátil?

Iniciado por arroba3x, 01 de Agosto de 2009, 22:23

tópico anterior - próximo tópico

arroba3x

Onde posso descarregar o ubuntu portátil??
Por 3 x q descarreguei do baixaki e vem sempre danificado.
Mto obrigado.

Adriano R.N.

Camarada, acredito que você esteja se referindo ao Ubuntu remix. Esta é uma versão feita para NETbook. Para baixar o link é:
http://www.ubuntulinux.org/getubuntu/download-netbook
Depois você terá que instalar em um pen drive. Para isso veja o tutorial abaixo retirado do sítio:

http://merendas.blogspot.com/2009/05/instalar-ubuntu-remix-em-netbooks.html

No sítio tem imagens de instalação.

Sábado, 16 de Maio de 2009
Como Instalar Ubuntu Remix em Netbooks
O que é?
Ubuntu Netbook Remix é uma versão do sistema operacional Ubuntu voltada para netbooks ;-)

Alguns dos diferenciais do UNR em relação a outros sistemas operacionais são:

* A maneira diferente e eficiente como a "pequena tela" do netbook é tratada (economizando espaço),
    * O boot rapido,
    * Aplicativos mais usados ja vem instalados como: Firefox, Leitor de e-mail, Cliente Messenger, Editor texto/ Planilha eletronica e varios outros...

Requisitos para a Instalação

* Dispositivo armazenagem USB capacidade minima 1 GB
    * Imagem ubuntu remix
    * Aplicativo para tornar dispositivo USB bootavel

Gravando o UNR no USB
Somente salvar o arquivo .img no dispositivo USB não é o suficiente, para que o Ubuntu Netbook Remix carregue na inicialização, é necessario criar um disco bootavel apartir do Windows ou Linux.

Pelo Linux (modo grafico)

1. Faça Download do usb-imagewriter
   2. Instale pelo terminal ou clicando sobre o arquivo baixado.
   3. Após instalar, inicie em Applications -> Accessories -> Image Writer.
   4. Selecione o dispositivo USB e encontre a imagem do UNR.
   5. Inicie clicando no botão "Write to device" e aguarde ate finalizar o processo de escrita no dispositivo USB.
   6. Pronto! Agora é so reiniciar, bootar e instalar o UNR.

Pelo Windows

1. Faça Download do flashnul
   2. Abra o terminal (command ou cmd em menu iniciar -> executar).
   3. Entre no diretorio onde foi salvo o download (pelo terminal).
   4. Digite o comando: "flashnul -p" (sem as "").
   5. E identifique o numero do dispositivo USB .
   6. Digite o comando: "flashnul Numero_Dispositivo_USB -L c:\caminho\da\imagem\unr.img".
   7. Responda "yes" após a verificação do dispositivo USB de destino.
   8. Aguarde o processo de escrita no dispositivo terminar.
   9. Pronto! Agora é so reiniciar, bootar e instalar o UNR.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Tota

Citação de: arroba3x online 01 de Agosto de 2009, 22:23
Onde posso descarregar o ubuntu portátil??
Por 3 x q descarreguei do baixaki e vem sempre danificado.
Mto obrigado.

O Ubuntu portátil não é uma distribuição suportada pela Canonical, você dificilmente vai obter ajuda e suporte neste forum.

Baixe o Ubuntu e grave a imagem ISO num pen drive através do programa unetbootin( tem versão para windows )

E rode o seu Ubuntu como live CD em qualquer maquina de tenha suporte a Boot por USB

Obs.: Nunca baixe nada sobre GNU/Linux em sites que não os oficiais (baixaqui nem pensar ) A segurança do Linux reside em que, nos repositórios oficiais tudo foi verificado e certificado.

e seja Feliz aqui no forum

Se quiser ver o site oficial do Ubuntu Portable => http://portableubuntu.demonccc.cloudius.com.ar/

e conhecer como ele é decepcionante => http://tuxvermelho.blogspot.com/2009/04/portable-ubuntu.html

[],s

arroba3x

Nas instruções diz q é preciso 1 aplicativo para tornar a pen bootable.

Que aplicativo pode ser?? Pergunto pq nunca fiz tal coisa!...

Mto obrigado

flsantos

Se estiveres a usar Ubuntu basta ires a Sistema>Administração>Criador de disco de arranque USB e seguir as instruções. Se não usa o UNetbootin aqui: http://unetbootin.sourceforge.net/

arroba3x

Olá!  no momento estou a usar o XP. O linux só tenho em Live cd.
Em breve irei instalar um Linux, em príncipio, um ubuntu noutro pc.

segui os links anteriores e nas instruções para instalar na pen lê-se:

"Pelo Windows:

1-Faça Download do flashnul

2-Abra o terminal (command ou cmd em menu iniciar -> executar).
3-Entre no diretorio onde foi salvo o download (pelo terminal).
4-Digite o comando: "flashnul -p" (sem as "").
5-E identifique o numero do dispositivo USB .
6-Digite o comando: "flashnul Numero_Dispositivo_USB -L c:\caminho\da\imagem\unr.img".
7-Responda "yes" após a verificação do dispositivo USB de destino.
8-Aguarde o processo de escrita no dispositivo terminar.
9-pronto! Agora é so reiniciar, bootar e instalar o UNR."

Precisava de ajuda a partir do ponto 3 inclusive (qdo abre a prompt - a janela negra), pq pra mim DOS é chinês.

Obrigado.

flsantos

Mas também dá para fazer a partir do livecd do ubuntu e poupa-te trabalho.

Tota

Se tens o Windows faz em tres passos:

descarrega o unetbootin e arranque com ele

escolhe a imagem ISO

escolhe o local do pen drive

nada mais

[],s

arroba3x

Com o unetbootin parecia canja, mas não...
Ele meteu qualquer coisa na pen... No entanto não consegue arrancar por ela.

O live cd do ubuntu não tem essa função como alguém disse. Talvez só instalado!

Parece q só resta a hipótese de fazer a pen bootable pelo DOS.

Há aí homens para isso???

Confesso q detesto aquela janela preta. Ela dá-me sempre a mesma resposta: "comando não válido...  tréu téu téu...

Isso é só até eu começar a pescar alguma coisa, a partir daí é como outro assunto qquer.

Vamos a isso rapaziada???!...

flsantos

Está a tentar com que versão do liveCD? A do 9.04 tem essa função, eu mesmo passei para a pen deste modo.

arroba3x

Santos, já tenho o ubuntu 9.04. Este tem sim, como você diz, essa função.

A versão q eu tinha antes era a 8.04.

Há qquer coisa q está a falhar, pq usei o live cd 9.04 para criar a pen bootable, e, o PC não arranca por ela.

A minha BIOS tem as seguintes opções:

- HD drive;
- CD/DVD drive;
- Network bot e
- Flopy devices.

Tentei pelas 2 últimas e não funcionou.

Ele deveria ou não arrancar por alguma destas opções????

Bom resto de Domingo

flsantos

Não, falta aí na bios a possibilidade de boot por removable devices. Mas se tem cd/dvd queima mesmo uma iso, ou dentro do próprio ubuntu basta ir ao synaptic e instalar o ubuntu-netbook-remix.
Pensei que tivesse a tentar instalar num netbook?

arroba3x

Qto ao BIOS só me resta actualizá-lo!...  Pois, o q eu queria mesmo era rodar o ubuntu através da pen.
O aspecto portátil é q me estava interessando por agora, embora conte a breve trecho instalar o ubuntu num pc.

Netbooks não tenho. Só tenho portáteis.

Queimar 1 iso com o ubuntu remix (portátil)??? Não vi no nero como fazer, pq normalmente para gravar, cds com linux ou programas bootables, a gente vai ao nero Burning ROM » recorder » burn image.  Este, do remix vem noutro formato - IMG.

Você dizia : "... dentro do ubuntu basta ir ao synaptic..."  refere-se ao ficheiro do ubuntu não instalado???

Mto obrigado

flsantos

Pois. Nesse aspecto é complicado usar o Ubuntu de modo portátil sem que a bios tenha a possibilidade de arrancar pela pen.
A ideia do Netbook Remix é mesmo funcionar de um modo mais agradável em netbook que estão limitados quer em termos de processador, quer em termos de visualização pois têm monitores desde 7" até 10".

Não existe iso do Netbook Remix exactamente por isso, pois, por definição, os netbook não têm leitor de CD.

Eu falei no synaptic pois pensei que tinha o Ubuntu instalado e este programa é o gestor gráfico para instalação de programas.
Mas para instalar o Ubuntu portátil (numa pen) e rodá-lo em portáteis (notebooks) é melhor mesmo a versão "normal" do Ubuntu pois o Netbook Remix (que não é mais do que uma interface alternativa do ubuntu) pode tornar-se lento.

Boa sorte! E estamos cá para ajudar...