Verificar % de fragmentação de disco em computador desktop [Resolvido]

Iniciado por ubu4ever, 29 de Julho de 2009, 15:13

tópico anterior - próximo tópico

ubu4ever

Como faço para verificar a porcentagem de fragmentação do meu hd no Ubuntu 9.04 (32bits) Desktop?

Lunik

Acho que o fsck mostra a fragmentação automaticamente se ela existir. No forum do debian algumas pessoas indicaram o comando (com o hd desmontado):
fsck -f /dev/hdxX
(xX - seu hd)

No topico eu tambem achei esse link:
http://sourceforge.net/projects/defragfs/

É um script perl pra desfragmentar o sistema, então não sei se ele possui também uma opção de apenas mostrar o quanto tá fragmentado.

Tota

Ola,

Ém principio isto é lenda

ext2, 3 ou 4 tem um indice de fragmentação desprezivel

Meu sony roda a 5 anos com linux, sem reinstalar, sem travar, e tem 5% de fragmentação

Ja se você tem um servidor de missão critica, aí sim, se preocupe com fragmentação

Pode ir dormir tranquilo

[],s

ubu4ever

Citação de: Tota online 29 de Julho de 2009, 23:26
Ola,

Ém principio isto é lenda

ext2, 3 ou 4 tem um indice de fragmentação desprezivel

Meu sony roda a 5 anos com linux, sem reinstalar, sem travar, e tem 5% de fragmentação

Ja se você tem um servidor de missão critica, aí sim, se preocupe com fragmentação

Pode ir dormir tranquilo

[],s

Só para título de testes eu tenho um Pentium IV HT 3.06Ghz com 80Gb de HD e uso o Ubuntu desde Abril de 2009 (sem travar e sem reinstalar) e já estou com 2.4% de fragmentação com o sistema de arquivos ext3. Verifiquei agora a pouco com o comando citado pelo Lunik (no meu caso foi sudo fsck -f /dev/sda1). Acredito que seja pela quantidade enorme de arquivos que lido (principalmente vídeo e áudio - vários Gb's).

Lunik

gcclt, se você souber quais os arquivos específicos que estão fragmentados, move eles pra uma outra partição/hd, depois move de volta.

Ah, e ontem acabei testando o script perl que citei, ele mostra realmente a fragmentação. Tô com um pouco menos de 1%. Não testei desfragmentar (nem aconselho fazer isso usando o tal script).