Ubuntu 9.04 só entra no Google

Iniciado por eduardo_oliveira, 26 de Julho de 2009, 23:29

tópico anterior - próximo tópico

eduardo_oliveira

Acabei de instalar o Ubuntu e não consigo acessar a internet.
Na verdade consigo acessar os serviços do google (orkut, gmail, reader, etc) e mais nenhum site entra.
Uso Speedy e funciona normalmente no XP que tenho instalado no mesmo computador.
Tentei alguns comandos no terminal inclusive o "sudo pppoeconf" e ainda assim não funciona.
Existe algum tipo de bloqueio, firewall que eu preciso desativar/ativar para usar a internet normalmente? Afinal, consigo me conectar, usar o Google mas não consigo usar outros sites.
Obrigado!

eduardolara

Muitos estão enfrentando o mesmo problema. Eu fiquei assim durante três dias. De uma hora para outra o meu sistema parou de navegar na internet. Os RSS que assinei não respondia, os sites não carregavam, e os únicos que abriam eram do google (exemplo: gmail, notícias, imagens, orkut, etc). O ping respondia, e se dava boot para o meu XP, conseguia navegar sem problemas. Cheguei a bootar a minha máquina com o CD Ubuntu 9.04 e o problema continuava. A solução que encontrei foi diminuir o MTU de 1.500 para 1.400.

Para fazer tal mudança, você precisa clicar em Sistema, Preferências, Conexões de Rede.

Clique em sua conexão, e abra editar.

Na tela que abrir, mude o MTU de 1.500 para 1.400.

eduardo_oliveira

Conversei com o Eduardo aqui de cima e ele me ajudou bastante, mas infelizmente não conseguimos resolver o problema, o resultado do ifconfig foi esse:
eth0 Link encap:Ethernet Endereço de HW 00:1f:c6:b3:99:48
endereço inet6: fe80::21f:c6ff:feb3:9948/64 Escopo:Link
UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
pacotes RX:281 erros:26 descartados:0 excesso:0 quadro:26
Pacotes TX:341 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:139593 (139.5 KB) TX bytes:82147 (82.1 KB)
IRQ:19 Endereço de E/S:0xdead

lo Link encap:Loopback Local
inet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0
endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Métrica:1
pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:0
RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

ppp0 Link encap:Protocolo Ponto-a-Ponto
inet end.: 2**.***.*.*** P-a-P:2**.***.**.** Masc:255.255.255.255
UP POINTOPOINT RUNNING NOARP MULTICAST MTU:1492 Métrica:1
pacotes RX:266 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:303 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:3
RX bytes:132204 (132.2 KB) TX bytes:70635 (70.6 KB)

mpmoraes

Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

eduardolara

Eduardo Oliveira, eu vi em um outro post que a pessoa conseguiu resolver a dificuldade de navegação dando estes comandos no terminal.

A explicação foi que poderia estar faltando dependência em um dos pacotes.
sudo dpkg --configure -a

Procurar arquivos corrompidos:
sudo apt-get check

Corrigir problemas de dependências, concluir instalação de pacotes pendentes e outros erros:
sudo apt-get -f install

eduardo_oliveira

eduardolara, executei os comandos e aparentemente nada mudou, incluindo o último comando que mostrou que nada foi instalado ou corrigido.
Mas "descobri" uma outra coisa pelo menos: além do google consigo acessar sites de banco (itaú, real, santander). Teria algo a ver com a questão de segurança?

CAASI

Amigo aqui na minha máquina estava com mesmo problema, uso o ubuntu 9.04 e mesmo com o live cd do 7.10 apresentava o mesmo problema, então alterei a MTU para 1400, pois bem funcionou, o pro é que o windows que também estava rodando pela Sun virtual machine, também apresentava o mesmo pro e entao eu vi que a MTU tava setada como automatica e no D-link o padrao era 1500, por fim deu certo.. e agradeço a voces pelas postagens... vlw

Éderson

Estou com o mesmo problema. Meu Windows navega mas meu Ubuntu não, não entra em site algum. Alterei o MTU tanto para 1440 como para 1500 e nada. O MTU do D-link está em 1500.
O interessante é que isso passou a ocorrer há 4 dias, antes disso funcionava normalmente. Reinstalei o Ubuntu e o problema persiste.

resultado de meu ifconfig:

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:0e:a6:91:34:be  
         inet end.: 192.168.0.175  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
         endereço inet6: fe80::20e:a6ff:fe91:34be/64 Escopo:Link
         UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1400  Métrica:1
         pacotes RX:362 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
         Pacotes TX:215 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
         colisões:0 txqueuelen:1000  
         RX bytes:112581 (112.5 KB) TX bytes:25434 (25.4 KB)
         IRQ:23 Endereço de E/S:0xe000  

lo        Link encap:Loopback Local  
         inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
         endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
         UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
         pacotes RX:160 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
         Pacotes TX:160 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
         colisões:0 txqueuelen:0  
         RX bytes:12608 (12.6 KB) TX bytes:12608 (12.6 KB)

Éderson

Para piorar minha situação notei algumas coisas que não imagino qual seria a explicação.
Possuo conexão velox com modem roteado funcionando bem. Ligado a este modem tenho um D-Link D-524 wireless que manda a conexão para outros dois PCs e um notebook (com ubuntu) via wireless. Na hora que inicio pelo ubuntu de meu PC ele além de não conectar, derruba a conexão dos outros, inclusive o acesso à configuração do D-link, porém o velox continua ativo. Se inicio meu PC pelo Windows funciona tudo bem.

Liguei o velox diretamente ao meu PC com ubuntu e funciona bem.
Conclusão: meu Ubuntu está interferindo no D-link, mas como???
Fiz uma nova instalação, formatando o / e o /home e nada; o mesmo erro continua.

Se alguém souber algo sobre isso, que é muito estranho, me ajude.

eduardolara

Eduardo Oliveira e Éderson,

- Primeiro.:
ifconfig -a e confirmem se é eth0 ou eth1 que está ativo.

- Segundo: (atenção ao eth0 ou eth1 e é 1492 mesmo)
sudo ifconfig eth0 MTU 1492

- Terceiro: Para serviço de rede.
sudo /etc/init.d/networking stop

-Quarto: Inicia serviço de rede.
sudo /etc/init.d/networking start

As opções acima (3 e 4) usando restart também funciona, mas eu já tive problemas em adquirir ip com ele.
Já usando stop e start, é certeza que nada vai ficar para trás.

Éderson

Eduardo Oliveira, fiz o que sugeriu mas não deu certo. O comando "sudo ifconfig eth0 MTU 1492" não consegue ser executado. Dá erro e pede para olhar o ifconfig --help. Olhei e não dá opção para configurara o eth. fui então ao menu sistema > Preferências > Conexoes de rede e configurei o MTU para 1492. depois de fechar parei e reiniciei a rede com os comandos que vc sugreriu. Nada funciona ainda.
É bom salientar que instalei a distro via um DVD remasterizado com o remastersys. Não se se é algum problema do remastersys. Testei então entrar na net via CD original do ubuntu e nada de internet. Além de não entrar na net ele derruba minhas conexões do d-link wireless. Se entro pelo Windows a net funciona e o d-link mantém suas conexões.