instalar fontes no gnome..

Iniciado por chackal_sjc, 16 de Abril de 2006, 17:35

tópico anterior - próximo tópico

chackal_sjc

Como que faz para instalar fontes no gnome?? pelo kde é só abrir o instalador lá do kde e pronto.. no gnome tem algo parecido??

Obrigado

tfmoraes

no terminal, digite nautilus fonts://. Agora é só copiar as fontes para esta janela.

chackal_sjc

eu tinha feito isso.. e fiz até como root também.. mas não adianta..
ele não cola a fonte... muito estranho =\

daniellfeijo

já tentou:

$sudo apt-get install msttcorefonts

essa biblioteca é de fontes do windows.....

abraço....
Daniel Feijó
www.danielfeijo.net

luizpaulo

já tentou:

$sudo apt-get install msttcorefonts

essa biblioteca é de fontes do windows.....

Estou tentando instalar as fontes windows, mas estou tendo problemas

Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
O pacote msttcorefonts não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.Isso pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote msttcorefonts não tem candidato para instalação

Acredito que tenha que adicionar o repositório de fontes, mas qual seria? Alguma outra dica?

Obrigado.

Madrigal

Estou com esse mesmíssimo problema, gostaria que alguém respondesse...  :'(

Xterminator

Madrigal

Citação de: Xterminator online 26 de Setembro de 2006, 12:36
Tem um link chamado Pesquisa bem no topo do fórum ;-)
eu ainda considero este o jeito mais fácil.

Desculpe, mas eu cheguei aqui justamente devida à pesquisa, não tinha encontrado a informação diretamente.  :-[

De qualquer forma, consegui agora! valeu! só vou acrescentar aqui uma observação pra quem é novato e vai ter dificuldade:

Não adianta simplesmente querer copiar e colar ou arrastar as fontes pra dentro da nova pasta, é preciso, como root, no caso do Ubuntu, com o sudo na frente, usar o comando 'cp":
As fontes estavam no meu pendrive e a pasta que criei nomeei como 'minhasfontes", então fiz o seguinte:

sudo cp /media/SLIM/ApilDF/arcanum/arcanum.ttf /usr/share/fonts/minhasfontes/

Onde SLIM é o nome do meu pendrive e a fonte é a Arcanum.

Obrigadão!  ;)

Xterminator

Não há dificuldade, para copiar arquivos para diretórios do sistema acesse o nautilus como superusuário

sudo nautilus

e faça a cópia dos arquivos, talvez no Edgy isto seja simplificado pois tem uma extensão para o nautilus chamada gksu que deixa disponível no menu um Open as Administrator tornando bem mais fácil a manipulação de arquivos...

1- sudo nautilus (a partir daí abre o diretório onde estão as fontes de origem o seu pendrive por exemplo ir>locais>computador)
2 - abre uma nova janela do nautilus a partir da aberta anteriormente como o diretório de destino
use os curingas na barra de localização CTRL+L digita as iniciais dos diretórios por exemplo facilmente você chega em /usr/share/fonts/ com o recurso autocompletar us sh fon
3- Cria um diretório para as fontes com o nome que você quiser
4-copia os arquivos para lá...
5-só vai precisar rodar no terminal de dentro do diretório das fontes...
esta parte, pois infelizmente ainda não tem como fazer de forma gráfica,se alguém criar um script facilita ;-)
sudo mkfontdir -o fonts.dir
sudo mkfontscale -o fonts.scale
sudo mkfontdir
sudo fc-cache

LedStyle

Galera... olhem só...

Abram o Nautilus. Pressionem Ctrl + L
Vão ao endereço fonts://
Colem as fontes la. Não vai aparecer nada, elas não apareceram pra mim também, copiando nada. Muito estranho, mas elas instalaram. Abram um programa e testem se elas não estão lá!

Qualquer coisa abram o diretório pessoal, pressionem "Ctrl + H" pra mostrar os diretórios ocultos e entrem no diretório ".fonts". Dai é só colar tudo la dentro que também funciona.

[]s

Madrigal

Citação de: Xterminator online 26 de Setembro de 2006, 17:25
Não há dificuldade, para copiar arquivos para diretórios do sistema acesse o nautilus como superusuário

sudo nautilus
...

Obrigado Xterminator, reinstalei dessa forma em outro PC e deu certinho.

Seria bom se o autor desse tópico colocasse ao final do nome do tópico "(Resolvido)", eu sempre tomo esse cuidado ao conseguir sanar as dúvidas que resultaram na criação do mesmo.

Kingars

Mais uma duvidasinha...

Já consegui copiar as fontes para dentro do Ubuntu e ele já as reconhece perfeitamente. E sei também onde é que altera as fontes. Minha dúvida, qual é a fonte que colocamos para ficarmos com o ambiente parecido com o do windows?

[]
Não estou nem ai para assinatura.

Madrigal

Citação de: Kingars online 02 de Dezembro de 2006, 23:33
Minha dúvida, qual é a fonte que colocamos para ficarmos com o ambiente parecido com o do windows?

Não vejo vantagem nisso, mas já que vc quer, basta instalar o pacote de fontes do Windows.

Eu faço isso pelo Automatix.

Kingars

Citação de: Madrigal online 02 de Dezembro de 2006, 23:59
Citação de: Kingars online 02 de Dezembro de 2006, 23:33
Minha dúvida, qual é a fonte que colocamos para ficarmos com o ambiente parecido com o do windows?

Não vejo vantagem nisso, mas já que vc quer, basta instalar o pacote de fontes do Windows.

Eu faço isso pelo Automatix.

Eu já instalei o pacote pelo automatix e peguei minhas fontes na pasta do windows e coloquei no Ubuntu. Quero que fique igual, principalmente por causa das fontes no browser. Fica muito diferente no Linux. Quero que fique igual.

[]
Não estou nem ai para assinatura.

ricardorrm

Alguém aí já tentou o Font Manager? Ou ele só mostra as fontes?
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós