Precisamos mesmo da Adobe...?

Iniciado por STIG, 20 de Julho de 2009, 16:42

tópico anterior - próximo tópico

Lunik

Citação de: mestre_Kame online 23 de Julho de 2009, 13:39

Wow.
Eu não entendo nada de designer, mas achei legal ler seu post.
Deve ser mais ou menos como na área de programação, onde muitos estudantes se tornam péssimos programadores por causa do visualstudio.

niltonpess

Meu ponto de vista: Sempre que puder, evitarei qualquer produto Adobe. Quando a Quark dominava 80% do mercado de editoração nos EUA estava se lixando para os usuários. Passou 7 anos sem atualizar o programa, que era vendido caro e sem compatiblidade com a versão multilingue do Quark-Xpress com o Quark-Xpress em inglês. Simplesmente o PageMaker não era páreo para ele. Quando a Adobe anunciou, repito anunciou, que faria o InDesign, toda a diretoria da Quark foi apanhada de surpresa e demitida pelos acionistas na semana seguinte. A nova diretoria providenciou uma nova versão do Quark-Xpress, a 3.5, que de novidade só trazia a correção dos bugs constatados em 7 anos de uso da versão 3.0. Aos poucos o InDesign foi conquistando o espaço do Quark-Xpress. Só não foi mais rápido porque a Adobe insistiu em lançar uma nova versão do PageMaker, a 7.0, e tentou convencer as empresas a trocar o Word e Excell por ele!!!!!!!!!!!!!!!! Quem iria trocar a suíte Office pelo PageMaker? Só depois que ela se convenceu que isso não daria certo é que retirou o PageMaker do mercado e, a partir daí, o InDesign disparou.
Hoje, com a compra da Macromedia, tendo o Photoshop, InDesign, Dreamwaver, Flash, Acrobat, etc, ela simplesmente abusa, tal qual a Quark fazia. As novas versões dos pacotes CS4 estão cada vez mais pesados e sem a possibilidade de salvar para as versões anteriores, abrem os arquivos InDesign CS3, mas só salvam na versão CS4.
somos obrigados a comprar a nova versão, apesar da antiga atender plenamente, ou vc deixa de receber arquivos de quem tem a versão nova. E para fazer isso tem de trocar de micro, pois num micro com 1Gb de Ram, onde o CS3 roda bem, precisa de 3Gb para rodar o CS4... >:(
Monopólio dá nisso!

Darcamo

Citarsomos obrigados a comprar a nova versão, apesar da antiga atender plenamente

Isso é o que acho mais absurdo em qualquer software.
A empresa fazer um software fechado é escolha dela. O modelo de negócios que ela escolheu.

Mas ao menos os formatos dos arquivos deveriam ser abertos e mesmo que não fossem a compatidade com versões anteriores deveria ser obrigatória. No mínimo as versões mais recentes deveriam poder salvar no formato das antigas ou deveria ser lançadas atualizações gratuitas para que as antigas entendessem o formato das versões mais novas.

rjbgbo

É por ai niltonpess.
Eu respeito a Adobe, pois ñ gosto de cuspir em prato que já comi e ainda sou obrigado a comer.
Mas parabéns por suas obs., e só p/ add um pouco ao seu comentário, gostaria também de lembrar das recentes megalomanias da Abode c/ relação a Photoshop CS4, s/ contar a exigência dela de um PC, também agora é vendido em 4 versões ou num pacote, c/ pasmem voltado p/ o CAD.
Ñ conheço nada sobre CAD, mas dúvido que um programa de edição de imagem, possa servir p/ esses fim.
É a mesma coisa que vemos aí no mercado da pré-impressão, pessoal usando programa de desenho vetorial como paginador.
Sobre o Indesign, ele é muito bom mesmo, mas tem que tem PC muito bom p/ ele, outro comedor de recursos, conheço muita gráfica, que vive do velho e bom Pagemaker, em função de ñ ter verba p/ investir em PC de ponta, até porque ainda usam se tem muita off-set velha por aí funcionando. Sei, até, que em certos locais aqui do Brasil, distantes dos grds centros, o Pagemaker ainda domina nessa área. Nem posso falar mais, porque é muita coisa a ser debatida somente nessa área.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

souza1988

para quem precisa trabalhar principalmente com desing acho que sim
mas para um usuário do linux que quer apenas explorar esse sistema formidável
acho que não, só o flash tá de bom tamanho, sem ele faz uma falta, agora Adobe Reader para
linux acho completamente desnecessário, e eles quem perde por não desenvolver softwares
maravilhosos para um sistema maravilhoso ou seja software livre, mas não necessariamente
gratuito 
ubuntu sistema operacional de quem gosta de um verdadeiro software
http://www.osalt.com/

nq6

No dia que a Google ou uma empresa do nivel dela resolver patrocinar o desenvolvimento do Gimp e Inkscape, injetando cifras milionárias no seu desenvolvimento e com isso eles dois chegar a ser usados em numero muito maior ai, a Adobe vai realmente se coçar. Hoje a industria cinematográfica usa o Gimp em suas produções e de forma maciça.

Vamos torcer para que alguma grande empresa haja desse modo!
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Kamei Hyoga

Citação de: nq6 online 28 de Julho de 2009, 17:30
(...) Hoje a industria cinematográfica usa o Gimp em suas produções e de forma maciça.(...)

Tem algum link com essa matéria/informação? Gostaria muito de mostrar para algumas pessoas.

rjbgbo

Citação de: Kamei Hyoga online 28 de Julho de 2009, 18:49
(...) Hoje a industria cinematográfica usa o Gimp em suas produções e de forma maciça.(...)

Tem algum link com essa matéria/informação? Gostaria muito de mostrar para algumas pessoas.

nesse mesmo tópico tem um post do Xterminator - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,53808.msg308148.html#msg308148
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Kamei Hyoga

hehe vlw rjbgbo, peguei o bonde andando e não vi isso hehe

off: teu nick parece mais senha que nick hua huahua

STIG

Citação de: rjbgbo online 28 de Julho de 2009, 20:19
Citação de: Kamei Hyoga online 28 de Julho de 2009, 18:49

nesse mesmo tópico tem um post do Xterminator - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,53808.msg308148.html#msg308148

Alguém que esteja dentro do mundo da produção de video sabe que essa afirmação é completamente ridícula e está bem longe da realidade do mercado.

Quem está dentro do meio sabe que em termos de efeitos especiais ninguém chega perto do Adobe After Effects ou do Shake da Apple que curiosamente tem uma versão para linux.

Em termos de edição de video o mais usado é o Final Cut Studio da Apple com 50 % de mercado e o resto utiliza o Avid. O Adobe Premiere tem um mercado muito pequeno sendo mais utilizado por pequenas companhias de produção.

O Linux sim é muito usado no cinema mas em servidores. É onde a RedHat domina.

fatecano

Citação de: Darcamo online 20 de Julho de 2009, 20:43
Mas sempre há softwares que realmente impressionam e que já nasceram lives como o Sage Math (http://www.sagemath.org/). Ele conseguiu fazer a façanha de unir diversos softwares open source em uma coisa só e realmente pode substituir softwares proprietários complexos e caros.

Excelente dica!!!  ;)

Só vendo o site já fiquei impressionado com essa opção.
Irei conferir se ele pode substituir o Origin que é muito usado no Windows.

Darcamo

CitarSó vendo o site já fiquei impressionado com essa opção.
Irei conferir se ele pode substituir o Origin que é muito usado no Windows.

Esse tipo de programa me faz pensar quanta coisa boa deve ter por aí que a gente apenas não ouviu falar ainda.
Outro que não tive tempo de ver, mas que também parece interessante é o Geogebra http://www.geogebra.org.

clcampos

Citação de: mestre_Kame online 23 de Julho de 2009, 13:39
Se vc não sabe tratar uma imagem, usar as curvas, níveis, corrigir as mínimas e máximas... não sabe a diferença de rgb para cmyk, nunca ouviu falar de overprint, sangria, marca de corte, não sabe trabalhar com canais, não sabe o que é retícula, níveis de brilho e contraste, o que fazer para uma fonte não sair serrilhada na impressão, entre outros detalhes, não existe SOFTWARE no mundo que faça milagre. Não é a Adobe que vai fazer seu trabalho sair bonito... É VOCÊ, quem opera o software, não ele que te opera...

....

Putz... cansei de fazer "coisas" no Gimp, mas depois desse parágrafo nunca mais chego perto de um software dessa área... hehehe...
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!