Permissão negada ao gravar arquivos(gerais) para CD o DVD!

Iniciado por theirfriend, 28 de Junho de 2009, 22:00

tópico anterior - próximo tópico

theirfriend

Amigos não sei o que acontece mas tenho tentado gravar em CD ou DVD arquivos tanto de filme como de imagens e sempre aparece uma mensagem de erro com a seguinte mensagem "burng record permissão negada!"
Já tentei pelos probramas:
Brasero;
K3B;
DeVeDe e
Picasa

Em todos a resposta e ERRO! "burng record permissão negada!"

Alguém pode me ajudar?

Cláudio Novais

Olá theirfriend,

Basicamente tem de modificar o ficheiro /etc/fstab. Para mais informações visite esta página:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=649889

A resolução está na última resposta!

theirfriend

Poxa amigo ainda não adiantou...até trazi a página, usei os comandos e nada! :o

Cláudio Novais

Não pode usar os comandos exactos!

Os comandos dependem dos nomes que o seu Ubuntu deu ao seu gravador de CDs/DVDs...

theirfriend

Amigos, esto me sentindo meio burrinho...Tipo, parece que estou lendo outro idioma!
Se não for pedir muito tem como alguém simplificar? Sou novo no mundo linux...
Conto com a compreensão de vocês!
Obrigado!

theirfriend

amigos estou me sentindo meio burrinho... sou novo no linux, por favor sejam mais simples nas respostas... por favor!

yeticannotski

theirfriend,

Calma lá. Estar aprendendo não quer dizer ser burrinho.

Vamos enfrentar o problema por partes.

Apesar de não conseguir gravar, você consegue acessar o conteúdo do CD?

A primeira coisa é saber se o seu perfil de usuário está autorizado a usar o "cdrom". No GNU/Linux, você não se conecta (e nem deve) como usuário root (todo poderoso). Cada usuário tem autorizações específicas e limitadas. Não para encher a paciência, mas por segurança. É por esses fatos (e não simplesmente pela menor base) que vírus não são um problema grave no mundo do Linux.

Com o mouse vá em Sistema -> Administração -> Usuários e Grupos. Coloque a sua senha para desbloquear. Ache o grupo "cdrom", clique em "Propriedades" e veja se seu perfil de usuário está incluíndo dentre aqueles que tem acesso ao grupo. Se não estiver, acrescente-o e reinicie o computador.

Avise se obtiver (ou não) algum resultado...

theirfriend

Amigo yeticannotski, agradeço pela atenção e didática utilizada!
Fiz o que você me falou, e espantosamente não encontrei o grupo "cdrom"!
Aí resolvi sair fuçando as coisinhas com o cuidado de não marcar ou desmarcar nada...
Fui em:
Sistema -> Administração -> Usuários e Grupos como havia me instruído, No lado direito da janela cliquei em Propriedades  e na nova janela que surgiu fui à aba Privilégios do usuário(relacionado ao meu nome de login)
Nas opções abaixo, notei que a caixa "Usar unidades de CD-ROM" estava desmarcada. Ousei marcá-la! Fiz mal? Ainda não testei pra ver no que dá... Devo testar?

yeticannotski

Não fez mal não. Deve ser justamente esse o problema. Marca e testa. Se não der certo, reinicia o computador e tenta mais uma vez.

theirfriend

Vou testar e posto o resultado aqui amanhã ok!
Abraços amigo e muito obrigado! :)