Montar automaticamente particoes

Iniciado por Master_, 24 de Junho de 2009, 15:25

tópico anterior - próximo tópico

Master_

Olá pessoal!

Estou montando um pequeno servidor lamp aqui no trabalho, e preciso que duas partições sejam montadas automaticamente ao ligar a máquina, pois ela não terá monitor, mouse e teclado conectados sempre para se fazer isso manutalmente.

Vou colocar abaixo o conteúdo do fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'vol_id --uuid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# / was on /dev/sda2 during installation
UUID=9bd3cca1-62f0-45b7-ae8e-bdbcda364b15 /               ext4    relatime,errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=bc5a334e-4175-443c-8302-b4a7f7d5c005 none            swap    sw              0       0

Do pouco que entendi, parece que as partições que falo não estão ai!

São essas:
/media/Host - reiserfs
/media/Documentos - reiserfs

Como colocar elas no código, e fazer com que iniciem montadas?

Agradeço desde já!

clcampos

Você terá que saber quais são as partições (/dev/sdaX) depois adicioná-las ao fstab montando nos diretórios que você citou.

Para ajudar você deixo o link do excelente tópico do pintinho sobre o assunto: Fstab: trocando em miúdos

Se mesmo assim não conseguir retorne aqui com a resposta dos comandos sudo   fdisk    -l e também sudo   blkid, e exatamente quais as partições que quer montar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

adalkmakino

tenho essas linhas no fstab

servidor:/home                  /home          nfs    defaults,nolock      0   0
servidor:/home/samba     /home/samba    nfs    defaults,nolock      0   0
servidor:/srv/free              /mnt/free      nfs    defaults             0   0

para essas pastas montarem no boot, mas nao esta acontecendo isso toda vez tenho q entrar com o usuario padrao da maquina dar um comando mount -a e para ele montar
alguem pode ajudar??

clcampos

Não olhei as linhas que você colocou, porque estou um pouco apertado neste momento, mas dê uma olhada neste tópico aqui para ver se te ajuda.

Só uma coisa, eu recomendo fazer um backup (copia mesmo, com outro nome) do arquivo antes de alterá-lo, só por garantia.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

adalkmakino

Citação de: clcampos online 24 de Junho de 2009, 18:14
Não olhei as linhas que você colocou, porque estou um pouco apertado neste momento, mas dê uma olhada neste tópico aqui para ver se te ajuda.

Só uma coisa, eu recomendo fazer um backup (copia mesmo, com outro nome) do arquivo antes de alterá-lo, só por garantia.

obrigado pela ajuda...
mas pelo que eu vi ai... essa alteracao seria pra particoes no msma maquina nao???
eu estou tentando montar uma pasta que esta em outro computador o servidor....
nao sei se expliquei direito...

clcampos

Eu tenho partição NFS montando nos PC's do trabalho sem problemas, mas claro que essa partição é montada no diretório /home.

Não sei se faz diferença, mas aqui são montadas sem problema. Experimente a alteração sugerida, se não servir você volta ao anterior.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

adalkmakino

ok deu certo a solucao...
obrigado pela ajuda

Master_

Consegui aqui tbm!
Fui testando algumas dicas na net, copiando linhas, observando os endereços dos dispositivos pelo gparted e detalhes pra partições reiserfs e consegui!

Até agora ta montando certinho.