"Mapeando" impressora

Iniciado por rodfall, 19 de Junho de 2009, 11:23

tópico anterior - próximo tópico

rodfall

Olá, não sei se estou no lcoal certo de minha dúvida, mas vamos lá

Possuo um Samba com PDC operando.

GOstaria de fazer um "mapeamento" de impressoras atravéz de um .bat

MAS quando dou o comando ela não aparece na área das impressoras...

meu .bat está a baixo, ele é chamado no NETLOGON

net use z: \\servidor\arquivos /y
net use LPT1 \\administrativo\hplaserj /y

o mapeamento  da pastya acontece perfeitamente, enquando o da impressora não acontece alguém sa bme me dizer o que estou fazendo de errado?
preciso que este mapeamento acontece automaticamente pois tenho muitas máquinas aqui e não gostaria de ir em todas e fazer este mapeamento local. (e do mesmo teria q fazer para TODOS usuários )

grato pela ajuda

raidicar

Boa noite rodfall.
Acho que não entendi bem pelo seguinte, sua duvida não me pareceu ter a ver com linux e sim, windows.
Ao executar o comando net use para mapear a impressora nada acontece mesmo.
No primeiro caso, vc mapeou a pasta arquivos na unidade Z, então, ao logar, o micro terá disponivel a unidade Z em disponivel.
No segundo caso vc redirecionou a porta paralela lpt1 para uma impressora na rede, nesse caso, não vai aparecer uma impressora e nem mesmo uma unidade, não vai aparecer nada. O uso correto é net use lpt1: \\<nome ou ip do micro com a impressora>\nome do compartilhamento da impressora, a unica coisa diferente foi o ":" após o lpt1, mas acho que funciona da mesma forma.
Nesse caso vc redirecionou a lpt1 para \\administrativo\hplaserj , podemos dizer que vc apenas mapeou uma impressora de rede na sua lpt1.
Nesse caso não vai acontecer absolutamente nada, você não pode abrir a lpt1 e nem mesmo ter, com esse processo, uma impressora dentro da pasta impressoras.
Para poder imprimir, os computadores precisam ter instalados uma impressora que aponte em seu caminho para a lpt1 e, ao mandar uma impressão, a impressão será enviada para a lpt1 que graças ao net use, a impressão é direcionada para a impressora hplaserj que está dentro do computador cujo nome é administrativo.
Se der o comando net use sem nenhum argumento no computador ele não mostra que a lpt1 é redirecionada para essa impressora de rede?
Se ele mostra, então o comando foi executado com sucesso, mas se o computador não tiver uma impressora instalada e que aponte para a lpt1, não tem impressão.
É dessa forma que funciona o net use, mas se você ja sabia disso, então eu não entendi corretamente e peço desculpas.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

rodfall

perfeito...

agora está funcionando, MAS!!!

ela não aparece como impressora na área de impressoras do windows... este eé o mesmo erro que vinha acontecendo, eme da da o status como OK no net use para a porta lpt1, MAS não aparece, ou seja ná há como imprimir..