Ubuntu 9.04 Travando totalmente. Ou em um loop infinito.

Iniciado por carlosmarian, 16 de Junho de 2009, 18:56

tópico anterior - próximo tópico

carlosmarian

Olá turma...
 já venho usandoa distribuição Ubuntu desde a versão 7.
 agora com esta 9.04 estou tendo alguns problemas.
 já é a quarta vez esta semana que a maquina simplesmente trava. Para tudo, a única coisa que funciona é o mouse
 Minha maq é uma DELL vostro 1.86 e com 3 giga de ram.
 Eu uso o micro para trabalhar, tenho o Eclipse,  email (thunderbird), browser (FF e Opera) sempre abertos.
 Um outro detalhe é que tbm uso o VirtualBox(com o XP).
 O travamento é esporadico, as vezes trava já quando eu abro as ferramentas e em outras vezes trava depois de muito uso.

não sou um usuário fera no linux, então estou sem saber o que fazer, existe alguma ferramenta que eu possa executar para tentar encontrar o problema? Meu medo é de ter que instalar novamente a distribuição e perder todas as configurações que já fiz.

Obrigado pela atenção.

Tota

Ola,

Se só funciona o mouse, na realidade ela não travou. Algum processo pode estar em loop fazendo isto.

Mas para ter certeza:

Eu começaria usando o memtest intensivamente ( ou seja deixe rodar muito tempo ) à noite para ter certeza que os barramentos de memoria estão OK.
( O programa memtest esta no boas vindas do seu GRUB, onde voce escolhe o kernel para ligar a maquina )

Depois iria verificar a temperatura da CPU ( instale os applets do Gnome )

Depois pensaria em reinstalar (GNU/Linux só precisa ser reinstalado de 10 em 10 anos mais ou menos ;D  )

Pelo seu texto, o mais provável depois de um processo mal comportado, é ser pente de memoria. Abra o compartimento remova as memorias e esfregue uma borracha de apagar lápis ( da branca sempre, nunca azul, vermelha ou verde ) nos contatos dourados do pente de memoria, antes descarregando a eletricidade estática de seu corpo ( faça tudo descalço e descarregue tocando numa torneira metalica, nunca faça sobre tapetes )

Já tive casos muuuuito iguais ao seu, misteriosos e enigmaticos que se resolveram depois de trocar os pentes de memória ou limpá-los.

[],s

carlosmarian

Citação de: Tota online 16 de Junho de 2009, 22:47
Ola,

Se só funciona o mouse, na realidade ela não travou. Algum processo pode estar em loop fazendo isto.

Mas para ter certeza:

Eu começaria usando o memtest intensivamente ( ou seja deixe rodar muito tempo ) à noite para ter certeza que os barramentos de memoria estão OK.
( O programa memtest esta no boas vindas do seu GRUB, onde voce escolhe o kernel para ligar a maquina )

Depois iria verificar a temperatura da CPU ( instale os applets do Gnome )

Depois pensaria em reinstalar (GNU/Linux só precisa ser reinstalado de 10 em 10 anos mais ou menos ;D  )

Pelo seu texto, o mais provável depois de um processo mal comportado, é ser pente de memoria. Abra o compartimento remova as memorias e esfregue uma borracha de apagar lápis ( da branca sempre, nunca azul, vermelha ou verde ) nos contatos dourados do pente de memoria, antes descarregando a eletricidade estática de seu corpo ( faça tudo descalço e descarregue tocando numa torneira metalica, nunca faça sobre tapetes )

Já tive casos muuuuito iguais ao seu, misteriosos e enigmaticos que se resolveram depois de trocar os pentes de memória ou limpá-los.

[],s

Olá Tota.
  Certo, meu equipamento é um note, ai fica difícil de verificar as memórias.
  Vou tentar rodar esta verificação de memoria que vc recomendou.
  Só mais um detalhe... percebi que todas as vezes que ele trava (ou entra em loop, não sei) eu estou fazendo alguma download.
    e enquanto ele esta "travado", percebo que a luz do HD pisca, como se o equipamento estivesse em uso.
  Mais alguma outra sugestão?

valeu.

Chrisostomo

estou como mesmo problema... a maquina para de funcionar e so fica o mouse ... ou seja entra em loop infinito

ja rodei o memtest completo
ja tirei e coloquei as memorias
ja as limpei
sempre, sempre trava

nao configurei minha placa de video ainda...
uma radeon 9550
isso poderia influenciar? o que mais preciso verificar?  ???
reinstalar o sistema?

esse travamento me desanima...  :-\

alguma ajuda?

grato pela atenção
"A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sabio. Não há como ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha da própria tolice." -Monge Takuan, MUSASHI

Tota

Bem,

Para os dois casos eu agora iria pensar em gerenciamento de energia (ACPI APIC, etc)

verificar na bios se o gerenciamento de energia está desabilitado pode ajudar

Fora isto eu nunca vi nada parecido excetuando-se hardware.

[],s

egodomini

ja ocorreu algo parecido, mas apenas quando eu ficava muito tempo sem "usar" a maquina. talevz seja energia ou algo haver com hibernação ...
Deuses devem punir e homens devem sofrer, algumas coisas nunca irão mudar.
Ego Sum Dei, Ignis Divine,.
Ignis natura renovatur integra.

Chrisostomo

Citação de: Tota online 23 de Junho de 2009, 07:19
Bem,

Para os dois casos eu agora iria pensar em gerenciamento de energia (ACPI APIC, etc)

Verificar na bios se o gerenciamento de energia está desabilitado pode ajudar

Fora isto eu nunca vi nada parecido excetuando-se hardware.

[],s

huumm...
Poderia ser mais claro quanto a gerenciamento de energia ACPI, APIC?
Sinceramente não sei o que é.

Completando o post, o problema ainda acontece. O sistema trava, não consigo fazer nada, nenhum comando do teclado ou click do mouse funcionam, o ponteiro apenas se movimenta, como dito anteriormente.

Uso dual boot com winXP (pois o ubuntu ainda não roda corretamente), mas no xp isso não acontece e uso o pc a vontade.
No Ubuntu o sistema trava em menos de 1 hora de uso.

Procurei em fóruns e encontrei alguns problemas parecidos, sempre apontando para este tal "loop infinito", porém não encontrei a solução para o meu problema.

E este problema incomoda, pois tenho apenas o gostinho de usar o ubuntu, e o sisema trava....   :'(

Será que alguém pode dar uma luz?

Não vejo a hora de migrar completamente para o ubuntu... :-\

grato

Chrisóstomo
"A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sabio. Não há como ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha da própria tolice." -Monge Takuan, MUSASHI

Furlabuntu

Eu tinha o mesmo problema quando estava usando a aceleração UXA na minha placa Intel.
Tudo parava, só o cursor se movia.

Depois que eu abandonei o UXA, tudo voltou ao normal.

Chrisostomo

Sinceramente gostaria de saber o que houve.

Não sei o que eu possa ter feito que tenha "resolvido o problema", só sei que até o momento o Ubuntu tá funcionando normalmente.

logico q eu dei uma fuçadas, mas me perdi nesse caminho, não sei dizer oq eu fiz (se é que eu fiz algo) mas o probelma foi resolvido.  :D

desde sempre... grato.

Chrisóstomo

DEUS_METAL

Olá pessoal, eu também enfrento um problema com o Ubuntu 9.04, eu já uso o Ubuntu desde a versão 8.04 sem problemas, mais agora não sei o que pode ter acontecido.
Quando estou usando o Ubuntu nada acontece de anormal, se deixar ele sozinho rodando sozinho ou paro de mexer no mouse, em alguns instantes a tela trava faz um "FREEZE" e congela a tela, se voltar a mexer no mouse ele volta a funcionar normalmente. Sinceramente não sei o que anda acontecendo com o meu Ubuntu. Já li outros post e disseram que pode ser as memórias, mas as minhas memórias estão novas e funcionando perfeitamente. Se alguém puder me ajudar agradeço desde já.  ;D
Anderson O.Barbosa Santos

Téia

Olá, meu sistema 9.04 também apresenta problema semelhante: trava sempre, as vezez, umas 10 x por dia, sem motivo, sem mensagem de erro.... minha placa é geforce 9400GT, Vbios: 62.94.4b.00.38, com 1024MB e pci express 16x, com processador Intell core 2 duo. As vezes, apaga tudo, tela preta e tenho q forçar o restart na marra, em outras, só o mouse se mexe e o X trava reiniciando-se automaticamente e indo pra tela de login.... Fiz os procedimentos citados aqui no forum, como conf a placa de video, desabilitar os efeitos (nas conf. sistema), mas não testei ainda a memoria, sugerida acima, nem limpar os pentes de memoria, porque não posso abrir a máquina, senão perco a garantia ... Mais alguma dica pra ver se consigo ter o sistema funcionando? Desde já, obrigada, téia