Porque eu acho que vou ver um Windows com Kernel Unix antes dos meus 31 anos!

Iniciado por ctavares, 15 de Junho de 2009, 22:39

tópico anterior - próximo tópico

ctavares

Em 2009 farei 28 anos e a Microsoft irá lançar o Windows 7 menos de 2 anos após o lançamento do Windows Vista que foi um nítido fiasco a ponto ser lembrado e comparado com o Windows Millenium, isso faz com que eu pense que antes de 18 de Novembro de 2012 verei um "WindUX".
Pelos testes que eu pude fazer com as versões alfa e beta do Windows 7 eu pude perceber que ele representa uma grande melhora com relação ao Windows Vista entretanto ele ainda é muito maior e mais pesado do que o Windows XP SP3 se ainda formos levar em comparação com o Windows XP sem qualquer tipo de serviçe pack podemos perceber que o SO mais utilizado no mundo está nitidamente se inchando versão a versão para conseguir melhorar a sua segurança e apresentar pouca ou quase nenhuma diferença ou novas funcionalidades.
A maior lição que eu penso que podemos tirar dessa história e que a Microsoft certamente aprendeu é que o usuário está disposto sim a sempre se atualizar e ter o SO mais atual entretanto ele não está disposto mais a abrir mão do desempenho, ter que fazer upgrades ou mesmo troca completamente um equipamento para ter um desempenho pior ou no mínimo igual ao que tinha antes e pior ainda ter que abrir mão daquele software que simplesmente é incompatível com o novo sistema operacional.
Cada vez mais os usuário estão exigentes com o desempenho, segurança e robustez do seu SO e se ainda levarmos em consideração que netbooks ou subnotebooks estão vindo com força total a ponto de ser mais um item indispensável para as pessoas podemos perceber que embora mesmo com todo esforço que a Microsoft fez para melhorar o Windows 7 em comparação com o Vista ela está chegando ao seu limite onde melhorar o sistema ficará impossível ou cada vez menos perceptível ao usuário sem uma drástica mudança para não dizer a necessidade de se reescrever tudo do zero.
Pensem que enquanto a Microsoft batalha arduamente para ter uma performance parecida com a do seu próprio sistema antecessor e melhorar a segurança do Windows 7 distribuições Linux que não chegam a ocupar 1gb de instalação ante 6 ou 7 gb no disco e que rodam tranqüilamente em micros com 512mb de ram ante 2gb de ram para um desempenho confortável do Windows hoje batalham para o carregamento completo da "Graphics User Interface – Interface Gráfica de Usuário" na casa dos 15 a 25 segundos com um consumo cada vez menor de baterias para dispositivos móveis vemos que ela está ficando par traz assim como já ficou visivelmente para traz no mercado dos browsers fato que está estampado para todo mundo que está vendo o Internet Explorer cair trimestre a trimestre e seus rivais crescerem justamente onde ele encolheu.
Pensando melhor sobre isso podemos perceber que o kernel do Windows é praticamente o mesmo desde o Windows 2000 que foi sendo alterado e aprimorado com o passar do tempo, entretanto a um custo de ficar cada vez maior e mais lento, e ainda por conta disso fazendo que muitos bugs estejam presentes em várias versões do Windows.
Como o desenvolvimento de um kernel é demorado e caro e ao bom exemplo do que a Apple conseguiu ao deixar seu kernel para o passado e aproveitar o kernel derivado do BSD em 2001 com ótimos resultados a ponto de voltar a crescer e chegar a quase 9,8% de utilização no mundo isso porque ela não disponibiliza o SO para outras plataformas de hardware que não as fabricadas por ela podemos pensar a sério nessa possibilidade.
Quando lembramos ainda que a Microsoft é dona de parte da Apple, Novell e sabe-se lá quais empresas mais envolvidas diretamente com sistemas derivados do Unix podemos perceber que uma boa noção e o valor de se fazer isso eles tem ou podem adquirir rapidamente.
Visivelmente também a Microsoft vem pouco a pouco inserindo recursos que sempre estiveram presentes em Unix ou baseados nele como o "PowerShell" e mais recentemente o "Server Core" presente no Windows Server 2008.
Por fim eu não tenho a hábito de jogar ou fazer apostas, mas se eu tivesse que apostar em alguma mudança grande para o futuro da industria de TI eu certamente apostaria que a gigante de Redmond não levará mais do que 3 anos para abandonar seu kernel e partir para o desenvolvimento de um SO com kernel variantes de Unix uma pura e simples mistura de kernel Unix e GUI Windows. A única coisa que vou deixar para analisar depois dos meus 31 anos é se isso foi bom para o mundo Unix e livre.

Por Carlos Tavares
15/06/2009
http://ti-online.blogspot.com
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Chucknoris

Acho dificil eles darem o braço a torcer, isso só deve acontecer depois que o bill  vender a microsoft ou morrer!!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

0tacon

ctavares, ótimo texto, mas por favor, use mais vírgulas, porque assim do jeito que você escreveu eu fico sem fõlego.
Citarembora mesmo com todo esforço que a Microsoft fez para melhorar o Windows 7 em comparação com o Vista ela está chegando ao seu limite onde melhorar o sistema ficará impossível ou cada vez menos perceptível ao usuário sem uma drástica mudança para não dizer a necessidade de se reescrever tudo do zero.
É mesmo, já está mais do que na hora de reescrever tudo aquilo do zero. Esse kernel do Windows surgiu quando o Linux ainda era 2.2. Mas é inviável que se reescreva com resultados sem que ele se torne código aberto. Aquele povo de redmond só vai evoluir quando resolver pensar fora da caixa.
CitarCada vez mais os usuário estão exigentes com o desempenho, segurança e robustez do seu SO e se ainda levarmos em consideração que netbooks ou subnotebooks estão vindo com força total
É, essas máquinas de menor poder já são uma realidade, podendo desempenhar até mesmo um importante papel na inclusão digital. Intel Atom não deve ser capaz de rodar o Seven. Os processadores ARM para netbooks já estão vindo aí, e nesses não vai rodar nada além de Linux. O problema é que aqui desse lado do mundo, onde computador = windows mesmo nos ramos mais "vanguardistas" da mídia "especializada" (sei...), um computador que não roda windows vai acabar sendo encarado como um microondas que não faz pipoca. A não ser que faça-se uma boa campanha publicitária do "computador que não pega vírus". Mas enfim, o assunto não é esse mesmo. O que importa é que OU a microsoft relaxa com a fome de hardware OU perde esse ramo do mercado.
CitarPensando melhor sobre isso podemos perceber que o kernel do Windows é praticamente o mesmo desde o Windows 2000 que foi sendo alterado e aprimorado com o passar do tempo, entretanto a um custo de ficar cada vez maior e mais lento, e ainda por conta disso fazendo que muitos bugs estejam presentes em várias versões do Windows.
"Aprimorado" não é bem o termo... XD
CitarComo o desenvolvimento de um kernel é demorado e caro e ao bom exemplo do que a Apple conseguiu ao deixar seu kernel para o passado e aproveitar o kernel derivado do BSD em 2001
Eu nem sabia disso. Mas ele podem fazer isso? Modificar um código aberto e tornar proprietária essa nova versão? Achava que a licença proibisse isso. E, de novo, caímos na questão da viabilidade de um kernel que não seja aberto.
Citardesenvolvimento de um SO com kernel variantes de Unix uma pura e simples mistura de kernel Unix e GUI Windows.
Já estão copiando tudo desde os anos 80 mesmo. Agora seria o momento de admitir publicamente isso.


ctavares

Otacon valeu pelo feedback era exatamente disso que eu precisava, vou trabalhar a questão das virgulas rs... Mas com relação a maquinas com processadores de baixo desempenho também precisamos levar em consideração as questões cada vez mais ligadas a TI verde onde a economia de energia é o grande motivador pois eu mesmo não cheguei a dizer mas o Windows 7 consome mais bateria do meu notebook do que consome o XP e muito mais do que o Ubuntu 9.04 cuja carga completa da bateria chega a durar quase duas vezes mais.
Com relação a questão do kernel BSD conforme eu sei e alguma documentação do google essa variante do BSD não é aberta e alterar ela de qualquer forma não é permitida pela Apple, por isso eu digo que eles vão sim migrar para um kernel Unix pois eles vão aproveitar o que ele tem de melhor e ainda se manterem fechados.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com