Instalar Ubuntu onde já tem Windows Vista?

Iniciado por PauloRCuba, 09 de Junho de 2009, 12:04

tópico anterior - próximo tópico

PauloRCuba

Bom dia,

Tenho um Note HP 6640BR com o Windows Vista já instalado nele e quero instalar o Ubuntu no mesmo disco mas sem ter que formatar o HD e mudar a partição, é possível fazer isso?

Outra coisa, o Ubuntu 9.04 reconhece os hardware do HP 6640BR?

RamonB

Uma das maneiras para você usar o Ubuntu sem formatar o disco nem criar uma nova partição é através do Wubi.

Eu tenho Vista no meu desktop e a primeira instalação do Ubuntu que fiz foi através do Wubi, que já vem no pacote do Ubuntu. Quando você faz o download e gera o CD de instalação (ou pendrive ou cartão SD) com a imagem ISO, o Wubi estará no diretório raiz do CD.

Com o Wubi, você instala o Ubuntu em um arquivo dentro do Windows. Depois de completamente instalado, quando for dar o boot novamente e antes de carregar o Windows, vai aparecer uma tela (no formato texto) em que ele te pede para escolher o Windows ou o Ubuntu e a partir daí ele funciona como se fosse um Ubuntu numa partição completamente diferente do Windows (apesar de, na verdade, ser um arquivo do Windows). E, se por um acaso, um dia não quiser mais o Ubuntu, pode ir no Vista e desinstalá-lo como se fosse um programa do próprio Windows.

A solução é boa. Eu fiquei com ela durante uns 6 ou 7 meses (comecei na versão 8.10 do Ubuntu). Quando saiu a versão 9.04, decidi instalá-la em uma partição diferente do Windows. O pessoal diz que a performance é bem melhor quando instalado em uma partição diferente mas, sinceramente, não notei grande diferença (mas trabalhar com uma partição separada já é meio caminho andado para sair do Windows, que é minha meta).

No entanto, quando eu usei o Wubi pela 1a. vez, tive problemas pois a instalação via Wubi ia bem até que, de repente, ele dava uma mensagem de erro. Tive que pesquisar no Google (procurando o texto da mensagem de erro) e aí descobri que há algum problema quando você roda o Wubi em um CD numa unidade de DVD. Não me recordo como resolvi isto porque já lá se vão uns 8 meses desde que eu fiz mas a solução foi dada em um dos links que achei através do Google. Se não me engano, gerei a imagem ISO em um DVD-RW (e não em um CD) e, além disso, tive que baixar uma versão mais recente do Wubi (mas não tenho certeza de que foi isso mesmo...).

Para detalhes sobre a instalação com o Wubi, procure aqui no fórum pela palavra-chave Wubi que acho que tem tutorial a respeito (mas, tirando aquela mensagem de erro, a coisa é bem intuitiva e quase nem precisa de tutorial).

Um abraço e espero que você acabe virando um ubunteiro como eu. Eu também comecei só por curiosidade para ver como era e agora só uso Ubuntu no desktop e no notebook.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1