ISO-8859-1 no Dapper

Iniciado por RogerLovato, 09 de Abril de 2006, 16:50

tópico anterior - próximo tópico

rafasnn

tenho um servidor com o ubuntu 6.06.1 Dapper e a dica infelizmente não funcionou, os sites que mantenho no servidor continuam aparecendo "?" no lugar dos caracteres especiais.
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

voyeg3r

Creio que seria mais prático usar o comando recode (que não vem instalado por padrão)
Este comando recodifica caracteres entre formatos. Para recodificar de utf-8 para iso faça:

recode -d u8..l1 arquivo   (mais adequador para arquivos latex)
  recode iso-8859-15..utf8 file_to_change.txt   Latin9 (western europe) para utf8

Observações

O ubuntu usa utf-8 o kurumin usa atualmente iso-8859-1 e portanto ao mandar arquivos
de um sistema para o outro você deverá ter instalado o recode. O ubuntu vem sem ele, mas para instalar faça:

sudo apt-get install recode

Referências

maninhx

Citação de: RogerLovato online 09 de Abril de 2006, 16:50
Bem, não sei se alguém já postou essa dica ou não, mas estarei mostrando abaixo como alterar no Dapper de UTF-8 para ISO-8859-1. Isso foi bastante importante para mim, pois como eu já tinha um servidor de arquivos inteiro com formatação ISO-8859-1 tive sérios problemas de acentuação e nomes de arquivos truncados.

No Breezy bastava digitar o seguinte comando para realizar essa tarefa:

$ sudo dpkg-reconfigure locales

Já no Dapper, não sei por qual a razão, isso não funciona mais e reparei que existem diversas pessoas com essa dificuldade.

Para alterar para ISO-8859-1, basta seguinte os seguintes passos:

1) Instale os seguintes pacotes:

* language-pack-pt
* language-pack-pt-base

$ sudo apt-get install language-pack-pt language-pack-pt-base

2) Edite o arquivo /var/lib/locales/supported.d/local e adicione a seguinte linha no início do arquivo:

pt_BR.ISO-8859-1 ISO-8859-1

3) Edite o arquivo /etc/locale.alias e adicione a seguinte linha:

pt_BR           pt_BR.ISO-8859-1

4) Edite o arquivo /etc/environment e altere o parâmetro LANG da seguinte forma:

LANG="pt_BR"

5) Atualize os locales:

$ sudo dpkg-reconfigure locales

Pronto, dessa forma todas as acentuações estarão funcionando tanto no console, quanto no KDE e gnome. Todos os arquivos textos e nomes dos arquivos em ISO-8859-1 já estarão aparecendo corretamente em sua tela.

[]s

Roger

obrigado.
meu ajudou muito, tava com problema na minhas musicas.