Instrução de como instalar modens Smartlink SL2800 e/ou PCTel PCT798T-C1(RESOLV)

Iniciado por jnilson, 06 de Junho de 2009, 23:15

tópico anterior - próximo tópico

jnilson

Olá pessoal!

Sou iniciante no Linux. Estou aos poucos me familiarizando com as distribuições Kurumin NG e agora, Ubuntu. O principal problema no momento é conseguir conectar-me com internet discada.

Por gentileza, se alguém tiver algum tutorial que possa me passar, e principalmente, onde conseguir os pacotes necessários pra isso.

No aguardo,

J.Nilson ???

alarcon

Citação de: jnilson online 06 de Junho de 2009, 23:15
Olá pessoal!

Sou iniciante no Linux. Estou aos poucos me familiarizando com as distribuições Kurumin NG e agora, Ubuntu. O principal problema no momento é conseguir conectar-me com internet discada.

Por gentileza, se alguém tiver algum tutorial que possa me passar, e principalmente, onde conseguir os pacotes necessários pra isso.

No aguardo,

J.Nilson ???

Se seu modem realmente é um smartlink você pode começar por aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

veja qual é a sua versão do Ubuntu e clique no link adequado para a sua versão do Ubuntu. Agora atenção que o driver smartlink só funciona em versões 32bits do Ubuntu e não em 64bits ok.

jnilson

Olá, nobre alarcon!

A versão é o 9.04. Serve para esta?

Muito agradecido pela força.

J.Nilson

jnilson

Citação de: jnilson online 07 de Junho de 2009, 21:39
Olá, nobre alarcon!

A versão é o 9.04. Serve para esta?

Muito agradecido pela força.

J.Nilson

Oi campeão! Consegui fazer o processo que vc passou, porém, quando chega o momendo de fazer a conexão, não acontece nada. Fica a janela lá "conectando..." e não acontece nada. Observei logo acima, na barra de tarefas, que mostra um indicativo de que tem um pacote "quebrado", fui verificar qual era, e é exatamente o Gnome-kppp. Então é por isso que não está conectando, certo? Como resolver isto?

Lá no seu material, tem umas informações sobre o "Wvdial", mas não entendi direito como fazer aquilo lá...

Desculpe, mas realmente sou leigo no assunto, tô tentando definitivamente vir pro Linux, e exatamente a internet é que está me impedindo.

Se pude me ajudar, amigão, agradeço muito.

Abraços!

J.Nilson

alarcon

Citação de: jnilson online 07 de Junho de 2009, 23:38

Oi campeão! Consegui fazer o processo que vc passou, porém, quando chega o momendo de fazer a conexão, não acontece nada. Fica a janela lá "conectando..." e não acontece nada. Observei logo acima, na barra de tarefas, que mostra um indicativo de que tem um pacote "quebrado", fui verificar qual era, e é exatamente o Gnome-kppp. Então é por isso que não está conectando, certo? Como resolver isto?

Lá no seu material, tem umas informações sobre o "Wvdial", mas não entendi direito como fazer aquilo lá...

Desculpe, mas realmente sou leigo no assunto, tô tentando definitivamente vir pro Linux, e exatamente a internet é que está me impedindo.

Abraços!

J.Nilson

então é por isso que não deve conectar.

É o seguinte o discador gráfico gnome-ppp usa o discador em modo texto wvdial para fazer a conexão, ou seja, o gnome-ppp é apenas uma gui para o wvdial. Nas versões anteriores do Ubuntu o wvdial sempre vinha instalado e portanto nos pacotes que faço ele não estava presente.

Constatei que nessa nova versão do Ubuntu o wvdial foi retirando sendo obrigado aos usuários baixarem manualmente por outro sistema operacional e depois levar para o Ubuntu por um pendriver, por exemplo, e colocar na sua pasta de usuário ( menu Locais > Pasta Pessoal).

para instalar cada um basta clicar neles (clique duplo, isso dentro do Ubuntu) e na seqüencia que já falei que irá instalar.

CitarPara instalar o wvdial, baixe os arquivos nesta seqüencia:

libxplc0.3.13:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/x/xplc/libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb

libwvstreams4.4-base:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

libwvstreams4.4-extras:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

libuniconf4.4:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

wvdial:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvdial/wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb

Os 4 primeiros são dependências do wvdial, instale na seqüencia do primeiro ao último clicando duas vezes em cada um dos .deb baixados ou pelo terminal:

sudo dpkg -i libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb

esse último modo (comando) pelo terminal e dentro da pasta que deverá conter todos os .deb necessários ok.

A senha pedida em cada um do pacotes .deb que vc der um clique duplo é a sua senha, aquela que vc digita ao entrar no sistema.

jnilson

Citação de: alarcon online 08 de Junho de 2009, 10:43
Citação de: jnilson online 07 de Junho de 2009, 23:38

Abraços!

J.Nilson

então é por isso que não deve conectar.

É o seguinte o discador gráfico gnome-ppp usa o discador em modo texto wvdial para fazer a conexão, ou seja, o gnome-ppp é apenas uma gui para o wvdial. Nas versões anteriores do Ubuntu o wvdial sempre vinha instalado e portanto nos pacotes que faço ele não estava presente.

Constatei que nessa nova versão do Ubuntu o wvdial foi retirando sendo obrigado aos usuários baixarem manualmente por outro sistema operacional e depois levar para o Ubuntu por um pendriver, por exemplo, e colocar na sua pasta de usuário ( menu Locais > Pasta Pessoal).

para instalar cada um basta clicar neles (clique duplo, isso dentro do Ubuntu) e na seqüencia que já falei que irá instalar.

CitarPara instalar o wvdial, baixe os arquivos nesta seqüencia:

libxplc0.3.13:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/x/xplc/libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb

libwvstreams4.4-base:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

libwvstreams4.4-extras:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

libuniconf4.4:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvstreams/libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb

wvdial:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/w/wvdial/wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb

Os 4 primeiros são dependências do wvdial, instale na seqüencia do primeiro ao último clicando duas vezes em cada um dos .deb baixados ou pelo terminal:

sudo dpkg -i libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb

esse último modo (comando) pelo terminal e dentro da pasta que deverá conter todos os .deb necessários ok.

A senha pedida em cada um do pacotes .deb que vc der um clique duplo é a sua senha, aquela que vc digita ao entrar no sistema.

Olá, nobre!

Ó... consegui instalar o Wvdial. A princípio ele não pôde iniciar devido ao pacote quebrado do Gnome-ppp, mas removi este pacote, e instalou tudo corretamente. Depois, reinstalei o teu pacote novamente, e ficou tudo legal. Detectou o modem.

Porém, quando disquei, ficou um tempão a janela (conectando...) e nada, depois parou. Não deu nenhuma mensagem de erro, nada, simplesmente, ficou como que tentando conectar e não conseguindo. Durante o processo de conexão, retirei o fone do gancho pra ver se tinha algum sinal de conexão, e de fato havia aquele som quando a conexão estã sendo estabelecida. Mas não passou disso.

Não sei se ajuda, mas abri o arquivo de log que tem no discador e copiei o que mostrou nas tentativas. Segue abaixo:

ESTA FOI UMA DAS TENTATIVAS:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT40030023
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT40030023
CONNECT 41333
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
CVX Access Switch.
Access is restricted to authorized users only.
login: 
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Waiting for carrier.
login: 
login: ATM1L3DT40030023
password: 
--> Waiting for carrier.
--> Waiting for carrier.
--> Waiting for carrier.
NO CARRIER
ATM1L3DT40030023
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Mon Jun  8 23:43:40 2009

DEPOIS OUTRA...

--> Initializing modem.
ATZ
OK
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 42667
~[7f]}#@!}!I} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"+H~~[7f]}#@!}!J} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"aZ~~[7f]}#@!}!K} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"(S~~[7f]}#@!}!L} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"dv~~[7f]}#@!}!M} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"-[7f]~~[7f]}#@!}!N} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"gm~~[7f]}#@!}!O} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}".d~~[7f]}#@!}!P} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"vs~~[7f]}#@!}!Q} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"?z~~[7f]}#@!}!R} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"uh~NO CARRIER
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 42667
~[7f]}#@!}!}>} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"[[11]~~[7f]}#@!}!}?} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"}2}8~~[7f]}#@!}! } }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"k?~~[7f]}#@!}!!} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}""6~~[7f]}#@!}!"} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"h$~~[7f]}#@!}!#} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"!-~~[7f]}#@!}!$} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"m[08]~~[7f]}#@!}!%} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"$}!~~[7f]}#@!}!&} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"n[13]~~[7f]}#@!}!'} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HO\)}'}"}(}"'}:~NO CARRIER
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 42667
~[7f]}#@!}!R} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"$!~~[7f]}#@!}!S} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"m(~~[7f]}#@!}!T} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"!
~~[7f]}#@!}!U} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"h}$~~[7f]}#@!}!V} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}""[16]~~[7f]}#@!}!W} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"k}?~~[7f]}#@!}!X} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"+T~~[7f]}#@!}!Y} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"b]~~[7f]}#@!}!Z} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"(O~~[7f]}#@!}![} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&HP+W}'}"}(}"aF~NO CARRIER
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
NO CARRIER
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 42667
~[7f]}#@!}!B} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"B}5~~[7f]}#@!}!C} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"}+[1c]~~[7f]}#@!}!D} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"G9~~[7f]}#@!}!E} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"[0e]0~~[7f]}#@!}!F} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"D"~~[7f]}#@!}!G} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"}-+~~[7f]}#@!}!H} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"M`~~[7f]}#@!}!I} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"[04]i~~[7f]}#@!}!J} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"N{~~[7f]}#@!}!K} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&>z/}^}'}"}(}"}'r~NO CARRIER
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Tue Jun  9 00:05:43 2009

E ESTA:

--> Initializing modem.
ATZ
OK
OK
--> Modem initialized.
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT40030023
BUSY
--> The line is busy.
--> Disconnecting at Tue Jun  9 00:08:46 2009

No discador, na opção de tentativas de conexão, coloquei 05.

Isso contribui em algo, para identificar o que pode estar acontecendo para não conectar?

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

J.Nilson

alarcon

Erro do tipo:

CitarDEPOIS OUTRA...

--> Initializing modem.
ATZ
OK
OK
--> Modem initialized.
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 42667
~[7f]}#@!}!I} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"+H~~[7f]}#@!}!J} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"aZ~~[7f]}#@!}!K} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"(S~~[7f]}#@!}!L} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"dv~~[7f]}#@!}!M} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"-[7f]~~[7f]}#@!}!N} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"gm~~[7f]}#@!}!O} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}".d~~[7f]}#@!}!P} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"vs~~[7f]}#@!}!Q} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"?z~~[7f]}#@!}!R} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&iD}>P}'}"}(}"uh~NO CARRIER
--> Waiting for carrier.

é característico de que vc não tem marcada a opção ignorar seqüencias de terminal (modo burro) na aba Opções da janela de configurações do discador gnome-ppp, portanto verifique seu as configurações do discador gnome-ppp. No meu guia_instlação.pdf tem até as fotos de todas as abas e como devem ficar suas configurações, basta vc ler e prestar atenção um pouquinho.

Na parte de solucionando problemas tem também uma observação que a configuração do gnome-ppp na aba opções tem a opção verificar portadora marcada, mas para alguns tipos de modem esta opção tem de ficar desmarcada, então vc tem que testar com ela marcada e desmarcada e verificar qual é a melhor suituação para o seu caso. Ela já vem marcada pelo meu script por que o maior número de caso aceita esta opção marcada.

Também faça mais isso, abra um terminal e digite:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

se não resolvesse, depois mais isso:

sudo gpasswd -a seu_usuário dip

altere o que destaquei em vermelho para o seu nome de usuário (aquele que vc digita par entrar no Ubuntu) que não sei qual é ok. Depois reinicie o PC e tente a conexão com o discador gnome-ppp.

jnilson

Citação de: alarcon online 09 de Junho de 2009, 10:13
Erro do tipo:

CitarDEPOIS OUTRA...

--> Initializing modem.
ATZ
OK
OK
--> Modem initialized.
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 42667
--> Waiting for carrier.

é característico de que vc não tem marcada a opção ignorar seqüencias de terminal (modo burro) na aba Opções da janela de configurações do discador gnome-ppp, portanto verifique seu as configurações do discador gnome-ppp. No meu guia_instlação.pdf tem até as fotos de todas as abas e como devem ficar suas configurações, basta vc ler e prestar atenção um pouquinho.

Na parte de solucionando problemas tem também uma observação que a configuração do gnome-ppp na aba opções tem a opção verificar portadora marcada, mas para alguns tipos de modem esta opção tem de ficar desmarcada, então vc tem que testar com ela marcada e desmarcada e verificar qual é a melhor suituação para o seu caso. Ela já vem marcada pelo meu script por que o maior número de caso aceita esta opção marcada.

sudo gpasswd -a seu_usuário dip

altere o que destaquei em vermelho para o seu nome de usuário (aquele que vc digita par entrar no Ubuntu) que não sei qual é ok. Depois reinicie o PC e tente a conexão com o discador gnome-ppp.

Boa noite, nobre!

é característico de que vc não tem marcada a opção ignorar seqüencias de terminal (modo burro)... já estava marcado

No meu guia_instlação.pdf tem até as fotos de todas as abas e como devem ficar suas configurações... verifiquei e realmente eu tinha marcado: "reconectar automaticamente" e "minimizar janela"

sudo gpasswd -a seu_usuário dip  (depois disto, graças a Deus, conectou. Por sinal, estou postando isto já conectado com o meu Ubuntu)

Meu amigo Alarcon, muito obrigado mesmo, pela força. Agora sim, estou em melhores condições para me profundar mais na senda Linux. Esperando um dia poder contribuir também com os amigos.

Só mais uma coisa: Como/onde vejo a minha velocidade de conexão? Tem alguma forma de melhorar?

Valeu campeão, fique com Deus!!!

Vou ficar sempre por aqui, acompanhando o forum.

J.Nilson

alarcon

Pode ser que exista, mas eu desconheço um comando que possa informar a velocidade de tráfego, certamente deve ter. No discador kppp bastaria vc clicar no ícone que ele informa, mas no discador gnome-ppp não há essa possibilidade.

Não recomendo instalar o discador kppp por que ele é para o KDE e vai baixar algumas coisas dele.

agora durante o processo de discagem tem um botão chamado resgisto que mostra o log de conexão e lá é possível ver a velocidade, veja o seu log anterior:

Citar--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> Initializing modem.
ATZ
OK
OK
--> Modem initialized.
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 42667

o que destaquei em negrito seria sua velocidade de conexão (42k mais ou menos).

Tem também sites como esse:

http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

que medem a velocidade de conexão.