Problemas com audio e phones

Iniciado por starship, 05 de Junho de 2009, 20:06

tópico anterior - próximo tópico

starship

Boa Noite!

Antes de mais este é o meu primeiro post neste forúm. Sou utilizador de Ubuntu desde a semana passada apesar de ja ter usado no meu pc de casa a versão hardy heron. Aconteceu que desta vez tenho um portatil e decidi fazer a migração de win pra linux! Tem corrido bem, excepto um problema:

O meu audio tá bruto! Não o consigo passar pros phones, pois ele não desliga das colunas e apenas dá em simultaneo nas duas saidas. Já tentei mexer nos controlos, mas não consegui fazer nada. Dai que joguei as maos ao google.com/linux e encontrei este forum. Fiz a pesquisa necessária mas não encontrei nada semelhante!

Espero encontrar ajuda, e desde ja obrigado!

PS: Já me esquecia! Tou a utilizar o Ubuntu 9.04

Gunfree

Meu Camarada,

Digita no seu terminal o comando alsamixer e aumente o volume dos canais. Se não resolver, posta aqui a saída do comando lspci | grep -i audio para sabermos exatamente qual é a sua placa de som. Aproveitando, nos diga se você consegue ouvir o som no teste de hardware (menu Sistema).

[]'s

Linux Registered User: #491793

HelderC

Estou com um problema parecido.

No meu caso não sai som na saida de fone de ouvido.
Já estou usando o alsamixer.

O resultado do comando...

helder@cyberhel:~$ lspci | grep -i audio
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller

toda e qualquer ajuda é bem vinda! Obrigado!

Gunfree

Citação de: HelderC online 08 de Junho de 2009, 10:26
Estou com um problema parecido.

No meu caso não sai som na saida de fone de ouvido.
Já estou usando o alsamixer.

O resultado do comando...

helder@cyberhel:~$ lspci | grep -i audio
00:0f.0 Audio device: Silicon Integrated Systems [SiS] Azalia Audio Controller

toda e qualquer ajuda é bem vinda! Obrigado!

Mas sai na saída default? O fone de ouvido você está ligando direto na placa ou usando uma caixa de som ou até mesmo uma saída frontal do gabinete? Testou outro fone (ou este fone em um player separado)?

HelderC

Nos próprios caixinhas do noteboook sai som sim.
Mas quando ligo as caixinhas de som externa na saida de fone de ouvido, não sai som algum.

Gunfree

No teste de Hardware você escuta o som com os fones? De qualquer maneira, você já se certificou que o controle de volume está com a saída de fones em um volume audível?

HelderC

Já no "Sistema de Teste" não funciona.

Gunfree

Bem esquisito isso. Qual o resultado de um ls no /proc/asound/card0/ ?

E veja se te dá alguma luz este post aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=690942

HelderC

O post não ajudou em nada.

O resultado do ls:
helder@cyberhel:/proc/asound/card0$ ls
codec#0  codec#1  id  oss_mixer  pcm0c  pcm0p  pcm4c  pcm6c  pcm6p

Gunfree

HelderC

Só para ficar registrado aqui.

Consegui fazer o som funcionar pela saida de fone de ouvidos!

No "Controle de volume" eu fui em preferências e marquei todos os itens.
Depois de dar OK, voltei pro controle de volume, leguei e aumentei todos os volumes dos novos controles que apareceram.
Por mais estranho que pareça, o controle que controla o volume da saida de fone de ouvidos é um chamado "Surround".
Depois de identificado qual que controla, vou tei para as preferências e fui desmarcando os que estava desmarcados antes, exceto o surround.

[]s