Ubuntu 9.04 num Core 2 Quad = muito barulho [RESOLVIDO]

Iniciado por facombat, 04 de Junho de 2009, 10:38

tópico anterior - próximo tópico

facombat

Olá,

Sou novo no fórum e no Ubuntu. Usava o Kurumin e, depois que o projeto foi interrompido, migrei para o Ubuntu.

Montei a configuração abaixo e o técnico mandou com Windows XP Professional instalado. Notei que, com o Windows, após a incialização do sistema, o computador era extremamente silencioso (pode parecer besteira, mas aqui onde está instalado, isso é crucial).

Pois bem: exorcizei o Windows e instalei o Ubuntu 9.04. O problema é que, após o sistema ser carregado, o computador está muito, muito barulhento mesmo. Notei que o problema é nas 2 ventoinhas que resfriam o gabinete, que continuam rodando numa velocidade alucinada mesmo após a inicialização. O cooler do processador (da Intel) também está mais barulhento.

Então, se alguém souber como resolver isso, fico muito grato. Pensei se não existiria um programa para o Ubuntu ao estilo do Everest, que detecta a velocidade das ventoinhas e as temperaturas.

A configuração completa é:

Linux: Ubuntu 9.04
CPU: Intel Core 2 Quad 8200 (sem overclock) + cooler Intel (box)
Placa Mãe: Asus Rampage Formula (Chipset Intel X48)
Memórias: 2 X 2GB Corsair Dominator DDR2 1066
Video: XFX Geforce 9600 GT DDR3 512 MB
HD: Segate 500GB SATAII de 7200 RPM, 32Mb cache
Teclado: HP
Mouse: Genius Ergo 720, sem fio
Audio: a placa de som off board que acompanha a Asus Rampage Formula (não sei qual é o modelo)
Rede: LAN On board (VIA - ethernet) 10/100
Modem ADSL: Speedstream 5200 ADSL (bom, bonito e barato... e funcionou com todas as distros que já usei)
Provedor de ADSL: UOL
Monitor: LCD Samsumg 910T
Impressora: HP Deskjet 840C (antiga, porém excelente)
Gravador de DVD/CD: LG GH22NS30
Fonte: Zalman ZM600-HP 600W reais
Gabinete: Coolermaster Elite 330 + duas ventoinhas (frontal e traseira)

Tota

Ola,

Acho que voce poderia começar por aqui, para ter mais ideias=> http://rffr.de/acpi

Tem links adicionais para voce no site.

Não é pra sua máquina, mas vai dar para observar que é possivel controlar os fans de sua maquina. ( Eu uso aqui minha) via eeepc applet, onde eu posso setar velocidade do processador e velocidade do fan.

[],s

Nossile

Quase certeza que tu pode fazer os ajustes na BIOS da placa. Geralmente nas placas da ASUS tem se perfis para controle de fans, um para performance (fans muito rapidos e muito barulho), um equilibrado e um silencioso.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

facombat

Olá,

Obrigado pelas respostas. Consegui resolver o problema. Segui a sugestão do Nossile e entrei na BIOS. Mudei a configuração dos fans para "silencioso" e ficou muito bom. Para quem tiver o mesmo problema, sugiro essa medida fácil e eficiente.