Evolution - Decepção - Migrar para Thunderbird

Iniciado por sillasos, 01 de Outubro de 2010, 11:40

tópico anterior - próximo tópico

sillasos

Embora utilize Ubuntu a algum tempo (desde o Dapper), sempre usei em dual boot, devido a algumas coisas que só funcionavam no Windows. Recentemente, testei o Virtualbox e, como funcionou bem, resolvi partir para uma instalação só do Ubuntu, com o VB rodando uma maquina WinXP para "eventualidades".

Como meu note (Asus UL80Ag) tem 4 GB de memória e o Ubuntu 32 só reconhece 3 GB, resolvi instalar a versão 64 bit do Ubuntu Lucid. Sucesso, tudo funcionando bem (com excessão da capacidade de desabilitar o notepad pela combinação FN+F9).

Resolvi então, sair do Thunderbird Windows para o Evolution, que acreditei ser mais completo e melhor integrado ao Ubuntu. Tive um trabalho danado pra importar meus arquivos do também para o Evolution e agora, estou diante de dois problemas que não consigo resolver:

- não encontrei uma forma de excluir os anexos dos e-mails que recebo, o que "incha" desnecessariamente meu arquivo, prejudicando tanto o desempenho quanto o espaço em disco.
- também não encontrei uma forma de exportar / fazer backup das pastas individuais de e-mail (o EV só faz um backup geral, que inclui tudo e gera um arquivo enorme), algo muito importante para manter o sistema "enxuto" e me permitir rapidez e flexibilidade na recuperação de mensagens antigas.

Decepcionado por não encontrar solução (e pesquisei muito, tanto aqui no forum quanto em outros locais), estou querendo voltar pro Thunderbird (no Lucid mesmo) mas, não encontro informação sobre como exportar os arquivos do EV para um formato "importável" pelo também.

Se alguem souber como resolver esses problemas (ou os do Evolution ou o da migração para Thunderbird), ficarei muito grato.

Ubuntu!