gnuplot, problemas ao realizar o plot

Iniciado por lkadowaki, 25 de Maio de 2009, 17:19

tópico anterior - próximo tópico

lkadowaki

olá!
Acabei de atualizar o ubuntu para a versão 9.04 e rodei o gnuplot, entretanto quando mando plotar uma função (como sin (x)) ele não abre outro terminal com o gráfico. Alguém poderia me ajudar?
Obrigado!!!

Darcamo

Estranho, aqui roda normal o gnuplot no Ubuntu 9.04.
Alguma mensagem de erro que dê uma pista sobre o problema?

Tente checar em que terminal o gnuplot está plotando com o comando
show term
no gnuplot. Aqui aparece "terminal type is wxt 0"

Se for diferente, set o terminal para o wxt com o comando
set term wxt

Dica: Você pode plotar em diferentes janelas ao mesmo tempo passando um número na hora de setar o terminal
set term wxt 1
set term wxt 2
etc.

jabutti

Pois então...

Estou com o mesmo problema....

Quando eu digito "set term wxt" dá mensagem de erro, diz que não existe esse terminal e pra consultar a lista de terminais.... acontece que não tem esse terminal na lista....

Alguem pode me ajudar?

Obrigado

Darcamo

Estranho não ter esse terminal. Ele é o terminal padrão em versões mais recentes do gnuplot.

Como eu disse, tente verificar qual terminal o gnuplot está usando com o comando
show term

Antigamente era usado o terminal x11 como padrão. Você pode tentar ele com
set term x11

Esses dois terminais funcionam aqui quando quero plotar para uma janela. Quando quero plotar para um arquivo normalmente uso o terminal postscript, mas outros também funcionam muito bem também.

jabutti

Então quando eu digito: show term

Aparece: terminal type is unknown

Ai quando eu tento setar os terminais wxt ou x11 aparece a seguinte resposta:

unknown or ambiguous terminal type; type just 'set terminal' for a list

Dai eu consulto a lista de terminais e o wxt nem o x11 estão na lista.

Estranho né... Já tentei instalar uma versão mais antiga do gnuplot mas deu o mesmo problema.
No ubuntu 8.10 funcionava tudo direitinho.

Darcamo

Quando você baixa o fonte do gnuplot e compila você mesmo é possível incluir ou remover terminais. Ou seja, é possível instalar o gnuplot sem esses terminais. Mas se você instalou o gnuplot pelos repositórios oficiais esse não deveria ser o caso. Tente remover completamente o gnuplot e reinstalar pelo synaptic (procure por gnuplot no synaptic e marque os pacotes para remoção completa).

Antes de instalar você pode dar um "apt-get clean" para garantir que não vai usar nenhum pacote no cache. Tenha certeza também de que apenas os repositórios oficiais estão na sua lista de repositórios (você acrescentou algum outro repositório que poderia conter uma versão do gnuplot?).

Foxx

Tive o mesmo problema no meu caso bastou instalar o gnuplot-x11 e funcionou perfeitamente.   :)

Tia_eng_comp

estou ressucitando o tópico...estou com o mesmo problema do amigo...digito o set term e ele da unknow...e quando vou digitar o wxt ele da o mesmo erro citado acima...se o amigo puder falar como fez para resolver ficaria grato...

obrigado

Darcamo

Verifique se os pacotes gnuplot-algumaCoisa estão todos instalados no gerenciador de pacotes.

Aqui tenho eles instalados e posso setar o terminal para wxt normalmente com o comando
set term wxt