Compactador com maior nivel de compressão

Iniciado por Guilherme A, 31 de Outubro de 2010, 20:00

tópico anterior - próximo tópico

Guilherme A

Como o titulo diz,estou perguntando sobre um compactador com alto nível de compressão (10-20%)e qual formato chega a esse nível. :)

Tota

Ola

Desculpe minha ignorância no assunto, mas o que o GNU/Linux Ubuntu interfere na compactação de arquivos?

Guilherme A

na verdade,só estou curioso para saber se existe um compactador com mais eficiencia,por que alguns como file roler para alguns formatos,só teve o nível de 1 %(que seria melhor guardar o arquivo sem compactar).Na verdade estou procurando um software.

rjbgbo

toda compactação de arquivo, resulta em perda de qualidade, por isso deve ser bem avaliado
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_archivers
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

livre1

Não sei muito bem sobre o KGB mais parece que tem até um bom nivel de compactação.

irtigor

Quando eu testei com alguns arquivos .pdf o melhor resultado foi com o 7z (7z a -t7z -m0=lzma -mx=9 -mfb=64 -md=32m -ms=on arquivo.7z arquivo, tá no manual).

Guilherme A

Muito obrigado pelas dicas,ainda estou avaliando por isso não vou fechar o tópico.

Alyscom

O álcool é o photoshop da vida real
 

livre1

Citação de: Alyscom online 03 de Novembro de 2010, 14:42
KGB archiver, sem duvida! :)



Amigo poderia postar uma dica de como usar o KGB?


To querendo usar ele, mais eu sou meio "lento" para aprender a usar programas via de comando.

Guilherme A

Eu tentei usar o kgb,mas não sei se coloquei a estrutura certa,foi desse modo kgb -m nomedoarquivo.kgb nomedoarquivo.extensãooriginal ,mas antes disso indiquei o diretorio do arquivo.O erro que aparece é "fstat64() error: Bad file descriptor
Nothing to compress, archive won't be created."
 

Guilherme A

Descobri o passo a passo do kgb é assim:synaptic o central depois kgb -m 'arquivo.kgb' 'arquivo.extensão original'. Tem aqui mesmo no forum o significado desse "m"

bred81

Eu já vi um arquivo de 3gb compactado pra cd com o kgb. (menos de 600mb).
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Darcamo

Citação de: rjbgbo online 31 de Outubro de 2010, 20:28
toda compactação de arquivo, resulta em perda de qualidade, por isso deve ser bem avaliado
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_archivers

Na verdade existem algoritmos de compressão com perdas e sem perdas. Quando você usa compactadores como os conhecidos zip e rar, por exemplo, você não tem nenhuma perda de qualidade porque eles fazem compressão sem perdas. Já quando você ripa seu CD de áudio para mp3 você estará perdendo alguma qualidade porque mp3 usa compressão com perdas.

Quanto a redução no tamanho do arquivo, obviamente que depende do algoritmo utilizado, mas também depende muito do arquivo que está sendo compactado.

Os algoritmos de compressão sem perdas conseguem reduzir o tamanho de um arquivo porque eles "jogam redundância fora" que pode ser completamente recuperada mais tarde a partir do que restou quando você descompactar o arquivo. Tipos diferentes de arquivo possuem diferentes quantidades de redundância e consequentemente vão resultar em diferentes taxas de compressão. É por isso que compactar o mesmo arquivo duas vezes não resulta em praticamente nenhum ganho (quase toda a redundância que podia ser jogada fora sem prejuízo já foi jogada fora na primeira vez, a menos que o algoritmo usado não fosse muito bom em "detectar a redundância" e deixou passar muita coisa).

Já no caso de compressão com perdas além da redundância você está jogando fora alguma informação útil também. Dessa forma não será possível recuperar o arquivo original de maneira fiel mais tarde. Mas muitas vezes isso vale a pena para reduzir ainda mais o tamanho do arquivo. Esse é o caso de quando você converte seu CD para mp3, por exemplo. A conversão pode jogar fora tranquilamente frequências que não contribuem muito para o som que você está escutando (fora da faixa de frequências que o ser humano escuta, por exemplo). A "qualidade" que você pode escolher quando você ripa seu CD está diretamente relacionada a quantidade de "informação útil" que você permite que o conversor jogue fora e, claro, ao tamanho final que o arquivo vai ter.

Guilherme A